• A solidão do concurseiro: como o isolamento impacta a performance e a saúde mental
  • Pedrinhas Paulista celebra 73 anos com shows de Paulo Miklos, Henrique & Diego e grandes atrações
Novidades e destaques Novidades e destaques

Responsabilidade Social • 10:43h • 29 de janeiro de 2025

Entidades reivindicam políticas públicas contra a transfobia

Em 2024, 122 pessoas trans e travestis foram assassinadas no Brasil

Agência Brasil | Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

O enfrentamento da violência é um ponto central das reivindicações de políticas públicas contra a transfobia.
O enfrentamento da violência é um ponto central das reivindicações de políticas públicas contra a transfobia.

O Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) lançou na segunda-feira (27) em Brasília, a “Agenda de Enfrentamento à Violência contra as Pessoas LGBTQIA+”, prevendo medidas de educação, segurança pública e meio ambiente. Hoje (29/01), é Dia Nacional de Visibilidade Trans, data criada em 2004 para marcar o orgulho, a existência, a conscientização e a resistência da comunidade trans e travesti.

O enfrentamento da violência é um ponto central das reivindicações de políticas públicas contra a transfobia. No ano passado, 122 pessoas trans e travestis foram assassinadas no Brasil, conforme a última edição do dossiê da Associação Nacional de Travestis e Transexuais (Antra).

Os dados do dossiê foram apresentados no evento pela presidenta da Antra, Bruna Benevides. Segundo ela, “o Estado controla quais são as vidas que serão valorizadas e quais são aquelas descartáveis” e é necessário “interromper as dinâmicas de violência e de opressão.”

Para Bruna Benevides, tem ficado cada vez mais evidente que a desigualdade social e o não acesso às políticas públicas “são fatores de risco” para a comunidade de pessoas travestis e transexuais. “Quanto menos políticas públicas, mais retrocesso.”

Direitos escritos

Fabián Algarth, coordenador nacional do Instituto Brasileiro de Transmasculinidades IBRAT e representante do Conselho Nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+, afirma que “é uma necessidade” das pessoas que são “minorizadas”, e que “não têm direito ao afeto e não tem direito ao corpo” devem lembrar ao poder público e ao Estado das suas obrigações constitucionais.

“A Constituição não é só um texto bonito. A garantia da dignidade de todas as pessoas, o acesso à segurança, saúde, educação, moradia e lazer, lá estão escritos. E a obrigação de fazer e de garantir é do Estado.”

A ministra dos Direitos Humanos e da Cidadania, Macaé Evaristo, assinalou que “o Estado não é um bloco só” e que é necessário a atuação de parlamentares comprometidos com direitos humanos para “transformar a cultura política tão autoritária.”

Para a ministra é um equívoco chamar as lutas contra transfobia, racismo e desigualdade de causas identitárias. “A gente precisa compreender que as nossas lutas são estruturantes.”

Fazendo referência a um discurso de Martin Luther King que tratava da chegada à terra prometida, Macaé Evaristo admitiu que “pode ser que a gente não chegue lá. Mas, com certeza, muitas outras virão depois de nós, assim como nós sucedemos muitas outras que deram a sua vida, deram o seu esforço, deram a sua imaginação, a sua possibilidade de sonhar um outro mundo e que, muitas vezes, nós aqui concretizamos um pouco”.

Últimas Notícias

Descrição da imagem

Cidades • 20:20h • 24 de agosto de 2025

Quatá promove concurso de quem come mais pizza e desafio artístico no centenário da cidade

Evento da Pizzaria House acontece em 5 de setembro e reúne competição gastronômica e premiação cultural com participação aberta ao público

Descrição da imagem

Responsabilidade Social • 19:31h • 24 de agosto de 2025

Empresas com práticas empáticas têm até 35% menos rotatividade de funcionários

Estudo da FGV aponta queda de até 35% nos desligamentos em companhias que adotam práticas empáticas; especialistas destacam ganhos em inovação, produtividade e fidelização de clientes

Descrição da imagem

Variedades • 18:23h • 24 de agosto de 2025

A solidão do concurseiro: como o isolamento impacta a performance e a saúde mental

Especialista explica de que forma o isolamento pode comprometer o aprendizado e apresenta estratégias para reduzir seus efeitos

Descrição da imagem

Cidades • 17:19h • 24 de agosto de 2025

Pedrinhas Paulista celebra 73 anos com shows de Paulo Miklos, Henrique & Diego e grandes atrações

Comemorações começam em 18 de setembro e incluem missa, desfiles, corrida, pedal, além de apresentações de Fabinho Frejat, Ivano Italianíssimo e Sandro Dhiacanga

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento • 16:39h • 24 de agosto de 2025

Programação da Independência em Florínea terá eventos de 1º a 5 de setembro

Escolas do município realizam hasteamento da bandeira e apresentações; evento principal será no Ginásio de Esportes Zuínão

Descrição da imagem

Gastronomia & Turismo • 16:15h • 24 de agosto de 2025

Brasil alcança recorde no turismo internacional e supera Argentina

Em 2024, o país recebeu 6,8 milhões de turistas estrangeiros e se consolidou como destino de destaque nas Américas. O crescimento continua em 2025, com alta de 47,5% no número de visitantes.

Descrição da imagem

Variedades • 15:43h • 24 de agosto de 2025

Em risco de extinção, jacutingas são devolvidas à natureza em SP

Ave típica da Mata Atlântica desapareceu de boa parte do seu habitat

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento • 15:08h • 24 de agosto de 2025

Maracaí promove 1º Encontro de Veículos Antigos com exposição e música em dezembro

Evento será no dia 14 de dezembro, na antiga AABB, com atrações para toda a família e participação de colecionadores

As mais lidas

Ciência e Tecnologia

Como se preparar para o primeiro apagão cibernético de 2025

Especialistas alertam para a necessidade de estratégias robustas para mitigar os impactos de um possível colapso digital

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento

Quanto seria o ingresso se o show de Lady Gaga fosse pago?