Ciência e Tecnologia • 14:41h • 17 de novembro de 2024
El Niño aumenta proliferação do Aedes aegypti no estado de São Paulo, revela estudo
Pesquisadores mostram que o fenômeno climático está diretamente relacionado ao aumento da proliferação do mosquito transmissor de doenças como dengue, chikungunya e zika
Da Redação | Com informações do Governo de SP | Foto: Divulgação

Uma pesquisa publicada na revista Plos Neglected Tropical Diseases confirma que o fenômeno climático El Niño tem contribuído para o aumento da infestação do Aedes aegypti no estado de São Paulo, especialmente em anos com temperaturas acima de 23,3°C e precipitação superior a 153 milímetros (mm). O estudo, realizado com dados de 645 municípios paulistas entre 2008 e 2018, aponta que a proliferação de larvas do mosquito em recipientes descartados ao ar livre se intensifica sob os efeitos do El Niño.
Os cientistas que realizaram o estudo, que incluiu dados de temperatura, chuvas e densidade populacional, observaram que as áreas central e norte do estado são as mais vulneráveis à infestação. Além disso, desigualdades sociais também têm impacto sobre os índices de proliferação do Aedes aegypti. Segundo o estudo, o número de recipientes positivos para larvas aumenta em 1,30 unidade durante anos de El Niño, em comparação com eventos climáticos neutros ou fracos.
El Niño, que é caracterizado pelo aquecimento anormal das águas do oceano Pacífico, altera os padrões de circulação atmosférica, afetando a distribuição de umidade e as temperaturas em várias regiões do globo, o que favorece a proliferação do mosquito.
O estudo, que foi conduzido com apoio da Fapesp, revela a estreita correlação entre o El Niño e a elevação nos casos de dengue, como evidenciado na epidemia de 2023-2024, quando o estado de São Paulo registrou 2,1 milhões de casos de dengue. A pesquisa também sugere que o aumento da frequência e intensidade do El Niño nas próximas décadas pode tornar o problema ainda mais crítico, reforçando a necessidade de estratégias de vigilância e controle do mosquito.
A importância da pesquisa vai além da análise climática, pois oferece dados valiosos para o desenvolvimento de políticas públicas mais eficientes no combate ao mosquito. O estudo destaca a necessidade de prever as condições climáticas e alinhar as estratégias de vigilância e controle às previsões do El Niño, para garantir uma resposta mais rápida e eficaz nas áreas mais vulneráveis.
Aviso legal
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, integral ou parcial, do conteúdo textual e das imagens deste site. Para mais informações sobre licenciamento de conteúdo, entre em contato conosco.
Últimas Notícias
As mais lidas
Ciência e Tecnologia
Como se preparar para o primeiro apagão cibernético de 2025
Especialistas alertam para a necessidade de estratégias robustas para mitigar os impactos de um possível colapso digital

Ciência e Tecnologia
As principais mudanças no algoritmo do Instagram em 2025 e como usá-las a seu favor