Economia • 11:03h • 04 de dezembro de 2024
Energisa dá dicas para economizar energia durante as férias escolares
Com o aumento do uso de eletrônicos, a empresa oferece orientações para evitar surpresas na conta de luz
Da Redação | Com informações da Energisa | Foto: Arquivo/Âncora1

Com a chegada das férias escolares, as crianças e adolescentes passam mais tempo em casa, o que pode resultar em um aumento no consumo de energia elétrica, especialmente com o uso constante de eletrônicos como televisão, videogame, computador e celular. Para ajudar a controlar esse gasto extra, a Energisa Sul-Sudeste preparou algumas dicas valiosas para economizar energia durante o período de férias.
Durante o período letivo, as crianças costumam passar mais tempo fora de casa, facilitando o controle do uso de aparelhos. No entanto, nas férias, para evitar o tédio, os eletrônicos acabam sendo as principais fontes de diversão. Uma alternativa para reduzir o consumo é incentivar atividades ao ar livre, como brincadeiras no quintal ou piqueniques, que além de divertidas, são mais sustentáveis e econômicas.
Thiago Peres de Oliveira, coordenador de Eficiência Energética da Energisa, lembra que outros hábitos do dia a dia também contribuem para o aumento do consumo de energia, como o uso excessivo de aparelhos como ferro de passar, lavadora, secadora de roupa e forno elétrico. Para evitar gastos desnecessários, ele sugere atitudes simples, como:
- Ensinar as crianças a “pensar antes de abrir a geladeira” e organizar os alimentos de maneira visível para que o tempo de abertura da porta seja mais curto, evitando a entrada de ar quente.
- Usar o ar-condicionado somente quando necessário e manter o ambiente fechado para evitar a troca de calor entre os espaços internos e externos.
- Aproveitar o tempo livre para tomar banhos mais cedo e ensinar as crianças a desligar o chuveiro enquanto se ensaboam ou lavam os cabelos, reduzindo o gasto de energia e água.
Além de economizar energia, a Energisa também alerta os pais sobre os riscos de acidentes envolvendo crianças e eletricidade. É fundamental que os pequenos sejam supervisionados para evitar que mexam em fios, plugues ou objetos nas tomadas, além de nunca utilizarem celulares e tablets enquanto estão carregando. A recomendação também é para evitar sobrecargas nas tomadas, conectando muitos aparelhos ao mesmo tempo, o que pode causar curto-circuitos e até incêndios.
Por fim, a concessionária destaca a importância de brincar com segurança ao ar livre, longe da fiação elétrica. Atividades como soltar pipas, subir em árvores ou lançar objetos perto de redes elétricas podem causar acidentes graves e até mesmo interrupções no fornecimento de energia.
Aviso legal
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, integral ou parcial, do conteúdo textual e das imagens deste site. Para mais informações sobre licenciamento de conteúdo, entre em contato conosco.
Últimas Notícias
As mais lidas
Ciência e Tecnologia
Como se preparar para o primeiro apagão cibernético de 2025
Especialistas alertam para a necessidade de estratégias robustas para mitigar os impactos de um possível colapso digital