Ciência e Tecnologia • 14:30h • 01 de julho de 2024
Estudo de SP revela combinação promissora de drogas contra tumores
Abordagem inovadora sobrecarrega células tumorais, fazendo-as agir como células saudáveis
Da Redação | Com informações do Governo de SP | Foto: Divulgação

Um estudo realizado por pesquisadores brasileiros, publicado na revista Cancer Discovery, revelou que uma combinação de duas drogas pode suprimir tumores ao superestimular e estressar células tumorais. Essa abordagem inovadora será testada em pacientes com tumores de intestino nos Países Baixos ainda este ano.
Liderado por Matheus Henrique Dias, pós-doutorando sênior no Instituto do Câncer dos Países Baixos (NKI), o estudo teve início no Instituto Butantan e contou com a colaboração da Universidade de Liverpool. A pesquisa foi apoiada pelo Centro de Toxinas, Resposta-Imune e Sinalização Celular (CeTICs) e pela Fapesp.
A técnica envolve a droga LB-100, que induz estresse replicativo nas células tumorais, e inibidores da proteína WEE1, que impedem a correção dos danos no DNA dessas células. Testes em tumores colorretais implantados em camundongos mostraram que a combinação das duas drogas inibiu significativamente o crescimento tumoral.
Além de tumores colorretais, a estratégia foi eficaz em adenocarcinoma de pâncreas e colangiocarcinoma, cânceres raros e agressivos. A inovação tem potencial para revolucionar tratamentos oncológicos nos próximos anos, com empresas já investindo em ativadores de sinalização.
O professor Marcelo Santos da Silva, da USP, planeja aplicar o mesmo princípio para combater parasitos causadores de doenças negligenciadas, como a doença de Chagas e a leishmaniose, aproveitando o comportamento similar desses parasitos às células cancerígenas.
Marcelo Santos da Silva em seu laboratório no IQ-USP: estratégia para tratamento de câncer deve ser testada nos parasitas causadores da doença de Chagas e leishmaniose
Aviso legal
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, integral ou parcial, do conteúdo textual e das imagens deste site. Para mais informações sobre licenciamento de conteúdo, entre em contato conosco.
Últimas Notícias
As mais lidas
Ciência e Tecnologia
Como se preparar para o primeiro apagão cibernético de 2025
Especialistas alertam para a necessidade de estratégias robustas para mitigar os impactos de um possível colapso digital