• Globo Repórter vai mostrar hoje a evolução da TV TEM e sua importância para o interior de SP
  • Menos selfie, mais escuta: protagonismo de terapeutas nas redes sociais levanta alerta ético
  • Prefeitura de Assis finaliza atualização do Plano Diretor após quase duas décadas
Novidades e destaques Novidades e destaques

Economia • 08:18h • 24 de julho de 2025

Estudo revela mudanças no consumo e quebra de estereótipos nas favelas

19% têm como maior sonho melhores condições de moradia

Jornalista: Carolina Javera MTb 37.921 com informações de Agência Brasil | Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Pesquisa diz que 62% dos moradores de favelas se sentem excluídos porque não têm condições financeiras de consumir produto que está na moda.
Pesquisa diz que 62% dos moradores de favelas se sentem excluídos porque não têm condições financeiras de consumir produto que está na moda.

Pesquisa realizada em favelas de todo o país analisou percepções sobre consumo, condições de vida e perspectivas dos moradores. Contrariando o estereótipo de que são espaços de pobreza, onde o próprio desejo pelo consumo enfrenta limitações, as respostas indicam um ambiente comercial pujante e alinhado às principais marcas e plataformas utilizadas no restante do país.

O estudo ouviu 16 mil pessoas, com atuação de mil voluntários ligados à Central Única das Favelas (Cufa), e metodologia do instituto de pesquisas Data Favela.

Entre as percepções, a de que 83% dos entrevistados preferem produtos que ao mesmo tempo sejam baratos, mas tenham qualidade; 85% se sentem realizados quando conseguem juntar recursos para comprar um produto de acesso mais difícil; e 78% se esforçam para adquirir produtos cujo acesso não foi possível quando eram mais jovens, o que denota uma percepção do consumo como conquista e do acesso como direito e pertencimento.

A sensação de frustração também foi investigada pela pesquisa. E mais: 50% dos entrevistados consideraram já ter passado por situação de constrangimento ou humilhação por não ter acesso a um produto, enquanto 62% se sentiram excluídos porque não têm condições financeiras de consumir um produto que está na moda.

Outro aspecto destacado pela pesquisa foi a percepção da importância dos cuidados com a aparência: 77% dos entrevistados disse se importar com a aparência, 57% consideraram produtos cosméticos como itens de primeira necessidade e 37% disseram que ter boa aparência é um elemento positivo para melhores condições profissionais.

Anseios

A pesquisa também buscou a percepção sobre quais os principais anseios dos moradores: 19% têm como maior sonho melhores condições de moradia e 18% mais acesso a hospitais e postos de saúde.

Outros 18% priorizaram mais segurança, enquanto 14% sonham com mais infraestrutura, como rede de esgoto e iluminação. O item Respeito para os moradores foi prioridade para 9% dos ouvidos, enquanto o item opções de lazer ficou com 7%; mais escolas com 5% e mais opções de transporte, 4%. Cinco por cento priorizaram outros sonhos e 1% não definiu nenhum desejo como prioritário.

Como a favela compra

O consumo on-line é realizado por seis em cada 10 moradores das favelas nas quais vivem no país cerca de 17 milhões de pessoas com mais de 18 anos em 8% dos lares do país.

As principais plataformas preferidas são Shopee, Mercado Livre e Shein, com 78% de menções como sites em que os moradores da região costumam comprar, com liderança considerável da primeira, usada por 40% dos entrevistados.

Quanto às intenções de compras em um intervalo de seis meses, 70% dos moradores de favelas pretendem adquirir peças de vestiário, 60% desejam comprar itens de beleza e perfumaria e 51% somente produtos de beleza. Material de construção está entre os desejos próximos de 51% dos entrevistados, mesmo número dos que têm pretensão de adquirir eletrodomésticos. Já 43% pretendem comprar eletrônicos, enquanto 43% sonham consumir cursos diversos e 29% cursos de idiomas.

A pesquisa apurou ainda dificuldades em compras on-line. E mais: 60% dos entrevistados relataram ocorrência de atrasos na entrega de encomendas, enquanto 20% não receberam encomendas, pois o endereço não foi encontrado. Metade dos entrevistados disse ter recebido mensagens ou e-mails fraudulentos sobre encomendas. Um terço dos ouvidos caiu em golpes de mensagens ou e-mails. 

Últimas Notícias

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento • 20:44h • 01 de agosto de 2025

Globo Repórter vai mostrar hoje a evolução da TV TEM e sua importância para o interior de SP

Emissora que já teve sucursal em Marília e cobriu de perto Assis e região será homenageada com série especial e destaque nacional na programação da TV Globo

Descrição da imagem

Mundo • 20:31h • 01 de agosto de 2025

Menos selfie, mais escuta: protagonismo de terapeutas nas redes sociais levanta alerta ético

Psicólogos criticam exposição excessiva de profissionais que buscam visibilidade pessoal e ofuscam o foco do processo terapêutico: o sofrimento do paciente

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento • 19:43h • 01 de agosto de 2025

Remix de “The Phantom of the Opera” feito por brasileiros recebe aval inédito de Andrew Lloyd Webber

DJ Fábio Lopes, DJ Vallent e o tenor Thiago Arancam assinam versão eletrônica inédita com aval do autor e participação da Orquestra Sinfônica Estatal Russa

Descrição da imagem

Variedades • 18:32h • 01 de agosto de 2025

Leilão sem medo: o que é verdade e o que é mito nesse mercado em expansão

Com 40 anos de experiência, leiloeiro esclarece equívocos comuns e mostra por que o mercado de leilões pode ser uma oportunidade real para quem busca preço baixo e segurança

Descrição da imagem

Gastronomia & Turismo • 17:23h • 01 de agosto de 2025

Turismo noturno no Paraná ganha força com rotas culturais, história, música e gastronomia

Exemplo é o Tour Curitiba Sombria, roteiro temático, que percorre pontos do centro com narrativas baseadas em lendas e fatos históricos. Há bares dedicados ao rock and roll, rota da cerveja que se espalha pelo Interior, passeios para curtir estrelas e astronomia. A tudo isso se soma a gastronomia e natureza, como a caminhada noturna no Parque Vila Velha

Descrição da imagem

Cidades • 17:01h • 01 de agosto de 2025

Prefeitura de Assis finaliza atualização do Plano Diretor após quase duas décadas

Atualização marca avanço histórico no planejamento urbano da cidade; versão anterior era de 2006

Descrição da imagem

Responsabilidade Social • 16:44h • 01 de agosto de 2025

Conflitos com pets em condomínios desafiam regras internas e geram disputas judiciais

Especialistas defendem equilíbrio entre direitos dos tutores e bem-estar coletivo, enquanto decisões do STJ apontam limites para proibições

Descrição da imagem

Cidades • 16:23h • 01 de agosto de 2025

Projeto Guri abre matrículas para crianças e adolescentes no Polo Quatá

Programa oferece aulas gratuitas de música para diferentes faixas etárias com vagas limitadas

As mais lidas

Ciência e Tecnologia

Como se preparar para o primeiro apagão cibernético de 2025

Especialistas alertam para a necessidade de estratégias robustas para mitigar os impactos de um possível colapso digital

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento

Quanto seria o ingresso se o show de Lady Gaga fosse pago?