Responsabilidade Social • 09:38h • 10 de fevereiro de 2025
Expansão do programa TEAtivo traz mais inclusão e resultados positivos para crianças com TEA
Com resultados promissores, iniciativa que beneficia crianças com TEA deve ser ampliada para outras regiões do Brasil ainda este ano
Da Redação | Com informações do MEsp | Foto: Divulgação

Em uma reunião realizada na última terça-feira (04/01), o Ministério do Esporte e a Apae Brasil discutiram a ampliação do programa TEAtivo, que atualmente atende crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em nove capitais e dois municípios do Nordeste. A boa aceitação do programa, com resultados positivos para os participantes, resultou na proposta de expansão para mais cem núcleos em todo o Brasil ainda em 2025.
O ministro do Esporte, André Fufuca, demonstrou apoio à ampliação, afirmando que o ministério está disposto a colaborar para levar o programa a novos estados e fortalecer as políticas públicas voltadas para a inclusão. Fufuca destacou que o TEAtivo reflete o esforço do governo em atender as necessidades das pessoas com TEA e promover o desenvolvimento de suas capacidades, impactando positivamente a qualidade de vida.
Jarbas Feldner de Barros, presidente da Apae Brasil, ressaltou os benefícios observados nas crianças que participam do programa. "Além de melhora na verbalização, as crianças têm demonstrado menos agressividade, e a medicação está sendo reduzida. A avaliação antes e depois das atividades mostra o impacto positivo dessa iniciativa", afirmou o presidente, destacando o valor da ação para o bem-estar dos participantes.
Iniciativa do Ministério do Esporte promove inclusão de crianças com TEA e deve chegar a novas regiões | Foto: Mariana Raphael/MEsp
O TEAtivo, criado em outubro de 2023, tem como objetivo promover a inclusão e o desenvolvimento de crianças e adolescentes com deficiência, com foco especial no Transtorno do Espectro Autista. Com a expansão do programa, o Ministério do Esporte e a Apae Brasil reforçam o compromisso com a inclusão social e com a oferta de oportunidades a grupos historicamente excluídos.
De acordo com o secretário nacional de Paradesporto do MEsp, Fábio Araújo, a ampliação dos núcleos do TEAtivo é uma forma de dar continuidade à política de inclusão no esporte, garantindo que mais crianças e jovens possam se beneficiar dos programas de desenvolvimento e inclusão social.
O governo segue comprometido em apoiar iniciativas que atendam de forma eficaz as necessidades da população, colocando a inclusão no centro das políticas públicas e criando um futuro mais acessível e justo para todos.
Aviso legal
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, integral ou parcial, do conteúdo textual e das imagens deste site. Para mais informações sobre licenciamento de conteúdo, entre em contato conosco.
Últimas Notícias
As mais lidas
Ciência e Tecnologia
Como se preparar para o primeiro apagão cibernético de 2025
Especialistas alertam para a necessidade de estratégias robustas para mitigar os impactos de um possível colapso digital

Ciência e Tecnologia
As principais mudanças no algoritmo do Instagram em 2025 e como usá-las a seu favor