• USP desenvolve bandejas biodegradáveis com amido e cúrcuma como alternativa ao isopor
  • Obra em 3D criada por estagiários da FEMA amplia acessibilidade em exposição no MAPA
  • Defesa Civil emite alerta de baixa umidade para 111 cidades do interior de SP
Novidades e destaques Novidades e destaques

Política • 14:10h • 09 de setembro de 2024

Fernando Nascimento apresenta 43 propostas sustentáveis para transformar Assis

Candidato do Partido Verde busca conciliar desenvolvimento econômico, justiça social e preservação ambiental em projetos voltados à inclusão, sustentabilidade e cultura

Da Redação | Foto: Arquivo pessoal

Fernando detalha suas propostas, que estão alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU para 2030
Fernando detalha suas propostas, que estão alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU para 2030

Fernando Nascimento, candidato a vereador pelo Partido Verde (PV) em Assis, lançou sua campanha apresentando 43 propostas sustentáveis, com o objetivo de transformar a cidade em um modelo de equilíbrio entre desenvolvimento econômico, justiça social e preservação ambiental. Com um e-book disponível online, Fernando detalha suas ideias, que estão alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU para 2030. Ele usa o trocadilho “Assistentável” para refletir sua visão de um futuro sustentável para Assis.

Principais propostas

Sustentabilidade e Meio Ambiente: Entre as iniciativas de Fernando Nascimento, destaca-se uma série de projetos voltados à sustentabilidade, como o Assis Agro Sustentável, que visa fortalecer a agricultura orgânica em parceria com a APRO (Associação dos Produtores Orgânicos de Assis e Região). Ele também propõe o projeto Cinturão Verde, com ações para preservar áreas verdes, e Jardim do Mel, que prevê a instalação de colmeias na cidade para a conservação ambiental e a polinização.

Outra proposta é a implantação de Telhados Verdes, aproveitando espaços urbanos para criar áreas verdes que melhoram a qualidade do ar e a temperatura. Fernando defende a criação de programas de Compostagem para reciclar resíduos orgânicos, além da implementação de Mosquitos do Bem, um projeto que combate o Aedes aegypti, transmissor da dengue.


Candidato a vereador, Fernando Nascimento | Foto: Aquivo Pessoal

Mobilidade e Ecoturismo: O incentivo ao cicloturismo e à mobilidade sustentável é uma das bandeiras do candidato, que apresenta o projeto PedalAssis, voltado para o turismo rural e urbano. O projeto envolve a criação e ampliação de ciclorrotas rurais, oferecendo pontos de apoio aos ciclistas, além de incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte sustentável.

Inclusão Social e Diversidade: Outro destaque do e-book é o projeto Assis TRANSforma, que visa promover a dignidade e inclusão social da população trans. Além disso, o candidato defende a reformulação da Lei Municipal para capacitação contínua de profissionais que atendem pessoas com TEA (Transtorno do Espectro Autista) e TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade), garantindo melhor qualidade de vida para esses grupos.


Fernando Nascimento é candidato a vereador pelo Partido Verde em Assis - SP | Foto: Arquivo Pessoal

Na área da equidade racial, o projeto Vidas Negras Importam busca promover políticas públicas que valorizem a população negra e combatam o racismo estrutural. O candidato também planeja um projeto de Festa das Nações, em parceria com a Secretaria Estadual de Turismo, para celebrar a diversidade cultural de Assis.

Entrevista: Destaques das propostas de Fernando Nascimento

Em relação ao Mercadão Municipal, como o senhor pretende reverter a situação de abandono e transformá-lo em uma atração turística para Assis?

Fernando Nascimento: Reestatizar o Mercado Municipal é uma das minhas propostas. O primeiro passo será fazer um levantamento do valor de cada box, ocupado ou não. Em seguida, desenvolveremos um projeto arquitetônico que mantenha as características históricas, aliado a melhorias nos arredores. Depois, submeteremos os projetos ao IPHAN ou CONDEPHAAT para garantir a preservação e buscar recursos. O objetivo é resgatar a história e o viés turístico do Mercadão, transformando-o em um centro gastronômico. Todo o processo será feito ouvindo a população e os lojistas, garantindo as melhores condições para todos.

Como o projeto “PedalAssis” vai contribuir para o trânsito sustentável? Existe previsão de criação ou expansão de ciclovias?

Fernando Nascimento: O projeto “PedalAssis” vai além do incentivo ao cicloturismo rural. Queremos ouvir os ciclistas e propor a criação e ampliação de ciclorrotas, com pontos de apoio nos finais de semana. Dentro da cidade, vou propor adendos ao Plano Diretor para a instalação de ciclovias em vias arteriais, com estacionamento em 45º e ciclovias do outro lado. Além disso, cogitamos a contratação de empresas para explorar o serviço de aluguel de bicicletas e patinetes elétricos, como já ocorre em cidades como Sorocaba. Ouviremos engenheiros de trânsito para viabilizar o projeto de forma técnica e segura.

Como o senhor pretende viabilizar os projetos de sustentabilidade, como o Assis Agro Sustentável e os telhados verdes?

Fernando Nascimento: Transformar Assis em uma cidade sustentável é urgente. Temos que pensar no futuro, afinal, não existe "planeta B". Quero fortalecer a agricultura orgânica, em parceria com entidades como a APRO, e fomentar o turismo rural, nos moldes do Circuito das Frutas em Jundiaí. Para viabilizar esses projetos, buscaremos recursos do PRONAF, Microbacias II e outros fundos. Além disso, temos que resolver questões como a compostagem. Por exemplo, antigamente tínhamos uma usina de compostagem aqui em Assis, hoje desativada, e que poderia ser resgatada para reutilizar folhas e galhos como adubo. A instalação de telhados verdes também deveria ser priorizada, como alternativa sustentável. Já existe um projeto em Palmital para geração de energia por resíduos sólidos, e Assis poderia aprender com essa experiência.

Em relação aos projetos de inclusão, como o Assis TRANSforma e a capacitação contínua de profissionais para TEA e TDAH, quais são suas primeiras ações para garantir a implementação dessas propostas?

Fernando Nascimento: Inclusão é um tema sensível, mas extremamente necessário. Quando falo de projetos como o ‘Assis TRANSforma’, penso na importância de permitir que todos tenham as mesmas oportunidades e direitos garantidos, independentemente de questões como identidade de gênero ou qualquer outra diferença. A função do Estado é garantir que todos sejam respeitados e que haja oportunidades dignas de trabalho e desenvolvimento para todos. No que se refere à população com TEA e TDAH, a Lei Municipal 5642/2012 precisa ser atualizada para incluir capacitação contínua dos profissionais das redes públicas municipais de saúde, educação e assistência social. Isso garantirá um atendimento de qualidade a essas pessoas. Se necessário, o orçamento municipal terá que ser ajustado para contratar mais profissionais. Nosso foco é garantir uma vida melhor para essas crianças e adolescentes, e isso é uma responsabilidade que o poder público não pode deixar de cumprir.

Perfil do Candidato: Quem é Fernando Nascimento?

Fernando, casado com Carla e pai de Mateus, é bancário, cristão protestante e comprometido com o desenvolvimento social, ambiental e econômico de Assis. Seu principal objetivo como vereador é construir uma cidade que sirva de exemplo para o país, onde a administração pública seja um serviço à população e ao futuro da cidade.


Fernando em família com a esposa Carla e o filho Matheus | Foto: Arquivo Pessoal

Últimas Notícias

Descrição da imagem

Responsabilidade Social • 10:04h • 10 de setembro de 2025

Agora pessoas surdas podem agendar atendimento em Libras pelo Meu INSS

Nova opção amplia a inclusão e promove acessibilidade, cidadania e respeito à comunidade surda em todo o país

Descrição da imagem

Ciência e Tecnologia • 09:43h • 10 de setembro de 2025

USP desenvolve bandejas biodegradáveis com amido e cúrcuma como alternativa ao isopor

Pesquisadores da USP criaram protótipos de bandejas feitas com amido de mandioca e resíduo de cúrcuma. As embalagens se decompõem em menos de um mês e podem substituir o isopor em alimentos perecíveis e fast food

Descrição da imagem

Saúde • 09:21h • 10 de setembro de 2025

Anvisa proíbe Suplementos da Ervas Brasillis Produtos Naturais

Empresa não possui licenciamento sanitário

Descrição da imagem

Mundo • 08:41h • 10 de setembro de 2025

Licenciamento 2025: prazo para placas 5 e 6 termina em setembro

De acordo com o Detran-SP, 46,6% dos veículos registrados no estado já fizeram o licenciamento até junho - 9,8 milhões do total de 21 milhões

Descrição da imagem

Saúde • 08:19h • 10 de setembro de 2025

Vacina da gripe é eficaz? Especialistas do Butantan explicam

Imunizante protege principalmente crianças e idosos contra formas graves, hospitalizações e mortes e tem eficácia dentro de padrão estabelecido pela OMS

Descrição da imagem

Responsabilidade Social • 08:07h • 10 de setembro de 2025

Obra em 3D criada por estagiários da FEMA amplia acessibilidade em exposição no MAPA

Girassol em relevo permite que pessoas com deficiência visual tenham experiência sensorial na mostra “Olhares que Transformam”, no MAPA

Descrição da imagem

Mundo • 07:56h • 10 de setembro de 2025

Defesa Civil emite alerta de baixa umidade para 111 cidades do interior de SP

Cidades atingiram índices de umidade próximos a 12% e temperaturas acima dos 35°C; principais regiões alertadas foram São José do Rio Preto, Araçatuba, Franca e Barretos

Descrição da imagem

Responsabilidade Social • 18:29h • 09 de setembro de 2025

SaferNet vai ensinar supervisão e controle parental na internet

Formação continuada começa nesta quarta-feira (10)

As mais lidas

Ciência e Tecnologia

Como se preparar para o primeiro apagão cibernético de 2025

Especialistas alertam para a necessidade de estratégias robustas para mitigar os impactos de um possível colapso digital

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento

Quanto seria o ingresso se o show de Lady Gaga fosse pago?