Educação • 12:00h • 12 de junho de 2024
Educação de SP lança Olimpíada Estadual de Redação para premiar "jovens escritores"
Ferramenta Redação Paulista será utilizada para classificar e premiar estudantes com medalhas de ouro, prata e bronze
Da Redação | Com informações do Governo de SP | Foto: Divulgação

A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) anunciou o lançamento da primeira Olimpíada Estadual de Redação, uma iniciativa que visa incentivar a escrita entre os estudantes da rede pública.
Utilizando a ferramenta Redação Paulista, a competição premiará os "jovens escritores" com medalhas de ouro, prata e bronze.
Até o final de maio, mais de 4,6 milhões de redações já haviam sido produzidas e corrigidas pelos professores, um número 41,7% superior ao do segundo semestre do ano passado.
Objetivo e metodologia da Olimpíada
A Olimpíada de Redação tem como principal objetivo fomentar a escrita e desenvolver competências relacionadas à produção textual entre os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio.
Após o sucesso da Olimpíada de Matemática (Omasp), a Seduc-SP espera que essa nova competição também tenha um impacto positivo nas escolas e seja bem recebida por estudantes e professores.
Uso da ferramenta Redação Paulista
A Redação Paulista, implantada no ano passado, utiliza inteligência artificial para auxiliar na correção das redações. Os estudantes escrevem seus textos na plataforma, que oferece correções ortográficas e gramaticais.
Após as alterações, os textos são enviados aos professores, que validam os critérios avaliativos obrigatórios, como coerência, argumentação e adesão ao tema.
Na Olimpíada, a primeira etapa de correção será feita com o apoio da inteligência artificial, seguida pela confirmação dos professores.
Etapas da competição
Em cada unidade de ensino, os 10% melhores estudantes serão classificados para a etapa seguinte. Suas redações serão avaliadas por uma banca formada por professores de Língua Portuguesa e Redação, todos formados em Letras.
Na fase final, 5% dos alunos das escolas estaduais de todas as cidades paulistas serão selecionados, e os melhores serão premiados com medalhas de ouro, prata e bronze.
Expansão do ensino de Língua Portuguesa e Matemática
Além da Olimpíada de Redação, a Seduc-SP tem aumentado o tempo dedicado ao ensino de Língua Portuguesa e Matemática.
No Ensino Médio, houve um incremento de 60% no tempo de aula para Língua Portuguesa e de 70% para Matemática. Os alunos também têm aulas de Redação e Leitura e Educação Financeira.
Resultados da Omasp
A Secretaria da Educação também realizou a primeira Olimpíada de Matemática das Escolas Estaduais de São Paulo (Omasp), com 127 mil estudantes premiados com medalhas de ouro, prata e bronze.
A premiação das diferentes regiões do estado ocorrerá entre junho e julho.
Aviso legal
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, integral ou parcial, do conteúdo textual e das imagens deste site. Para mais informações sobre licenciamento de conteúdo, entre em contato conosco.
Últimas Notícias
As mais lidas
Ciência e Tecnologia
Como se preparar para o primeiro apagão cibernético de 2025
Especialistas alertam para a necessidade de estratégias robustas para mitigar os impactos de um possível colapso digital