• Aqui Agora, Casos de Família e doramas: veja tudo que muda na programação do SBT em 2025
  • Governo adota sistema para monitorar impactos climáticos nos oceanos
  • Rotary Day transforma domingo em Assis com solidariedade, esporte e ações para toda a família
Novidades e destaques Novidades e destaques

Responsabilidade Social • 09:47h • 04 de dezembro de 2024

Entenda o Finaclima-SP, mecanismo de financiamento climático do Estado

Instrumento foi apresentado a representantes de corretoras, bancos e seguradoras

Agência SP | Foto: Divulgação/Governo de São Paulo

Finaclima-SP é fundo do Governo de SP para ações ambientais.
Finaclima-SP é fundo do Governo de SP para ações ambientais.

O Estado de São Paulo está construindo um mecanismo de financiamento climático mais atrativo para o mercado, com menos burocracia e mais previsibilidade. O Finaclima-SP é um fundo de investimento destinado a bancar iniciativas ambientais, como reflorestamento. Os recursos serão voltados à implementação do Plano de Ação Climática (PAC) e do Plano Estadual de Adaptação e Resiliência Climática (PEARC).

A secretária de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, Natália Resende apresentou o fundo a representantes da FIA e cerca de 20 investidores e organizações. Natália explicou que, diferentemente dos tradicionais fundos climáticos, o Finaclima-SP vai contar com uma entidade gestora especializada, que captará e fará a gestão dos recursos por meio de uma conta de garantia (escrow account).

“Teremos uma gestão privada, com orientação pública. Com isso a gente garante que o recurso seja direcionado para o projeto escolhido pelo investidor, com agilidade e eficiência”, ressaltou a secretária.

Segundo a secretária, com uma governança bem estabelecida, por meio de um Conselho de Orientação paritário, e instrumentos jurídicos sólidos, o Finaclima-SP é um modelo referência para financiamento climático, com a possibilidade de blended finance, que admite recursos de diferentes tipos e origens. “Além de se reportar continuamente ao Conselho de Orientação, o Finaclima-SP contará com auditoria externa e mecanismo de reporte e resultados que garantirão máxima transparência no uso do recurso”, explicou.

Natália apresentou aos participantes a plataforma de restauração de áreas protegidas da Fundação Florestal e o programa Refloresta. “Já temos todo o mapeamento das áreas potencialmente recuperáveis, com dados detalhados e toda a inteligência necessária para facilitar a implementação de projetos de restauração”, pontuou.

Ela informou que foi lançado na última quinta (28) um edital de chamamento de interessados em doar projetos básicos ou executivos, ou serviços de restauração de áreas degradadas nas unidades de conservação do Estado, e que estão em estudo, com previsão de lançamento em 2025, um sistema de concessão de créditos de restauração e biodiversidade.

Os representantes do mercado financeiro e de entidades da sociedade civil apresentaram na reunião sugestões para aperfeiçoar o mecanismo, mostrando quais são os gargalos mais comuns para viabilizar o financiamento de iniciativas que façam frente às mudanças climáticas.

Estrutura do Finaclima-SP

O Finaclima-SP conta com um Conselho de Orientação, com membros da Semil, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, além de representantes de entidades do setor produtivo, sociedade civil e setor acadêmico (totalizando 8 membros e seus respectivos suplentes). Na primeira reunião do Conselho, em 7 de novembro, foram aprovados o regimento interno e as diretrizes para o processo de seleção da entidade gestora.

Possíveis fontes de recurso do Finaclima-SP:

  • Doações de pessoas físicas e jurídicas;

  • Pagamentos para o cumprimento de obrigações legais ou contratuais, inclusive obrigações de destinação de recursos para pesquisa, desenvolvimento e inovação;

  • Doações realizadas por entidades internacionais de direito privado, por organismos multilaterais e estados estrangeiros.

Edital de seleção

Está aberto edital de seleção de uma organização da sociedade civil (OSC) para ser a entidade gestora do Finaclima-SP. Ela será responsável por captar, gerir e aplicar recursos financeiros para o desenvolvimento de projetos e ações voltados ao fortalecimento da resiliência climática no estado de São Paulo, em linha com a Política Estadual de Mudanças Climáticas (PEMC), o Plano de Ação Climática (PAC) e o Plano de Adaptação e Resiliência Climática (PEARC).

Um dos principais focos da entidade será promover ganho de escala e sustentabilidade das ações de restauração, conservação e uso sustentável de paisagens e ecossistemas, considerando a meta do Governo de SP de restaurar a vegetação nativa e estabelecer sistemas produtivos biodiversos em 1,5 milhão de hectares até 2050. Essa área equivale a quase 1,4 milhão de campos de futebol e servirá para a mitigação de emissões.

Além disso, ele se beneficiará do retorno de investimentos e dividendos e de rendimentos gerados pela aplicação de seus recursos. Também poderão ser destinadas ao Finaclima-SP doações diretas de bens e serviços.

A data para entrega da documentação de participação é 13 de janeiro de 2025 e a expectativa é que, até 3 de abril, todo o processo seja concluído, com publicação do acordo de cooperação. O prazo de vigência do acordo é de 7 anos, com possibilidade de prorrogação por mais 7 anos.

Podem participar organizações da sociedade civil com objeto social aderente aos objetivos do Finaclima-SP e comprovada experiência em gestão de recursos. A comissão de seleção será composta por membros vinculados à Semil e à Fundação Florestal. Para acessar o edital, clique aqui.

Últimas Notícias

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento • 19:48h • 18 de maio de 2025

Aqui Agora, Casos de Família e doramas: veja tudo que muda na programação do SBT em 2025

Nova grade estreia a partir de 26 de maio e aposta em jornalismo popular, programação infantil ao vivo, novelas internacionais e o retorno de formatos clássicos

Descrição da imagem

Esporte • 17:23h • 18 de maio de 2025

Quatá recebe Assis em amistoso de futsal no ginásio Guido Pecchio

Partida da categoria adulto acontece na noite do dia 23 de maio, às 20h30, com entrada gratuita e incentivo à torcida local

Descrição da imagem

Responsabilidade Social • 17:02h • 18 de maio de 2025

Governo adota sistema para monitorar impactos climáticos nos oceanos

Desenvolvido com a participação do MMA, Planejamento Espacial Marinho orienta ocupação dos oceanos, conciliando desenvolvimento, sustentabilidade e justiça social

Descrição da imagem

Gastronomia & Turismo • 16:22h • 18 de maio de 2025

Desvende os segredos do turismo em destinos do sertão brasileiro

Descubra roteiros exclusivos, com opções que vão de natureza a atrativos culturais, e planeje sua aventura sustentável no coração do Brasil. Ministério do Turismo estimula realização de viagens de brasileiros no próprio país

Descrição da imagem

Cidades • 16:01h • 18 de maio de 2025

Projeto Nossa Energia leva serviços gratuitos à população de Quatá entre 19 e 23 de maio

Unidade móvel da Energisa realizará troca de lâmpadas e ventiladores, além de sorteio de geladeira e atividades educativas na Praça da Fonte

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento • 15:46h • 18 de maio de 2025

Abertas inscrições de editais para Mostra Internacional de Dança de SP

Evento vai acontecer de 21 a 24 e de 27 a 31 de agosto

Descrição da imagem

Cidades • 15:15h • 18 de maio de 2025

Cruzália se prepara para o 3º Pedal Solidário com esporte, lazer e show ao vivo

Evento acontece no dia 25 de maio, a partir das 10h, com atividades para todas as idades e encerramento musical com Thiago Congio na Praça Herbert Henschel

Descrição da imagem

Mundo • 14:31h • 18 de maio de 2025

Veja as 50 cidades campeãs de emprego em março e no 1º trimestre

Estado de São Paulo criou 48,7% do total de vagas com carteira assinada do país em março

As mais lidas

Ciência e Tecnologia

Como se preparar para o primeiro apagão cibernético de 2025

Especialistas alertam para a necessidade de estratégias robustas para mitigar os impactos de um possível colapso digital

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento

Quanto seria o ingresso se o show de Lady Gaga fosse pago?