• Ame ou odeie: o ingrediente mais comentado do Natal tem mais vantagens do que parece
  • Réveillon 2026 combina luxo extremo, imóveis raros e risco crescente de estelionato
  • O que estamos realmente vendo no 3I/ATLAS? Novas imagens ampliam um enigma cósmico em construção
Novidades e destaques Novidades e destaques

Economia • 08:18h • 24 de julho de 2025

Estudo revela mudanças no consumo e quebra de estereótipos nas favelas

19% têm como maior sonho melhores condições de moradia

Jornalista: Carolina Javera MTb 37.921 com informações de Agência Brasil | Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Pesquisa diz que 62% dos moradores de favelas se sentem excluídos porque não têm condições financeiras de consumir produto que está na moda.
Pesquisa diz que 62% dos moradores de favelas se sentem excluídos porque não têm condições financeiras de consumir produto que está na moda.

Pesquisa realizada em favelas de todo o país analisou percepções sobre consumo, condições de vida e perspectivas dos moradores. Contrariando o estereótipo de que são espaços de pobreza, onde o próprio desejo pelo consumo enfrenta limitações, as respostas indicam um ambiente comercial pujante e alinhado às principais marcas e plataformas utilizadas no restante do país.

O estudo ouviu 16 mil pessoas, com atuação de mil voluntários ligados à Central Única das Favelas (Cufa), e metodologia do instituto de pesquisas Data Favela.

Entre as percepções, a de que 83% dos entrevistados preferem produtos que ao mesmo tempo sejam baratos, mas tenham qualidade; 85% se sentem realizados quando conseguem juntar recursos para comprar um produto de acesso mais difícil; e 78% se esforçam para adquirir produtos cujo acesso não foi possível quando eram mais jovens, o que denota uma percepção do consumo como conquista e do acesso como direito e pertencimento.

A sensação de frustração também foi investigada pela pesquisa. E mais: 50% dos entrevistados consideraram já ter passado por situação de constrangimento ou humilhação por não ter acesso a um produto, enquanto 62% se sentiram excluídos porque não têm condições financeiras de consumir um produto que está na moda.

Outro aspecto destacado pela pesquisa foi a percepção da importância dos cuidados com a aparência: 77% dos entrevistados disse se importar com a aparência, 57% consideraram produtos cosméticos como itens de primeira necessidade e 37% disseram que ter boa aparência é um elemento positivo para melhores condições profissionais.

Anseios

A pesquisa também buscou a percepção sobre quais os principais anseios dos moradores: 19% têm como maior sonho melhores condições de moradia e 18% mais acesso a hospitais e postos de saúde.

Outros 18% priorizaram mais segurança, enquanto 14% sonham com mais infraestrutura, como rede de esgoto e iluminação. O item Respeito para os moradores foi prioridade para 9% dos ouvidos, enquanto o item opções de lazer ficou com 7%; mais escolas com 5% e mais opções de transporte, 4%. Cinco por cento priorizaram outros sonhos e 1% não definiu nenhum desejo como prioritário.

Como a favela compra

O consumo on-line é realizado por seis em cada 10 moradores das favelas nas quais vivem no país cerca de 17 milhões de pessoas com mais de 18 anos em 8% dos lares do país.

As principais plataformas preferidas são Shopee, Mercado Livre e Shein, com 78% de menções como sites em que os moradores da região costumam comprar, com liderança considerável da primeira, usada por 40% dos entrevistados.

Quanto às intenções de compras em um intervalo de seis meses, 70% dos moradores de favelas pretendem adquirir peças de vestiário, 60% desejam comprar itens de beleza e perfumaria e 51% somente produtos de beleza. Material de construção está entre os desejos próximos de 51% dos entrevistados, mesmo número dos que têm pretensão de adquirir eletrodomésticos. Já 43% pretendem comprar eletrônicos, enquanto 43% sonham consumir cursos diversos e 29% cursos de idiomas.

A pesquisa apurou ainda dificuldades em compras on-line. E mais: 60% dos entrevistados relataram ocorrência de atrasos na entrega de encomendas, enquanto 20% não receberam encomendas, pois o endereço não foi encontrado. Metade dos entrevistados disse ter recebido mensagens ou e-mails fraudulentos sobre encomendas. Um terço dos ouvidos caiu em golpes de mensagens ou e-mails. 

Últimas Notícias

Descrição da imagem

Ciência e Tecnologia • 14:50h • 14 de dezembro de 2025

Dependência do WhatsApp cresce e força mercado a migrar para APIs oficiais e mais segurança

Bloqueios em alta, riscos operacionais e avanço das fraudes pressionam mercado a migrar para APIs oficiais e profissionalizar a mensageria

Descrição da imagem

Mundo • 14:26h • 14 de dezembro de 2025

Agência SP Verifica: veja o que é verdade e o que é mentira sobre a conta de água

Tarifa cobrada pela Sabesp será 15% menor do que se empresa ainda fosse estatal

Descrição da imagem

Economia • 13:38h • 14 de dezembro de 2025

Governo lança pacote “MEI em Ação” para fortalecer microempreendedores

Às vésperas dos 17 anos do Microempreendedor Individual, o Governo Federal anuncia um conjunto de ações que moderniza serviços, amplia o apoio público e reforça a digitalização para os quase 17 milhões de MEIs no Brasil

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento • 13:01h • 14 de dezembro de 2025

Cinco brincadeiras de férias que ajudam crianças a entender organização e planejamento financeiro

Atividades lúdicas estimulam raciocínio, escolhas conscientes e noções de valor desde cedo, segundo especialistas em educação

Descrição da imagem

Gastronomia & Turismo • 12:48h • 14 de dezembro de 2025

Ame ou odeie: o ingrediente mais comentado do Natal tem mais vantagens do que parece

Apesar da divisão nas mesas brasileiras, nutricionista explica por que a uva-passa segue firme nas receitas de fim de ano

Descrição da imagem

Variedades • 12:13h • 14 de dezembro de 2025

Marte fica no Rio Grande do Norte? Para um experimento da Embrapa, sim

A 100 km da capital potiguar, no município de Caiçara do Rio do Vento, o Habitat Marte é uma instalação que simula condições espaciais no coração do Semiárido

Descrição da imagem

Educação • 11:40h • 14 de dezembro de 2025

Microsoft e SENAI-SP fecham parceria para formar 50 mil profissionais em cibersegurança até 2026

Programa CyBR amplia qualificação técnica no país, prepara docentes e cria curso online aberto ao público com foco em proteção digital e mercado de trabalho

Descrição da imagem

Responsabilidade Social • 11:16h • 14 de dezembro de 2025

Dia Internacional dos Direitos Humanos destaca desafios antigos e novas ameaças

Crescimento da desinformação, pressões da transição energética e violações trabalhistas revelam a urgência de fortalecer garantias fundamentais

As mais lidas

Ciência e Tecnologia

Paralisação completa do 3I/Atlas intriga cientistas e realinhamento aponta para novo comportamento

Registros confirmados por observatórios independentes em três continentes mostram desaceleração em microetapas, parada total e ajuste direcional incomum, ampliando questionamentos sobre a natureza do visitante interestelar

Descrição da imagem

Ciência e Tecnologia

Como se preparar para o primeiro apagão cibernético de 2025