Saúde • 17:05h • 28 de agosto de 2025
Energético não é pré-treino: saiba como substituir por opções mais seguras
Altas doses de cafeína e substâncias estimulantes podem causar complicações cardíacas; alternativas naturais são recomendadas para melhorar o desempenho
Jornalista: Luis Potenza MTb 37.357 | Com informações da Assessoria | Foto: Divulgação

O consumo de bebidas energéticas antes do treino tem se popularizado entre praticantes de atividade física que buscam maior disposição e rendimento. No entanto, especialistas alertam que a prática pode trazer sérios riscos à saúde. O debate ganhou força recentemente após o caso de uma jovem que sofreu parada cardíaca depois de ingerir energético com cafeína como pré-treino.
Segundo Regiane Cruz, especialista da NAMU, plataforma de saúde e bem-estar, a busca por energia imediata por meio de energéticos ignora os impactos que essas substâncias podem causar ao organismo. “Os energéticos contêm altas doses de cafeína e outros estimulantes que elevam a frequência cardíaca e a pressão arterial. Quando combinadas ao esforço físico intenso, essas alterações podem levar até a um infarto”, explica.
Pesquisas da Sociedade Brasileira de Cardiologia mostram que o consumo excessivo de cafeína pode causar arritmias, taquicardia e outros eventos cardiovasculares graves. Além disso, a combinação de compostos como taurina e glucoronolactona intensifica o efeito estimulante, enquanto o uso associado de suplementos como creatina pode sobrecarregar rins e coração, aumentando os riscos.
A especialista também chama a atenção para os efeitos no próprio desempenho esportivo. “A alta ingestão de cafeína pode gerar um estado de alerta artificial que logo se transforma em fadiga precoce. Esse efeito rebote reduz a resistência muscular e favorece a desidratação”, reforça Regiane.
Alternativas seguras para melhorar o treino
Entre as opções saudáveis e eficazes para potencializar o desempenho físico estão:
Suco de beterraba: rico em nitratos naturais, melhora a oxigenação dos músculos e aumenta a resistência, além de conter antioxidantes importantes para a recuperação.
Aveia com mel: combinação que une energia gradual dos carboidratos complexos da aveia ao impulso energético imediato da glicose e frutose presentes no mel.
Água de coco: ajuda na reposição de líquidos e eletrólitos perdidos pelo suor, prevenindo cãibras, fadiga e desidratação, especialmente em treinos aeróbicos prolongados.
De acordo com a especialista, escolhas mais naturais oferecem energia de forma equilibrada e segura, evitando os riscos associados aos energéticos.
Aviso legal
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, integral ou parcial, do conteúdo textual e das imagens deste site. Para mais informações sobre licenciamento de conteúdo, entre em contato conosco.
Últimas Notícias
As mais lidas
Ciência e Tecnologia
Como se preparar para o primeiro apagão cibernético de 2025
Especialistas alertam para a necessidade de estratégias robustas para mitigar os impactos de um possível colapso digital