• Empresas de Assis oferecem oportunidades em várias áreas com prazos até 31 de agosto
  • Repasse de ICMS garante mais de R$ 12 milhões para cidades da região de Assis
  • Ônibus do Exame de Papanicolau atenderá população de Assis entre terça e quinta-feira
Novidades e destaques Novidades e destaques

Mundo • 13:16h • 10 de janeiro de 2025

Detran-SP abre processo de credenciamento para despachantes documentalistas

Medida busca modernizar atendimento, além de garantir mais transparência no serviço prestado

Agência SP | Foto: Governo de SP

A medida busca garantir mais transparência no trabalho desempenhado junto ao órgão de trânsito.
A medida busca garantir mais transparência no trabalho desempenhado junto ao órgão de trânsito.

O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP) divulgou o Edital de Credenciamento nº 11/2025, que regulamenta a habilitação de pessoas físicas e jurídicas para atuar como despachantes documentalistas. A medida busca garantir mais transparência no trabalho desempenhado junto ao órgão de trânsito.

O credenciamento será válido por cinco anos, podendo ser renovado mediante o atendimento das exigências legais. Durante o período, os profissionais e empresas terão acesso aos sistemas informatizados do Detran-SP, após o pagamento de taxas específicas. Os sistemas são fundamentais para a execução de atividades como emissão de documentos, acompanhamento de processos e comunicação com a autarquia. Os despachantes já registrados devem aderir às novas exigências até 31/01/2025. O não cumprimento resultará no bloqueio de acesso aos sistemas do Detran-SP.

Podem se credenciar pessoas físicas que possuam diploma de graduação em nível tecnológico na área de despachante documentalista, além de registro no conselho profissional. Aqueles que têm pendências judiciais/administrativas ou que possuam vínculos diretos com servidores do Detran-SP estão impedidos de participar do processo.

“Nosso objetivo é reforçar a fiscalização, controle e a transparência das atividades desempenhadas pelos despachantes documentalistas”, afirma Eric Wetter, diretor de Gestão Regulatória do Detran-SP, órgão vinculado à Secretaria de Gestão e Governo Digital (SGGD). Quem quiser se credenciar deve acessar o portal oficial do Detran-SP, onde há o edital completo e as orientações detalhadas para o envio da documentação.

Funcionamento do credenciamento

Aqueles que cumprirem os requisitos do edital deverão assinar um Termo de Adesão que oficializa a habilitação para atuar junto ao Detran-SP. Esse termo estabelece os direitos e deveres do credenciado, incluindo o compromisso com normas de conduta e o cumprimento das obrigações previstas na legislação vigente.

Com a crescente preocupação em relação à privacidade, o Detran-SP reforça o compromisso com a proteção de dados pessoais, conforme estabelece a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Os credenciados deverão adotar medidas eficazes para garantir o sigilo e o uso ético das informações acessadas no exercício de suas funções. Os despachantes documentalistas, além disso, respondem pelos atos praticados por auxiliares cadastrados, que também precisam ser habilitados por meio de um sistema eletrônico.

O edital detalha as infrações e penalidades aplicáveis no caso de descumprimento das normas. Infrações variam de advertências e multas até a suspensão ou cancelamento do credenciamento. Casos mais graves, como falsificação de documentos ou descumprimento reiterado das normas, podem levar à revogação do credenciamento e ao encaminhamento do às autoridades competentes. Para irregularidades de menor gravidade, o credenciado poderá firmar um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), comprometendo-se a corrigir a falha e ajustar sua conduta profissional.

Despachante documentalista

O despachante documentalista é o profissional autorizado a atuar como intermediário entre cidadãos e órgãos públicos na área de trânsito, auxiliando em processos administrativos relacionados a documentos e registros, como emissão, renovação ou regularização de documentos, além de tramitações específicas junto ao Departamento Estadual de Trânsito e outros órgãos competentes.

Entre as principais atividades desempenhadas por esses profissionais estão a emissão e renovação de documentos de veículos, como o CRLV, transferência de propriedade de veículos, regularização de débitos como multas e IPVA, apoio em processos de habilitação, renovação ou emissão da segunda via da CNH, representação em questões administrativas junto a órgãos públicos e a orientação em processos relacionados à importação de veículos.

Além do suporte oferecido pelos despachantes documentalistas, o cidadão também tem autonomia para realizar uma ampla gama de serviços diretamente e de forma digital. Dos 109 serviços oferecidos pelo Detran-SP, 76 já estão disponíveis online, incluindo transferência de veículos, renovação de CNH, regularização de débitos e consulta de pendências.

A digitalização visa oferecer mais praticidade, economia e autonomia, eliminando a necessidade de deslocamentos e tornando os serviços mais acessíveis em todo o estado. Para acessar, basta visitar o portal oficial do Detran-SP.

Últimas Notícias

Descrição da imagem

Responsabilidade Social • 13:51h • 26 de agosto de 2025

Agosto mantém baixos índices de queimadas após semana crítica

Dados do Inpe indicam melhor resultado desde 2019

Descrição da imagem

Saúde • 13:02h • 26 de agosto de 2025

Uso incorreto de antibióticos em hospitais amplia risco de resistência

Levantamento aponta uso excessivo e descarte inadequado dos medicamentos, agravando problema de saúde pública e ambiental

Descrição da imagem

Educação • 12:24h • 26 de agosto de 2025

CNPq flexibiliza regras e bolsistas podem ter outras fontes de renda

CNPq flexibiliza regras e bolsistas podem ter outras fontes de renda

Descrição da imagem

Economia • 12:04h • 26 de agosto de 2025

REFIS 2025 oferece parcelamentos e condições especiais para contribuintes em Assis

Programa estará disponível entre 1º e 30 de setembro para contribuintes que desejam regularizar débitos com o município

Descrição da imagem

Educação • 11:39h • 26 de agosto de 2025

Brasil quer 64% das crianças alfabetizadas até o fim de 2025

Meta faz parte do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, que já tem adesão de todos os estados e quase todos os municípios. Em 2024, resultado ficou em 59,2%

Descrição da imagem

Economia • 11:14h • 26 de agosto de 2025

Trabalhadores rejeitam baixos salários e jornada 6x1; comércio do Brás sofre com falta de mão de obra

Em 2024, mais de 7 milhões de trabalhadores pediram demissão no país. A maioria atuava no comércio, em jornadas exaustivas e com remuneração próxima ao salário mínimo. Empresários reclamam da escassez de mão de obra, mas especialistas apontam que o problema está nas condições precárias oferecidas

Descrição da imagem

Classificados • 10:52h • 26 de agosto de 2025

Empresas de Assis oferecem oportunidades em várias áreas com prazos até 31 de agosto

Diversas empresas da cidade e região estão com processos seletivos abertos, muitos deles com prazo final até domingo

Descrição da imagem

Cidades • 10:09h • 26 de agosto de 2025

Maracaí suspende coleta seletiva temporariamente para manutenção da Coopascam

Moradores devem guardar materiais recicláveis em casa até a retomada do serviço

As mais lidas

Ciência e Tecnologia

Como se preparar para o primeiro apagão cibernético de 2025

Especialistas alertam para a necessidade de estratégias robustas para mitigar os impactos de um possível colapso digital

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento

Quanto seria o ingresso se o show de Lady Gaga fosse pago?