Economia • 14:29h • 03 de maio de 2025
Dia das Mães: 1 em cada 5 consumidores já se endividou com presentes
Pesquisa do Procon-SP revela que o cartão de crédito continua sendo a principal forma de pagamento, mas o endividamento já é uma realidade para muitos consumidores
Da Redação | Com informações da Assessoria de Imprensa do Procon | Foto: Divulgação

O Dia das Mães, comemorado neste ano em 10 de maio, continua sendo uma das datas mais movimentadas para o comércio brasileiro, atrás apenas do Natal e da Black Friday. No entanto, um levantamento realizado pelo Procon-SP revelou que 20,8% dos consumidores paulistas já se endividaram com a compra de presentes para essa data. A pesquisa, que envolveu 464 pessoas entre os dias 25 de março e 17 de abril, aponta também que o cartão de crédito segue como o principal meio de pagamento, com 56,1% dos consumidores optando por utilizá-lo.
Embora seja uma data de grande importância no varejo, o presente de Dia das Mães pode gerar mais custos do que muitos consumidores imaginam. Especialistas do Procon-SP alertam que é essencial evitar compras por impulso e se planejar para não comprometer o orçamento. A pesquisa destacou ainda que a maior parte dos consumidores (82,9%) realiza pesquisas de preço antes de decidir a compra, e 56,9% das compras devem ser entre R$ 100,00 e R$ 500,00.
Preferências de compras
Entre os itens mais procurados pelos consumidores estão perfumes e artigos de beleza (11,7%), roupas (11,2%) e calçados, bolsas e acessórios (8,9%). Esses produtos são escolhidos não apenas pelo valor, mas também pelo simbolismo e o impacto emocional que têm no relacionamento entre mães e filhos. Em contrapartida, itens como eletrodomésticos, utensílios domésticos e aparelhos eletrônicos estão entre as opções menos procuradas, com menos de 4,5% de preferência.
Orientações para os consumidores
Com o aumento das compras on-line, o Procon-SP recomenda atenção especial para os prazos de entrega, especialmente considerando o volume de pedidos para essa data. Além disso, os consumidores devem ficar atentos às condições de pagamento, parcelamento e as ofertas de lojas, pesquisando bem antes de finalizar a compra.
Especialistas também reforçam que, para compras feitas fora de estabelecimentos comerciais, como no e-commerce, o consumidor tem o direito ao arrependimento de sete dias, podendo desistir da compra e obter o reembolso integral do valor pago.
Veja a pesquisa completa aqui.
Aviso legal
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, integral ou parcial, do conteúdo textual e das imagens deste site. Para mais informações sobre licenciamento de conteúdo, entre em contato conosco.
Últimas Notícias
As mais lidas
Ciência e Tecnologia
Como se preparar para o primeiro apagão cibernético de 2025
Especialistas alertam para a necessidade de estratégias robustas para mitigar os impactos de um possível colapso digital

Ciência e Tecnologia
As principais mudanças no algoritmo do Instagram em 2025 e como usá-las a seu favor