• Comércio de Assis aberto até às 17h neste sábado; promoção Dia das Mães confira as lojas participantes
  • Governo de SP promove Dia D de vacinação contra gripe neste sábado (10)
  • Quatá recebe disputa de basquete feminino Sub 12 com equipes regionais neste sábado
Novidades e destaques Novidades e destaques

Responsabilidade Social • 14:50h • 25 de fevereiro de 2025

Evento terá até 540 propostas para enfrentamento da emergência climática no Brasil

A 5ª Conferência Nacional de Meio Ambiente: as Conferências Estaduais e Distrital está marcada para 06 a 09 de maio, em Brasília (DF)

Da Redação com informações da CUT | Foto: Marcello Camargo/Agência Brasil

Uma das principais tarefas dos estados será avaliar e aprimorar as mais de dez mil propostas já apresentadas pelos municípios e entidades ambientalistas na primeira fase da Conferência.
Uma das principais tarefas dos estados será avaliar e aprimorar as mais de dez mil propostas já apresentadas pelos municípios e entidades ambientalistas na primeira fase da Conferência.

Após a realização de mais de mil conferências municipais, intermunicipais e livres de meio ambiente, chegou a hora de mais uma etapa importante da 5ª Conferência Nacional de Meio Ambiente: as Conferências Estaduais e Distrital.

Idealizadas para incentivar o diálogo e a construção de propostas para o enfrentamento da emergência climática, cada conferência estadual poderá elaborar até 20 propostas, sendo até quatro para cada um dos seguintes eixos temáticos: Mitigação, Adaptação, Transformação Ecológica, Justiça Climática, e Governança e Educação Ambiental. Além disso, cada conferência estadual deverá eleger, entre as pessoas delegadas municipais, aquelas que representarão cada estado na etapa nacional da conferência, marcada para 06 a 09 de maio, em Brasília (DF).

“Os estados regulam e fiscalizam atividades que contribuem para as emissões de carbono e também promovem políticas públicas importantes na área do meio ambiente, fortalecendo a resiliência climática. Além disso, colaboram com municípios e o governo federal para coordenar esforços em larga escala, o que é vital para tornar a resposta às mudanças climáticas mais integrada e eficaz", explica Marina Silva, ministra de Meio Ambiente e Mudança do Clima.

Segundo ela, uma das principais tarefas dos estados será avaliar e aprimorar as mais de dez mil propostas já apresentadas pelos municípios e entidades ambientalistas na primeira fase da Conferência. Entre elas, estão propostas diretamente relacionadas a atribuições que também são executadas diretamente pelos estados, como regulamentação do uso da terra, controle de emissões e promoção de energias renováveis, áreas essenciais para a redução da pegada de carbono.

“A participação dos estados também é vital para a transformação ecológica do país devido à vasta diversidade ambiental e socioeconômica do país. Cada estado enfrenta desafios climáticos únicos, como o desmatamento e os incêndios na Amazônia, desertificação no Nordeste ou enchentes no Sul, por exemplo. Assim, os estados têm a capacidade de implementar políticas regionais específicas que complementam as diretrizes nacionais, facilitando a adaptação e mitigação dos impactos climáticos”, completa Marina.

A importância da participação da sociedade nas conferências estaduais é reforçada pela Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente (Abema), que reúne as 26 secretarias de estado e 22 autarquias e fundações responsáveis pela implementação da política ambiental nos estados do Brasil. “As realidades brasileiras são diferentes em cada um dos estados. Portanto, é extremamente relevante a participação da sociedade nas conferências estaduais para que propostas concretas, que reflitam a realidade local, sejam levadas para a conferência nacional", convoca Mauren Lazzaretti, presidente da Abema e Secretária Estadual de Meio Ambiente de Mato Grosso.

Sobre as conferências estaduais

Segundo o cronograma da 5ª CNMA, integrantes da Comissão Organizadora Estadual (COE) definem a data e local da realização da Conferência Estadual/Distrital entre 15 de janeiro a 15 de março de 2025 e ficam responsáveis pela sua ampla divulgação.

Podem participar as pessoas delegadas eleitas nas conferências municipais e nas conferências livres do município (caso esteja previsto no Regulamento Estadual), as pessoas delegadas natas do estado, pessoas convidadas e observadores.

A convocação da Conferência Estadual ou Distrital deverá ser realizada, preferencialmente, pelo Poder Executivo Estadual ou Distrital, mediante publicação em meio de divulgação oficial e veículos de divulgação local.

No caso de o Poder Executivo Estadual ou Distrital não convocar a Conferência Estadual ou Distrital até 14 de fevereiro, a sociedade civil poderá fazê-lo a partir de 15 de fevereiro até 1º de março de 2025.

Já a quantidade de delegados nas conferências estaduais e distrital depende da população e do número de municípios de cada estado. São Paulo e Minas Gerais podem eleger até 70 delegados/as para a Conferência Nacional; Rio de Janeiro, Bahia, Paraná e Rio Grande do Sul podem eleger até 60 delegados/as; Pernambuco, Ceará e Pará até 50 delegados; Santa Catarina, Goiás, Paraíba e Maranhão até 40 delegados; os demais estados e o Distrito Federal podem eleger até 30 delegados/as.

Além disso, há uma proporção de delegação estadual e distrital para cada segmento da sociedade: 50% representantes da sociedade civil, sendo 80% destes da sociedade civil em geral e outros 20% de comunidades tradicionais e povos indígenas, 30% representantes do setor privado e 20% representantes do setor público, sendo 50% destes dos governos municipais e 50% dos governos estaduais, distrital ou federal.

Por fim, deve-se promover a presença de mulheres (cis ou trans) e pelo menos 50% de pessoas negras em cada delegação. Isso será viabilizado por meio de autodeclaração de gênero e raça dos delegados.

Últimas Notícias

Descrição da imagem

Cidades • 09:42h • 10 de maio de 2025

Horário especial no Ganha Tempo de Maracaí neste sábado: Aproveite para resolver serviços municipais

Neste sábado, 10 de maio, Ganha Tempo estará aberto das 9h às 12h para atender à população com serviços de Tributos

Descrição da imagem

Economia • 09:17h • 10 de maio de 2025

Renda média mensal dos brasileiros bate recorde e chega a R$ 3.057

Dados de 2024 constam da Pnad Contínua, divulgada pelo IBGE

Descrição da imagem

Cidades • 08:59h • 10 de maio de 2025

Comércio de Assis aberto até às 17h neste sábado; promoção Dia das Mães confira as lojas participantes

Sábado de compras e prêmios em Assis: participe da campanha da ACIA e concorra a iPhone e vale-compras

Descrição da imagem

Saúde • 08:28h • 10 de maio de 2025

Vacinação contra a gripe em Assis: ação especial neste sábado na Praça da Catedral

Prefeitura realiza vacinação contra a Influenza para grupos prioritários das 10h às 15h, com atenção especial aos mais vulneráveis

Descrição da imagem

Saúde • 08:02h • 10 de maio de 2025

Governo de SP promove Dia D de vacinação contra gripe neste sábado (10)

Ação visa a imunização da população dos grupos prioritários

Descrição da imagem

Variedades • 20:18h • 09 de maio de 2025

12 de maio: Lua Cheia em Escorpião e o mês dos taurinos como impulso para transformação e equilíbrio

Lua Cheia na segunda-feira, dia 12, traz poderosas energias para ciclos de fechamento e abertura de novos caminhos, em alinhamento com a temporada de Touro, segundo astrologia

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento • 17:38h • 09 de maio de 2025

Funk Soul na Praça: Evento gratuito promete muita dança e música em Ourinhos

Nesta sexta-feira, 9 de maio, a Praça Mello Peixoto será o palco de um evento cheio de swing e energia para todos os amantes de funk soul

Descrição da imagem

Esporte • 17:12h • 09 de maio de 2025

Quatá recebe disputa de basquete feminino Sub 12 com equipes regionais neste sábado

No dia 10 de maio, Ginásio Guido Pecchio será palco de grandes jogos de basquete entre cidades vizinhas

As mais lidas

Ciência e Tecnologia

Como se preparar para o primeiro apagão cibernético de 2025

Especialistas alertam para a necessidade de estratégias robustas para mitigar os impactos de um possível colapso digital

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento

Quanto seria o ingresso se o show de Lady Gaga fosse pago?