Cultura e Entretenimento • 16:21h • 01 de julho de 2025
Festival Literário do Galpão Cultural celebra a diversidade com arte, música e literatura
Evento gratuito acontece dia 5 de julho, das 17h às 23h, e integra o projeto Ponte de Leitura, reunindo contação de histórias, feira solidária, apresentações e discotecagem
Jornalista: Luis Potenza MTb 37.357 | Foto: Divulgação

A Biblioteca Comunitária do Galpão Cultural promove, no próximo sábado, 5 de julho, a 3ª edição do Festival Literário, transformando o espaço em um grande encontro cultural gratuito, das 17h às 23h, com atividades para todas as idades e públicos.
Parte do projeto Ponte de Leitura, o festival é uma iniciativa de artes integradas que busca aproximar a literatura de linguagens como música, teatro e arte popular. Em sua proposta, estimula o diálogo entre diferentes expressões culturais, demonstrando as conexões possíveis entre palavra, imagem e som.
Em sua terceira edição, as duas primeiras aconteceram em 2022, o evento reafirma o compromisso com a diversidade e a representatividade, priorizando artistas LGBTQIAPN+, indígenas e negros, para garantir não apenas inclusão, mas reconhecimento e valorização de vozes historicamente marginalizadas.
A programação detalhada começa às 17h com a contação de histórias do livro “Elmer, o elefante xadrez” de David McKee e uma brincadeira com argila, ambas conduzidas por Odília Barbosa. No mesmo horário, abrem também a feira de economia solidária e o espaço com jogos de tabuleiros afrocentrados, conduzido por Evelyn Mayra, pedagoga e estudante de educação física de Presidente Prudente.
Às 17h30, ocorre a roda literária de conversa “Escrita como território político, sensível e transformador”, com Vê, Aimée e Fellina, mediada por Ana Paula. Às 18h30, é a vez das Histórias da Nana, seguidas, às 19h, por “Canções da Literatura”, apresentação voz e violão de Eduardo Botazzo, interpretando músicas que dialogam com obras literárias.
A programação segue às 20h com “Compadre Morte”, teatro de rua encenado pelo grupo Fabricantes & Matulão. Às 21h, o público confere a estreia de Shelly, com um pocket show e declamação de poesia. Para encerrar a noite em clima festivo, às 21h30 DJ Paul comanda a discotecagem com muito alto astral e brasilidades.
O Festival Literário é parte do Projeto Ponte de Leitura, contemplado no Edital de Chamamento Público nº 04/2024 - Fomento à execução de ações culturais e apoio direto a projetos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura.
Para acompanhar a programação completa e outras atividades da biblioteca, basta seguir o perfil oficial no Instagram.
Aviso legal
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, integral ou parcial, do conteúdo textual e das imagens deste site. Para mais informações sobre licenciamento de conteúdo, entre em contato conosco.
Últimas Notícias
As mais lidas
Ciência e Tecnologia
Como se preparar para o primeiro apagão cibernético de 2025
Especialistas alertam para a necessidade de estratégias robustas para mitigar os impactos de um possível colapso digital