Ciência e Tecnologia • 17:39h • 12 de setembro de 2025
Estudantes criam combustível ecológico a partir de resíduos de madeira
Projeto premiado alia economia circular, impacto social e ambiental, e pode ser replicado em comunidades próximas aos centros logísticos da CHEP no Brasil
Jornalista: Luis Potenza MTb 37.357 | Com informações da Assessoria | Foto: Divulgação

Estudantes da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG), campus Poços de Caldas, venceram um desafio estudantil promovido em parceria com a CHEP, empresa referência em soluções logísticas e economia circular. O concurso buscava soluções inovadoras para a destinação sustentável dos resíduos de madeira de paletes, ao fim de sua vida útil.
A equipe vencedora, chamada PartnerCHEP e formada pelos universitários Giovana Fontes Vitorino, João Victor Souza Diniz e Lucas Eduardo Ribeiro, apresentou um modelo de reaproveitamento de resíduos para a produção de briquetes energéticos, blocos compactados usados como combustível sólido. Além de substituir opções como lenha, carvão ou gás, o projeto prevê a produção em comunidades próximas aos centros logísticos da CHEP, como Louveira (SP), em parceria com cooperativas locais, gerando renda e inclusão produtiva.
De acordo com Samantha Rodriguez, Senior Manager de Sustentabilidade da CHEP para a América Latina, o projeto se destacou pela solidez técnica e pelo potencial de expansão. “A iniciativa impressionou pelo modelo de escalabilidade e pelo impacto social agregado. Agora, o próximo passo é analisar os detalhes a fundo e avaliar a viabilidade de implementação”, afirmou.
Para os estudantes, a experiência representou a chance de colocar em prática os aprendizados acadêmicos. “Foi uma oportunidade única de aplicar conhecimentos além da sala de aula, pensar em comunicação, relevância e impacto. Isso nos prepara de verdade para o mercado de trabalho”, destacou Lucas Ribeiro.
O professor Fabio Ferraço, vice-coordenador do curso de Engenharia de Produção, ressaltou a importância da proposta. “Esse resultado mostra como experiências desafiadoras que unem academia, setor produtivo e engajamento social permitem transformar ideias em soluções concretas”, disse.
No total, 33 alunos participaram do desafio, com 11 propostas avaliadas por uma banca de especialistas da CHEP e da universidade. Os vencedores receberam certificado de reconhecimento, brindes da companhia e um curso on-line de ESG.
Aviso legal
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, integral ou parcial, do conteúdo textual e das imagens deste site. Para mais informações sobre licenciamento de conteúdo, entre em contato conosco.
Últimas Notícias
As mais lidas
Ciência e Tecnologia
Como se preparar para o primeiro apagão cibernético de 2025
Especialistas alertam para a necessidade de estratégias robustas para mitigar os impactos de um possível colapso digital