Cidades • 07:31h • 30 de dezembro de 2024
Em memória às 23 vítimas da tragédia de 1983, Assis inaugura novo memorial, nesta segunda
Memorial do Trabalhador, no Cemitério Municipal, recorda as 23 vítimas do acidente de 1983 e valoriza a memória dos trabalhadores rurais de Assis
Da Redação | Com informações da PMA | Foto: Divulgação/PMA

Na tarde desta segunda-feira, 30 de dezembro, às 14h, Assis dará um importante passo para preservar a memória de uma das maiores tragédias rodoviárias da história da cidade com a inauguração do "Memorial do Trabalhador", localizado no Cemitério Municipal. O evento, que contará com a presença de familiares das vítimas, autoridades municipais e da comunidade, é uma homenagem às 23 pessoas que perderam suas vidas no trágico acidente ocorrido em 6 de julho de 1983, na Rodovia Raposo Tavares, que também deixou 13 feridos.
A tragédia, que envolveu um ônibus de boias-frias em deslocamento para o corte de cana-de-açúcar em Maracaí e uma carreta carregada de madeira, deixou uma marca profunda na cidade. O memorial foi erguido com o intuito de valorizar e lembrar dessas vidas interrompidas de forma trágica, especialmente em um contexto em que esses trabalhadores, que buscavam sustentar suas famílias, deram suas vidas para contribuir com a economia local.
História e impacto da tragédia
Na manhã do dia 6 de julho de 1983, 23 trabalhadores rurais, entre homens, mulheres e adolescentes com idades que variavam de 12 a 60 anos, estavam a caminho do trabalho quando o ônibus em que viajavam colidiu frontalmente com uma carreta. Esse evento trágico gerou um impacto significativo em Assis, com as famílias das vítimas sendo diretamente afetadas. A perda de vidas tão jovens e com tantas histórias marcou a cidade para sempre.
Dentre as vítimas estava Marcos Farias dos Santos, de apenas 12 anos, e José Pereira, de 60 anos, representando a diversidade de idades e histórias das pessoas afetadas pela tragédia. Em 1992, para preservar a memória, o prefeito da época nomeou as ruas do Conjunto Habitacional Assis III com os nomes das vítimas, um gesto de reconhecimento a essas pessoas que perderam suas vidas no trabalho.
Construção do Memorial do Trabalhador
O "Memorial do Trabalhador" foi erguido no Cemitério Municipal de Assis, entre as quadras 17 e 18, próximo às sepulturas das vítimas. O memorial também abrigará os restos mortais do motorista do ônibus, José Cassimiro dos Santos, e se torna um local de respeito e memória para todos que foram impactados por essa tragédia. A obra foi idealizada com o objetivo de manter viva a lembrança desses trabalhadores rurais e reconhecer sua importância na história da cidade.
Lista das vítimas homenageadas
Anízio Luiz Ribeiro, 33 anos
Benedito Luiz Franco, 23 anos
Dionizio Fernandes dos Santos, 35 anos
Geraldo Passarelo, 51 anos
Ivoni Vanda Henning, 17 anos
João Vitor, 25 anos
Joaquim Vitor, 14 anos
José Cassimiro dos Santos, 22 anos
José Reinaldo Amâncio, 28 anos
José Vitor, 29 anos
Maria Rosa do Nascimento, 46 anos
Maria Selma Medina, 37 anos
Maura R. de Azevedo, 29 anos
Sebastião Benedito, 33 anos
Cirillo Camargo, 38 anos
Neide Cardoso, 18 anos
Maria de Lourdes Nascimento, 18 anos
Conceição Aparecida Claro Soares, 34 anos
Vitório Soares dos Santos, 20 anos
Edilson Aparecido dos Santos, 26 anos
José Pereira, 60 anos
Ivo Cordeiro, 15 anos
Marcos Farias dos Santos, 12 anos
Um tributo necessário e de respeito
A inauguração do memorial consolida o compromisso de Assis em preservar a memória dos trabalhadores que perderam suas vidas em 1983, enquanto buscavam melhorar a vida de suas famílias. O espaço é um importante símbolo de respeito e reconhecimento para as famílias afetadas, além de um marco de valorização dos trabalhadores rurais da cidade, que desempenham um papel essencial na economia local.
Com a presença de autoridades e membros da comunidade, o "Memorial do Trabalhador" será um local de homenagem permanente às 23 vítimas, consolidando-se como um símbolo de luta, solidariedade e reconhecimento da história dos trabalhadores rurais de Assis.
Aviso legal
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, integral ou parcial, do conteúdo textual e das imagens deste site. Para mais informações sobre licenciamento de conteúdo, entre em contato conosco.
Últimas Notícias
As mais lidas
Ciência e Tecnologia
Como se preparar para o primeiro apagão cibernético de 2025
Especialistas alertam para a necessidade de estratégias robustas para mitigar os impactos de um possível colapso digital

Ciência e Tecnologia
As principais mudanças no algoritmo do Instagram em 2025 e como usá-las a seu favor