Mundo • 11:18h • 08 de novembro de 2025
Detran-SP: 54% da população acessa serviços de trânsito pelo celular
Consultas a débitos e restrições, conferência de pontos na CNH, licenciamento e transferência de veículos estão entre os recursos mais procurados no novo portal
Agência SP | Foto: Arquivo Âncora1
Com a digitalização, o acesso aos serviços de trânsito agora é feito pelo celular. Dados do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP) mostram que 54% das visitas ao portal do órgão, que ganhou nova plataforma em maio, acontecem na palma da mão. Outros 45% são feitas a partir de um computador. O tablet está na fatia restante.
Com o avanço da digitalização dos serviços públicos e também do uso do celular pela população, a tendência é que o dispositivo seja cada vez mais usado para consultas e soluções relacionadas ao trânsito. Hoje, dos 109 serviços oferecidos pelo Detran-SP, 76 já são disponibilizados em formato totalmente digital, não exigindo deslocamentos dos cidadãos para a sua conclusão.
Maior órgão executivo de trânsito do país, o Departamento Estadual de Trânsito Paulista é responsável por 28% da frota brasileira, com mais de 35 milhões de veículos registrados e mais de 25 milhões de motoristas habilitados em todo o estado. Mensalmente, emite aproximadamente 400 mil Carteiras Nacionais de Habilitação (CNHs) e 1,2 milhão de Certificados de Registro e Licenciamento Veicular (CRLVs). Em média, são emitidos mais de 136 mil documentos por dia.
É o caso do licenciamento do veículo, da Liberação Instantânea de Veículos (LIVE) e da Transferência Digital de Veículos (TDV). A LIVE permite a quem teve o veículo apreendido por infração de trânsito recuperá-lo instantaneamente, economizando diárias de estadia no pátio. Já a TDV é capaz de entregar o documento da moto ou carro usado com o nome do comprador em segundos.
“Há casos em que um serviço não pode abrir mão da presença do cidadão, como quando ele deve fazer o exame médico para obter ou renovar a carteira nacional de habilitação (CNH). Nas demais situações, o Detran-SP seguirá estudando meios de digitalizar e reduzir o tempo de espera, cortando filas, deslocamentos e gastos desnecessários em nome do bem-estar social”, diz Lucas Papais, diretor de Atendimento ao Cidadão do Detran-SP, que é vinculado à Secretaria de Gestão e Governo Digital (SGGD).
Aviso legal
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, integral ou parcial, do conteúdo textual e das imagens deste site. Para mais informações sobre licenciamento de conteúdo, entre em contato conosco.
Últimas Notícias
As mais lidas
Mundo
Todos os paulistanos são paulistas, mas nem todos os paulistas são paulistanos; entenda
Termos que definem identidade e pertencimento no Estado de São Paulo