• SP destina R$ 61,6 mi para Etec, Fatec e escolas de Marília
  • Capacitações em Assis trazem prática, horas aula e certificação; confira os detalhes do Qualifica SP
  • Vestibulinho das Etecs oferece redução de 50% da taxa de inscrição
Novidades e destaques Novidades e destaques

Saúde • 08:46h • 25 de junho de 2025

Entenda como funciona o Farmácia Popular e como utilizar

Desde que foi criado, em 2004, o Farmácia Popular beneficiou mais de 70 milhões de pessoas. Tem capacidade de atender 97% da população e é uma das maiores desse tipo em todo o mundo

Jornalista: Carolina Javera MTb 37.921 com informações de Agência Gov | Foto: Elza Fiúza/Agência Brasil

A integração na rede de atenção à saúde também é essencial. A assistência farmacêutica deve dialogar com essa estrutura, para uma melhor interlocução e a inserção dos estabelecimentos no fluxo de atendimento integral às pessoas.
A integração na rede de atenção à saúde também é essencial. A assistência farmacêutica deve dialogar com essa estrutura, para uma melhor interlocução e a inserção dos estabelecimentos no fluxo de atendimento integral às pessoas.

Desde que foi criado, em 2004, o Farmácia Popular beneficiou mais de 70 milhões de pessoas e, atualmente, atende a cerca de 86% dos municípios brasileiros. A política tem capacidade de atender 97% da população e é uma das maiores desse tipo em todo o mundo. Ainda assim, uma parte importante da população brasileira não sabe que pode acessar o programa.

Uma ideia comum é a de que ele só atende pacientes de baixa renda ou pessoas em tratamento pelo Sistema Único de Saúde (SUS), o que não é verdade. O Farmácia Popular é aberto a qualquer cidadão ou cidadã. Atualmente, ele oferece totalmente de graça medicamentos para hipertensão, diabetes, asma, osteoporose, colesterol alto (Dislipidemia), rinite, doença de Parkinson, glaucoma, diabetes e anticoncepcionais.

Em conversa com o podcast Repórter SUS, a vice-presidente da Federação Nacional dos Farmacêuticos e Conselheira Nacional de Saúde, Débora Melecchi, explica que o programa foi criado em um contexto de universalização do serviço e, por isso, desde a sua concepção já tinha a premissa de atendimento a toda a população.

“Quando foi criado, ele veio vinculado à Política Nacional de Assistência Farmacêutica, que vai além da dispensação de medicamentos. Essa política e o programa em si estão inseridos dentro dos princípios do Sistema Único de Saúde e é muito importante lembrarmos que o SUS é a maior política pública inclusiva conquistada no país e independe da renda.”

Dessa forma, qualquer pessoa que tenha a receita de um dos medicamentos que fazem parte do programa pode ser beneficiada, “tendo a prescrição, basta chegar na farmácia com documento”, afirma Melecchi. Atualmente, mais de 30 mil estabelecimentos fazem parte da rede que compõe a política.

Como posso me beneficiar?

O programa disponibiliza mais de 40 medicamentos, além de fraldas geriátricas para a população idosa e pessoas com deficiência e absorventes higiênicos para beneficiárias do Programa Dignidade Menstrual, que atende mulheres em situação de vulnerabilidade social extrema e de baixa renda.

Para retirar os produtos, basta comparecer a uma farmácia credenciada – identificada pela logomarca do programa – com um documento oficial com foto e CPF e a receita médica válida, que pode ser tanto do SUS quanto da rede privada de saúde. As prescrições devem conter o CRM do médico, assinatura, carimbo, endereço do estabelecimento de saúde, data de expedição e nome e endereço residencial do paciente.

Em casos de pacientes acamados ou impossibilitados de comparecer, um representante legal ou procurador pode fazer a retirada. Nessas situações, é necessário apresentar também os documentos da pessoa que faz a coleta no lugar do beneficiário ou beneficiária.

O fornecimento de absorventes higiênicos é válido para estudantes de escolas públicas, mulheres de baixa renda e em situação de rua que estejam inscritas no Cadastro Único. Para pegar o produto é preciso ter uma autorização do programa Dignidade Menstrual no aplicativo Meu SUS Digital. Quem tiver problemas em acessar o benefício pode buscar ajuda em uma Unidade Básica de Saúde (UBS), pelo telefone 156, em um Centro de Referência de Assistência Social (Cras e Creas), nos Consultórios na Rua e demais estabelecimentos de atendimento à mulher e a pessoas em vulnerabilidade.

Já as fraldas geriátricas são repassadas a partir da apresentação de prescrição, laudo ou atestado médico que comprove a necessidade do uso. Nos casos de pessoas com deficiência, o documento deve conter a Classificação Internacional de Doenças (CID).

Débora Melecchi ressalta o impacto econômico que as ações do Farmácia Popular proporcionam às famílias. “É um grande avanço que conquistamos em nosso país. Dados de estudos mostram que em torno de 50% a 60% dos custos de uma família estão em medicamentos. O programa tem muita relevância para a nossa saúde, na adesão aos tratamentos e na economia das pessoas.”

Ainda assim, ela ressalta que há desafios a serem vencidos para manutenção do programa como política pública. Esses entraves se conectam diretamente às questões estruturais enfrentadas pelo SUS. Entre eles está a garantia de financiamento, que impacta a capacidade de aquisição dos municípios para as farmácias públicas.

A integração na rede de atenção à saúde também é essencial. A assistência farmacêutica deve dialogar com essa estrutura, para uma melhor interlocução e a inserção dos estabelecimentos no fluxo de atendimento integral às pessoas.

“O cuidado farmacêutico, o trabalho dos farmacêuticos e farmacêuticas precisa avançar cada vez mais para colocar a farmácia nessa lógica de estabelecimento de saúde, de cuidado das vidas das pessoas, que nós precisamos usufruir porque é nosso direito e nós temos que exigir cada vez mais isso.”

Últimas Notícias

Descrição da imagem

Classificados • 09:25h • 27 de agosto de 2025

PGE/SP abre 30 vagas em processo seletivo para cargos de nível médio e superior

As entrevistas com os candidatos habilitados ocorrerão entre 3 e 23 de setembro

Descrição da imagem

Educação • 09:02h • 27 de agosto de 2025

SP destina R$ 61,6 mi para Etec, Fatec e escolas de Marília

Anúncios feitos na Caravana 3D incluem construção de sede própria para Etec e Fatec, melhorias em 12 escolas estaduais da região de Marília e entrega de creche em Parapuã

Descrição da imagem

Saúde • 08:41h • 27 de agosto de 2025

Mudanças climáticas aumentam risco de malária nas cidades brasileiras

Pesquisadores da USP alertam para a possível chegada ao Brasil do mosquito Anopheles stephensi, transmissor da malária e já presente em 14 países. A espécie, que se adapta bem ao ambiente urbano, pode transformar a doença em um problema também das grandes cidades

Descrição da imagem

Mundo • 08:19h • 27 de agosto de 2025

Defesa Civil alerta para risco elevado de queimadas no interior paulista

Altas temperaturas e baixa umidade aumentam chance de incêndios

Descrição da imagem

Educação • 08:06h • 27 de agosto de 2025

Capacitações em Assis trazem prática, horas aula e certificação; confira os detalhes do Qualifica SP

Programa oferece formações em áreas estratégicas como logística, gestão e administração em parceria com SEST/SENAT

Descrição da imagem

Educação • 07:58h • 27 de agosto de 2025

Vestibulinho das Etecs oferece redução de 50% da taxa de inscrição

Candidatos podem solicitar benefício até 9 de setembro; exame do processo seletivo para o primeiro semestre de 2026 será aplicado no dia 30 de novembro

Descrição da imagem

Saúde • 21:13h • 26 de agosto de 2025

Val Marchiori emociona seguidores ao revelar câncer de mama e destacar necessidade de exames

Empresária reforça importância da mamografia e especialistas destacam que diagnóstico precoce pode elevar chances de cura para mais de 90%

Descrição da imagem

Mundo • 20:18h • 26 de agosto de 2025

Pesquisa mostra que 67% dos brasileiros não teriam como se sustentar em caso de demissão

Levantamento da fintech meutudo revela desconhecimento sobre seguro renda CLT e falta de planejamento financeiro para imprevistos

As mais lidas

Ciência e Tecnologia

Como se preparar para o primeiro apagão cibernético de 2025

Especialistas alertam para a necessidade de estratégias robustas para mitigar os impactos de um possível colapso digital

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento

Quanto seria o ingresso se o show de Lady Gaga fosse pago?