Educação • 08:39h • 13 de julho de 2025
Escolas de Assis podem se inscrever até 31 de julho na maior competição de tecnologia do Brasil
Competição gratuita, com patrocínio de grandes empresas, quer democratizar o ensino de tecnologia e estimular carreiras na área em todo o Brasil
Jornalista: Luis Potenza MTb 37.357 | Com informações da EDB Comunicação | Foto: Divulgação

Estão abertas as inscrições para a Maratona Tech 2025, considerada a maior competição de tecnologia entre escolas do Brasil. Gratuita e voltada a instituições públicas e privadas do ensino fundamental (anos finais) e médio, a iniciativa chega à sua quarta edição com a meta de envolver mais de 300 mil estudantes e 6 mil escolas em todos os estados do país e no Distrito Federal.
O objetivo do projeto é ampliar o acesso à tecnologia e ao pensamento computacional de forma prática, divertida e alinhada à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), oferecendo aos jovens uma oportunidade de aprendizado que dialoga diretamente com o mercado de trabalho. As inscrições podem ser feitas até o dia 31 de julho.
Com patrocínio de empresas como iFood, Mercado Livre, Instituto Coca-Cola Brasil, Brasscom, Google Cloud, Siemens, J Macedo, Vonixx, Arco Instituto, Rocketseat, Fundação Behring e IBM, a Maratona Tech 2025 também conta com o apoio de secretarias de educação de estados como Piauí e Paraná e do município de Salvador.
“A Maratona é muito mais do que uma competição, ela é um compromisso com o futuro. Em 2025, serão mais de 300 mil jovens colocando seus projetos em prática por meio da tecnologia e impactando suas comunidades,” destaca Jefferson Vianna, Diretor Executivo e Cofundador da Associação Cactus.
A competição é dividida em duas etapas: começa em agosto com a formação de professores e desafios escolares e avança para uma trilha gamificada e uma avaliação final em setembro. As melhores equipes do país serão premiadas em uma cerimônia transmitida ao vivo no YouTube entre outubro e dezembro.
Além das atividades educacionais, os estudantes concorrem a medalhas, bolsas de estudo, viagens e imersões em instituições de excelência. Em 2025, mais de 500 estudantes, 35 professores e dezenas de escolas devem ser premiados. Importante ressaltar que mesmo escolas sem laboratório de informática podem participar, adaptando as atividades para a realidade da sala de aula.
A Maratona Tech já impactou mais de 200 mil estudantes em 2024. Para muitos participantes, a experiência transformou perspectivas profissionais. “A Maratona Tech foi uma das melhores experiências da minha vida. Já tive acesso a oportunidades de estágio e vivências que me fizeram ir mais longe,” conta Caetano Pieralisi, medalhista de ouro em 2023 e 2024.
O projeto faz parte do Movimento Tech 2030, uma coalizão de mais de 70 organizações comprometidas em reduzir lacunas educacionais e preparar jovens para o futuro do trabalho em um mundo cada vez mais digital. “A tecnologia cria carreiras e muda vidas. A Maratona Tech 2025 é o ponto de partida para que milhares de jovens descubram um novo futuro,” afirma Isabela Castilho, CEO da Rocketseat.
Segundo dados da Brasscom, o Brasil pode ter até 800 mil vagas em tecnologia abertas até o fim de 2025, mas enfrenta o desafio de encontrar profissionais qualificados. Para Daniela Redondo, diretora executiva do Instituto Coca-Cola Brasil, esse cenário torna ainda mais importante investir em iniciativas como a Maratona Tech para ampliar o acesso e transformar realidades.
Professores interessados podem inscrever suas turmas até 31 de julho pelo site oficial do projeto.
Aviso legal
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, integral ou parcial, do conteúdo textual e das imagens deste site. Para mais informações sobre licenciamento de conteúdo, entre em contato conosco.
Últimas Notícias
As mais lidas
Ciência e Tecnologia
Como se preparar para o primeiro apagão cibernético de 2025
Especialistas alertam para a necessidade de estratégias robustas para mitigar os impactos de um possível colapso digital