• SP amplia pedágios automáticos e população reage contra sistema Free Flow
  • Astrônomo brasileiro que participou da missão Apollo 11 explica aurora boreal em documentário inédito
  • Crescem denúncias de pedofilia online em SP; veja como relatar
  • Inscrições abertas para curso de operação de tratores agrícolas em Maracaí; vagas limitadas
Novidades e destaques Novidades e destaques

Saúde • 09:44h • 13 de maio de 2025

Dor de cabeça frequente pode indicar tumor cerebral, alerta Iamspe

Problema pode ocorrer em virtude de desidratação, má-alimentação, estresse, falta de sono, sendo casos comuns do dia a dia, mas pode indicar doenças mais sérias

Jornalista: Carolina Javera MTb 37.921 com informações de Agência SP | Foto: Arquivo Âncora1

Diagnóstico e tratamento precoce são essenciais para resultados eficazes contra a doença.
Diagnóstico e tratamento precoce são essenciais para resultados eficazes contra a doença.

A dor de cabeça é um desconforto que pode atingir a nuca, testa e todas as regiões do cabeça. Além disso, a depender do fator que origina a dor, pode afetar ainda o couro cabeludo, os olhos e o pescoço. Pode ocorrer em virtude de desidratação, má-alimentação, estresse, falta de sono, sendo casos comuns do dia a dia. Porém, existem tipos de dores que podem indicar sinal de alerta para doenças e até problemas mais sérios de saúde, como o tumor no cérebro.

O câncer no cérebro pode ter causas primárias, originando-se diretamente no órgão, ou ainda ser provenientes de metástases – cânceres originários em outros órgãos que evoluem para a cabeça. Para identificar sinais de alerta da doença é preciso reparar se há sintomas persistentes, como uma dor de cabeça que não melhora com medicações comuns e que vem piorando em frequência e intensidade com o passar do tempo. Além disso, crise convulsiva, fraqueza em alguma parte do corpo, incoordenação ou dificuldade de fala também podem ser pontos de atenção para buscar auxílio médico.

A doença não tem prevenção, alerta Ligia Coronatto, neurologista do Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE). Daí a importância dos sinais de alerta. “Diagnóstico e tratamento precoce são essenciais para resultados eficazes contra a doença. Mesmo sendo ainda um tabu para a nossa sociedade, o tumor cerebral pode ser revertido e, com o acompanhamento de saúde adequado, o paciente pode ter maior sobrevida do que no passado, além de maior qualidade de vida”, explica.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), entre 2023 e este ano (2025), no país, foram estimados 11.490 novos casos de câncer do Sistema Nervoso Central.

Medicamentos e aprovações

A neurologia do futuro tem crescido. Junto de pesquisas clínicas, medicamentos têm surgido para auxiliar no tratamento de tumores cerebrais. Um estudo do “The New England Journal of Medicine”, de 2023, demonstrou resultados promissores para tratar gliomas mutantes de grau 2 de IDH – que são tumores cerebrais graves e que podem causar incapacidade e morte precoce.

O estudo avaliou o Vorasidenib, um medicamento oral que atua em enzimas mutantes no câncer, em 331 pacientes, durante 14 meses. O principal objetivo foi avaliar quanto tempo os pacientes poderiam viver sem o tumor crescer ou a doença piorar tomando a medicação. O resultado obtido foi que pacientes tratados com Vorasidenib tiveram uma melhora significativa no tempo em que conseguiram viver sem o tumor crescer, comparado ao grupo que recebeu placebo – com uma sobrevida de 27,7, enquanto o outro grupo, de apenas 11,1 meses.

Em agosto de 2024, FDA (Food and Drug Administration) aprovou o Vorasidenibe para tratamento de tumor cerebral. Há expectativa que a Anvisa aprove o medicamento no Brasil ainda no primeiro semestre de 2025.

Últimas Notícias

Descrição da imagem

Cidades • 12:41h • 28 de agosto de 2025

Tarumã realiza audiência pública para discutir PPA 2026–2029 e LDO 2026 nesta quinta-feira

Encontro acontece às 18h30, na Câmara Municipal, e terá participação aberta à comunidade

Descrição da imagem

Responsabilidade Social • 12:10h • 28 de agosto de 2025

Rede Trans de Assis realiza encontro de acolhimento nesta quinta-feira

Reunião acontece hoje, 28 de agosto, no auditório da Secretaria de Saúde, e faz parte do calendário de atividades do segundo semestre

Descrição da imagem

Saúde • 11:12h • 28 de agosto de 2025

Anvisa dará prioridade para registro de semaglutida e liraglutida

Medicamentos têm indicação para diabetes tipo 2 e obesidade

Descrição da imagem

Economia • 10:24h • 28 de agosto de 2025

Prévia da inflação é de -0,14% em agosto, com quedas em alimentação e habitação

IPCA-15 é o menor desde 2022, puxado por baixa de preços em energia e comida, que cai pelo terceiro mês seguido. Em 12 meses, índice é de 4,95% (ante 5,30% observados há um ano)

Descrição da imagem

Responsabilidade Social • 10:00h • 28 de agosto de 2025

SP proíbe acorrentamento de pets e estabelece regras de bem-estar

Cordas e correntes são vedadas na nova lei; tutores devem oferecer espaço adequado a cães e gatos

Descrição da imagem

Policial • 09:39h • 28 de agosto de 2025

Mulheres vítimas de violência têm direito a transporte gratuito por aplicativo em SP

Desde lançamento de parceria com empresa 99, cerca de uma mulher foi atendida por dia

Descrição da imagem

Saúde • 09:17h • 28 de agosto de 2025

Pesquisadores da USP criticam foco exagerado na proteína

Estudo mostra que o brasileiro já consome proteínas em níveis adequados, mas enfrenta carências em frutas, verduras e diversidade alimentar. Especialistas defendem atenção ao sistema agroalimentar e à educação nutricional, em vez da ênfase em suplementos

Descrição da imagem

Educação • 08:52h • 28 de agosto de 2025

Educação do Paraná abre credenciamento para atrair 250 professores

A seleção, retomada após a última edição em 2023, é voltada a docentes em exercício na rede estadual e contempla diversas áreas do conhecimento, como Arte, Ciências, Matemática, Línguas, Educação Especial, Educação Profissional e Projeto de Vida, entre outras

As mais lidas

Ciência e Tecnologia

Como se preparar para o primeiro apagão cibernético de 2025

Especialistas alertam para a necessidade de estratégias robustas para mitigar os impactos de um possível colapso digital

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento

Quanto seria o ingresso se o show de Lady Gaga fosse pago?