Mundo • 13:58h • 01 de maio de 2025
Fake news: Governo não distribui indenizações para vítimas de golpes
Plataforma Fala.BR é o canal oficial do Governo Federal para denúncias de golpes; vítimas de esquemas precisam acionar a justiça para terem direito a alguma indenização
Da Redação com informações de Agência Gov | Foto: Divulgação

Circula nas redes sociais um vídeo enganoso que afirma que o Governo Federal está pagando indenizações de R$ 4 mil a pessoas que sofreram golpes na internet. A informação é falsa. O vídeo utiliza tecnologia de deepfake, com imagem e voz geradas por inteligência artificial para simular um suposto advogado, dando aparência de credibilidade à fraude.
Para denunciar esse tipo de golpe, é possível usar a plataforma Fala.BR (www.falabr.cgu.gov.br), um canal oficial do governo para envio de denúncias, reclamações, sugestões e outras manifestações. O serviço está disponível 24 horas por dia, todos os dias da semana.
Não existe indenização automática
Para que uma pessoa tenha direito a algum tipo de indenização, é necessário entrar com uma ação judicial com o apoio de um advogado. Além disso, a vítima deve registrar boletim de ocorrência na delegacia para que o caso seja investigado pelas autoridades competentes.
Fraude é crime
Quem comete fraude eletrônica pode ser punido com reclusão de 4 a 8 anos e multa. A pena se aplica a crimes cometidos por meio de redes sociais, e-mails, ligações telefônicas ou outros meios fraudulentos. Se a vítima for idosa ou vulnerável, a pena pode ser aumentada em um terço, de acordo com a gravidade do caso.
Aviso legal
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, integral ou parcial, do conteúdo textual e das imagens deste site. Para mais informações sobre licenciamento de conteúdo, entre em contato conosco.
Últimas Notícias
As mais lidas
Ciência e Tecnologia
Como se preparar para o primeiro apagão cibernético de 2025
Especialistas alertam para a necessidade de estratégias robustas para mitigar os impactos de um possível colapso digital

Ciência e Tecnologia
As principais mudanças no algoritmo do Instagram em 2025 e como usá-las a seu favor