Mundo • 12:00h • 30 de junho de 2024
Emissão da primeira via do RG é substituída pela carteira de identidade nacional
Medida começa na segunda-feira (1º) com agendamento pelo app Poupatempo SP.GOV.BR, portal, totens e WhatsApp
Da Redação | Com informações do Governo de SP | Foto: Arquivo

A partir desta segunda-feira (1/7), o Estado de São Paulo substituirá a emissão da primeira via do RG pela Carteira de Identidade Nacional (CIN).
O novo documento será emitido nos postos do Poupatempo e nas unidades do Instituto de Identificação Ricardo Gumbleton Daunt (IIRGD), órgão vinculado à Polícia Civil.
Novos canais de agendamento
Para facilitar o acesso ao novo documento, haverá ampliação dos canais de agendamento, que poderão ser feitos pelo aplicativo Poupatempo sp.gov.br, portal, totens de autoatendimento e WhatsApp, no número: (11) 95220-2974.
Dependentes também poderão ser agendados, inicialmente pelo portal e totens do Poupatempo, e posteriormente pelo aplicativo.
Validade e características da CIN
A Carteira de Identidade Nacional (CIN) adota o número do CPF como Registro Geral Nacional, eliminando a duplicidade na identificação e reduzindo as possibilidades de fraudes.
O documento inclui um QR Code para verificar sua autenticidade e identificar se foi furtado ou extraviado, acessível por qualquer smartphone. A versão digital da CIN estará disponível no app GOV.BR, no menu Carteira de Documentos.
Procedimento para emissão
Para emitir a CIN, é necessário agendar um horário por um dos canais disponíveis. No dia agendado, o cidadão deve levar a certidão de nascimento ou de casamento (original e cópia simples) ao local escolhido.
O documento pode ser emitido em qualquer unidade do Poupatempo ou em postos da Polícia Civil em todo o estado.
Requisitos para solicitação
Os requisitos para solicitar a CIN incluem ter uma conta GOV.BR, estar com os dados regularizados na Receita Federal, e não ter outra solicitação da CIN em andamento.
Em caso de divergências nos dados da Receita Federal ou ausência de CPF, será possível emitir o RG estadual como alternativa.
Documentação necessária
Para obter a CIN, o solicitante deve apresentar um documento com CPF, além da certidão de nascimento ou de casamento.
Custo e validade do RG
A primeira via da CIN é gratuita. O RG estadual continua válido até 28 de fevereiro de 2032, e ainda será emitido durante esta fase inicial de transição para a CIN.
Com essa nova medida, o estado de São Paulo dá um passo importante na modernização dos documentos de identidade, alinhando-se às exigências nacionais e facilitando a vida dos cidadãos.
Aviso legal
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, integral ou parcial, do conteúdo textual e das imagens deste site. Para mais informações sobre licenciamento de conteúdo, entre em contato conosco.
Últimas Notícias
As mais lidas
Ciência e Tecnologia
Como se preparar para o primeiro apagão cibernético de 2025
Especialistas alertam para a necessidade de estratégias robustas para mitigar os impactos de um possível colapso digital

Ciência e Tecnologia
As principais mudanças no algoritmo do Instagram em 2025 e como usá-las a seu favor