Educação • 10:50h • 12 de julho de 2025
Estudantes brasileiros se preparam para olimpíadas internacionais de astronomia e astrofísica
Delegações vão representar o Brasil na Índia e no Rio de Janeiro em competições que reúnem jovens talentos do ensino médio
Jornalista: Luis Potenza MTb 37.357 | Com informações da Dumond Assessoria | Foto: Divulgação

Representar o Brasil em competições internacionais de conhecimento é o desafio de 15 estudantes do ensino médio nos próximos meses. Entre os dias 11 e 21 de agosto de 2025, cinco alunos vão integrar a delegação brasileira na Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica (IOAA), em Mumbai, na Índia. Já em setembro, entre os dias 1 e 7, outros dez jovens disputarão medalhas na Olimpíada Latino-Americana de Astronomia e Astronáutica (OLAA), que este ano será realizada em Barra do Piraí, no Rio de Janeiro.
A preparação dos times já está em andamento. Os estudantes participam de treinamentos intensivos para enfrentar concorrentes de alto nível, com o objetivo de conquistar medalhas e fortalecer a presença do Brasil no cenário internacional da astronomia e astrofísica.
Na IOAA 2025, a equipe brasileira será formada por Franklin Da Silva Costa (Recife-PE), Francisco Carluccio De Andrade (Campinas-SP), Giovanna Karolinna Ribeiro De Queiroz (São Paulo-SP), Luca Pieroni Pimenta (Valinhos-SP) e Lucas Amaral Jensen (Itapetininga-SP). Os professores Júlio César Klafke e Eduardo Henrique Camargo de Toledo lideram o grupo. A competição reunirá times de todo o mundo, cada um com até cinco alunos e dois professores, com o objetivo de estimular o interesse dos jovens pela astronomia.
Já na OLAA 2025, o Brasil terá duas equipes de cinco estudantes cada, por ser o país-sede do evento. No primeiro time estão Felipe Maia Silva, Filipe Ya Hu Dai Lima e Lucas Praça Oliveira (todos de Fortaleza-CE), Isabela Xavier De Miranda (Rio de Janeiro-RJ) e Luís Fernando De Oliveira Souza (Cassilândia-MS). No segundo, Eyke Cardoso De Souza Torres (Ourilândia do Norte-PA), Guilherme Waiandt Moraes, Gustavo Globig Farina e João Victor Evers Cordeiro (Fortaleza-CE), e Larissa França Souza (Goiânia-GO). Os professores Thiago Paulin Caravielo e Hugo Fares Menhem comandarão as equipes brasileiras.
Os suplentes convocados são Davi Lucas Marques Freitas (Fortaleza-CE), Guilherme De Mare Melo (São Paulo-SP), Michele Liana Schneider Campos (Brusque-SC), Paulo Isidro Reis De Lima (Fortaleza-CE) e Renato Cotrim De Lima Bello (Araçatuba-SP).
As olimpíadas são organizadas no Brasil pela Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), uma iniciativa da Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) com apoio do CNPq, MCTI, parlamentares, instituições acadêmicas e empresas parceiras. A OBA também conta com o apoio institucional da Força Aérea Brasileira e da Agência Espacial Brasileira, além de embaixadores como os canais Manual do Mundo, Física Total e AstroBioFísica.
Aviso legal
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, integral ou parcial, do conteúdo textual e das imagens deste site. Para mais informações sobre licenciamento de conteúdo, entre em contato conosco.
Últimas Notícias
As mais lidas
Ciência e Tecnologia
Como se preparar para o primeiro apagão cibernético de 2025
Especialistas alertam para a necessidade de estratégias robustas para mitigar os impactos de um possível colapso digital