Mundo • 14:06h • 03 de setembro de 2024
Expansão ferroviária impulsiona desenvolvimento estratégico no estado de SP e no Brasil
Projetos como a Ferrovia Norte-Sul e a Transcontinental retomam a importância das ferrovias, alavancando a economia e promovendo integração regional
Da Redação | Com informações da Alesp/Assessoria do deputado Dirceu Dalben | Foto: Divulgação

Um novo ciclo de desenvolvimento estratégico está em curso no estado de São Paulo e em todo o Brasil, impulsionado pela revitalização e expansão da malha ferroviária. Projetos importantes, como a conclusão da Ferrovia Norte-Sul e a futura Ferrovia Transcontinental, que conectará o Atlântico ao Pacífico, estão trazendo de volta o papel fundamental que as ferrovias desempenharam no crescimento econômico brasileiro na primeira metade do século 20.
Historicamente, as ferrovias foram essenciais para o desenvolvimento do Brasil, mas nas últimas décadas o país viu uma redução significativa no uso desse meio de transporte, especialmente para o transporte de passageiros. Atualmente, apenas cerca de 20% das mercadorias no Brasil são transportadas por ferrovias, um número muito abaixo de países com dimensões continentais similares, como Rússia, Estados Unidos e Austrália. No entanto, o transporte ferroviário continua sendo vital para a exportação de produtos estratégicos, como minério de ferro, soja e milho, que compõem a maior parte da pauta de exportações brasileiras.
A conclusão da Ferrovia Norte-Sul, que conecta o porto de Itaqui, no Maranhão, ao porto de Santos, em São Paulo, marca um avanço significativo na infraestrutura ferroviária do país. Essa ferrovia é crucial para o escoamento eficiente de mercadorias e representa um marco na integração das regiões Norte, Nordeste e Sudeste. Além disso, a Ferrovia Transcontinental, projetada para atravessar o Brasil até o Peru, abrirá novas oportunidades de comércio e desenvolvimento, ao conectar os oceanos Atlântico e Pacífico.
A revitalização das ferrovias é vista como fundamental para o fortalecimento da infraestrutura logística do país e para a promoção de um desenvolvimento econômico mais equilibrado e sustentável em todo o território nacional. Esses projetos visam a melhorar a eficiência no transporte de mercadorias, reduzir custos logísticos e contribuir para a sustentabilidade ao diminuir a dependência do transporte rodoviário, que tem maiores emissões de carbono.
Aviso legal
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, integral ou parcial, do conteúdo textual e das imagens deste site. Para mais informações sobre licenciamento de conteúdo, entre em contato conosco.
Últimas Notícias
As mais lidas
Ciência e Tecnologia
Como se preparar para o primeiro apagão cibernético de 2025
Especialistas alertam para a necessidade de estratégias robustas para mitigar os impactos de um possível colapso digital