Educação • 10:10h • 05 de setembro de 2024
Etec de Tupã é semifinalista do prêmio ‘Solve for Tomorrow’ com projeto de bengala multissensorial
A competição premia ideias inovadoras criadas por estudantes e conta com a participação de três Etecs;
Da Redação | Com informações do Governo de SP | Foto: Divulgação

A Escola Técnica Estadual (Etec) Prof. Massuyuki Kawano, de Tupã, está entre os semifinalistas do prêmio nacional “Solve for Tomorrow”, promovido pela Samsung. O projeto “Canna – bengala multissensorial: autonomia para pessoas com deficiência visual”, desenvolvido pelos estudantes Luis Ciaramicolli, Luis Almeida e Felipe Soares, foi uma das três propostas das Etecs do Centro Paula Souza a conquistar a classificação entre as 20 melhores do país. A iniciativa busca usar tecnologia para facilitar a mobilidade de deficientes visuais.
O projeto de Tupã, orientado pela professora Michele Ruiz, utiliza sensores e microcontroladores, com software Arduino, que fazem a bengala vibrar quando detectam obstáculos no caminho. A ideia é proporcionar maior segurança e autonomia para pessoas com deficiência visual em suas locomoções diárias.
Além da Etec de Tupã, outras duas escolas técnicas estaduais também foram classificadas: a Etec Rosa Perrone Scavone, de Itatiba, com o projeto “Alerta de sonolência em motoristas utilizando visão computacional e robótica”, e a Etec Cel. Fernando Febeliano Costa, de Piracicaba, com o projeto “Pharmakos”, voltado para a gestão de medicamentos.
O projeto da Etec de Piracicaba busca resolver o problema de gestão de medicamentos de idosos e portadores de doenças crônicas
O prêmio “Solve for Tomorrow” é voltado a escolas públicas e estimula a criação de soluções inovadoras que utilizam ciência e tecnologia para resolver problemas da sociedade. O anúncio dos 10 finalistas ocorrerá no dia 10 de outubro, e os vencedores nacionais serão conhecidos em dezembro.
Projeto desenvolvido na Etec de Itatiba busca identificar sinais de sonolência no rosto dos motoristas
Aviso legal
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, integral ou parcial, do conteúdo textual e das imagens deste site. Para mais informações sobre licenciamento de conteúdo, entre em contato conosco.
Últimas Notícias
As mais lidas
Ciência e Tecnologia
Como se preparar para o primeiro apagão cibernético de 2025
Especialistas alertam para a necessidade de estratégias robustas para mitigar os impactos de um possível colapso digital