Mundo • 10:41h • 18 de janeiro de 2025
Eletricidade e construção civil: Energisa lança programa para proteger trabalhadores e evitar acidentes
Programa "Guardião da Segurança" visa prevenir acidentes com a rede elétrica e proteger trabalhadores da construção civil e a população
Da Redação | Com informações da Energisa | Foto: Assessoria de Imprensa

A construção civil é um dos setores com maior índice de acidentes de trabalho no Brasil, e a eletricidade é uma das principais causas de fatalidades. Com o objetivo de reduzir os riscos, a Energisa Sul-Sudeste implementa o programa “Guardião da Segurança”, que atua na prevenção de acidentes relacionados à rede elétrica e oferece orientações para trabalhadores da construção civil, além de conscientizar a população sobre o risco de proximidade com a fiação elétrica.
O programa, apoiado por colaboradores de diversas áreas, identifica situações de risco e oferece treinamento para profissionais e trabalhadores. Segundo Rodrigo Pontes Garcia, coordenador de Saúde e Segurança da Energisa Sul-Sudeste, os riscos mais comuns são obras realizadas muito próximas ou até debaixo da rede elétrica, o que pode gerar acidentes com eletrocussão, até sem o toque direto de objetos com a rede.
“Nem todo acidente é causado pelo toque direto na rede. A proximidade de ferramentas ou equipamentos com a fiação pode resultar em uma descarga por indução elétrica, causando queimaduras, fraturas, lesões ou até mortes”, destaca Rodrigo.
Para garantir a segurança no ambiente de trabalho, a Energisa ressalta a importância do uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e Coletivos (EPCs), além de seguir rigorosamente as normas de segurança e realizar uma criteriosa avaliação de riscos. A empresa também orienta os trabalhadores a evitarem improvisos em construções e manutenções próximas à rede elétrica.
Além disso, é importante que as podas de árvores e a instalação de antenas ou outdoors sejam feitas com cuidado e, quando necessário, a Energisa deve ser contatada para realizar o desligamento temporário da rede.
Em sua campanha de conscientização, a Energisa pede à comunidade para que esteja atenta e siga as orientações de segurança, principalmente em áreas rurais e na manipulação de irrigadores. O objetivo é garantir que todos os envolvidos em atividades de construção civil e serviços ao redor da rede elétrica possam trabalhar com segurança e prevenir tragédias.
Aviso legal
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, integral ou parcial, do conteúdo textual e das imagens deste site. Para mais informações sobre licenciamento de conteúdo, entre em contato conosco.
Últimas Notícias
As mais lidas
Ciência e Tecnologia
Como se preparar para o primeiro apagão cibernético de 2025
Especialistas alertam para a necessidade de estratégias robustas para mitigar os impactos de um possível colapso digital

Ciência e Tecnologia
As principais mudanças no algoritmo do Instagram em 2025 e como usá-las a seu favor