• Operação 'Strang Things' combate tráfico de drogas em Palmital com prisões e apreensões
  • Fim do suporte ao Windows 10: o que as empresas precisam saber sobre os riscos e alternativas
  • Coleta de lixo em Cândido Mota não ocorrerá no feriado de 1º de maio
Novidades e destaques Novidades e destaques

Cultura e Entretenimento • 13:44h • 04 de abril de 2025

FICAR 2025: Confusão nas redes sociais e desafios orçamentários deixam futuro do evento em aberto

Confusão entre os perfis de redes sociais e o rompimento da associação causam incerteza, mas a Prefeitura de Assis busca encontrar uma solução dentro das possibilidades orçamentárias para garantir uma versão da FICAR

Da Redação | Com informações da PMA | Foto: Frame/Redes Sociais

Rompimento com a associação gera incerteza sobre FICAR 2025, mas Prefeitura busca alternativas
Rompimento com a associação gera incerteza sobre FICAR 2025, mas Prefeitura busca alternativas

A cidade de Assis viveu uma onda de especulações e confusão nos últimos dias após o anúncio da Associação Assisense de Rodeios sobre o rompimento da parceria com a FICAR 2025. A decisão de não realizar o evento, pelo menos em parceria com a associação, gerou muitos boatos, principalmente nas redes sociais, onde a FICAR é associada diretamente à imagem da associação.

A situação se tornou ainda mais confusa devido ao fato de o perfil oficial de redes sociais da FICAR ser gerido pela própria Associação Assisense de Rodeios. Por conta disso, muitos moradores confundiram a interrupção da parceria com o cancelamento do evento, quando, na realidade, a decisão da associação foi apenas de não organizar o evento deste ano. O perfil oficial da FICAR, usado pela associação para divulgar suas ações, acabou gerando uma mistura de informações que levou à confusão popular.

Em um pronunciamento oficial nas redes sociais, a prefeita de Assis, Telma Spera, buscou esclarecer a situação e garantir à população que a cidade não ficará sem eventos e cultura, mas que, dada a situação financeira do município e os limites orçamentários, a FICAR 2025 precisa ser repensada. A prefeita explicou que, devido ao orçamento municipal, a prefeitura não tem condições de assumir um evento dessa magnitude neste ano. Ela ressaltou que, embora o evento seja uma tradição importante para a cidade, o valor total para sua realização, de cerca de R$ 2,4 milhões, ultrapassaria o orçamento disponível, comprometendo outras ações culturais e eventos no município.

O que realmente aconteceu?

Embora a associação tenha decidido não organizar a FICAR 2025, a confusão se deu principalmente pelo perfil da FICAR nas redes sociais, que possui mais de 40 mil seguidores, não diferencia claramente entre a feira organizada pela associação e a feira que envolve o apoio da Prefeitura. A associação, ao anunciar o rompimento, usou as redes sociais da FICAR, o que fez muitos entenderem que o evento inteiro seria cancelado, e não apenas a parceria com a organização.

Outro ponto importante é que a prefeitura, tradicionalmente, apoia o evento, mas não é responsável direta pela organização. A administração pública pode auxiliar na logística, segurança e infraestrutura, por exemplo, enquanto a organização do evento fica a cargo da Associação Assisense de Rodeios. Com a decisão da associação de não seguir com a parceria, a cidade ficou em uma situação em que a FICAR não será realizada, pelo menos não da forma como os moradores estão acostumados.

A prefeita destacou, também, que não foi assinado nenhum contrato até o momento para a realização da FICAR 2025. Isso se deve ao fato de que a gestão tem procurado formas de organizar o evento dentro das condições legais e orçamentárias disponíveis. Telma explicou que, devido à transição de governo, a gestão atual não tinha conhecimento completo da situação financeira da prefeitura no momento de assumir o comando, o que dificulta ainda mais o planejamento para eventos deste porte.

O futuro da FICAR em Assis

Com a decisão de não realizar o evento como um todo, a Prefeitura de Assis está agora buscando alternativas viáveis para que a FICAR 2025 possa acontecer, de uma forma que se encaixe dentro do orçamento municipal e mantendo o apoio da instituição da cidade. Para isso, uma comissão foi criada com a missão de reorganizar a programação, buscando alternativas de patrocínio, parcerias e soluções financeiras. A prefeita também destacou a importância da feira para a cidade, não apenas como evento de lazer, mas como um motor para o desenvolvimento econômico, com o envolvimento do comércio local e de trabalhadores temporários.

O objetivo da Prefeitura é garantir que a FICAR continue sendo uma vitrine para os produtores locais, para o agronegócio e para o turismo na cidade. A ideia é que, mesmo com uma FICAR reduzida, o evento possa continuar sendo destaque para o que há de melhor na cidade, com foco em negócios, agricultura e cultura. A prefeita comentou que a essência da FICAR não será perdida, mas talvez adaptada à realidade financeira atual.

Portanto, embora a FICAR 2025, como todos esperavam, não seja realizada pela associação, a cidade de Assis está longe de desistir da ideia do cancelamento da Feira. A prefeita e a equipe de gestão estão trabalhando arduamente para garantir que, dentro das possibilidades, a FICAR, de alguma forma, seja adaptada para os tempos atuais e para a realidade do município. A expectativa agora é que novas parcerias possam ser firmadas, novas soluções encontradas e que a cidade continue a oferecer cultura, lazer e oportunidades de negócios para todos.

Leia a nota completa publicada pela Prefeitura de Assis na tarde de sexta-feira, 04 de abril

"Prefeitura de Assis vai criar comissão para avaliar Formato da FICAR e outros eventos da cidade

Diante da oficialização da saída da Associação Assisense de Rodeios (AAR) da organização da FICAR, a Prefeitura de Assis vai instituir uma comissão especial para definir os próximos passos e garantir que os eventos da cidade aconteçam de forma estruturada, legal e viável.

O grupo estará focado em analisar todas as possibilidades para a realização da FICAR 2025, considerando por exemplo, pontos como:

- Viabilidade da FICAR em 2025 – Será possível realizar o evento no modelo tradicional ainda este ano?

- Licitação para organização – Caso haja tempo hábil, a Prefeitura abrirá um processo legal para que associações interessadas organizem os shows, rodeios e demais atrações.

- Captação de patrocinadores – Com a Prefeitura arcando com apenas um show, a comissão buscará parcerias privadas para garantir uma programação diversificada.

- Formato do evento – Estudo de alternativas para definir a duração do evento (três ou cinco dias) e a melhor estrutura para atender a população.

- Apoio ao comércio local – Prioridade para comerciantes, produtores e empreendedores de Assis, garantindo que o evento fortaleça a economia local.

- Parcerias com entidades filantrópicas – Algumas instituições já manifestaram interesse em participar e destinar os lucros para ações sociais.

- Parque de diversões acessível – A comissão buscará parcerias que viabilize que crianças das escolas municipais tenham acesso gratuito ao parque no período da tarde.

A Prefeitura reforça seu compromisso com a transparência e a valorização dos eventos que impulsionam o desenvolvimento econômico e cultural de Assis. As próximas decisões serão tomadas com responsabilidade, garantindo que a cidade continue a crescer e a oferecer entretenimento de qualidade à população.

Assessoria de Comunicação – Prefeitura de Assis
Juntos, por um novo tempo!"

*Matéria atualizada às 16:26 para inclusão da nota da Prefeitura Municipal de Assis

Assista ao pronunciamento oficial de Telma Spera


Últimas Notícias

Descrição da imagem

Policial • 19:39h • 30 de abril de 2025

Operação 'Strang Things' combate tráfico de drogas em Palmital com prisões e apreensões

Ação conjunta resulta em prisões e apreensão de substâncias ilícitas em diferentes residências do município

Descrição da imagem

Ciência e Tecnologia • 17:32h • 30 de abril de 2025

O surgimento do gestor de inteligência artificial no Brasil e a crescente demanda por essa profissão inovadora

Profissional especializado em IA ganha destaque no mercado, com a necessidade de 97 milhões de novos empregos até 2025, segundo o Fórum Econômico Mundial.

Descrição da imagem

Variedades • 17:10h • 30 de abril de 2025

Smartphones não são o problema: a cultura digital é o que adoece nossos jovens, afirma especialista

Pesquisadora da FGV aponta que a verdadeira questão está no uso disfuncional da tecnologia e na cultura de exposição e humilhação nas redes sociais

Descrição da imagem

Cidades • 16:39h • 30 de abril de 2025

Pratas da Casa: Teatro Municipal recebe uma noite de homenagens aos protagonistas da arte mariliense

Marília homenageia artistas locais

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento • 16:11h • 30 de abril de 2025

Cinema nos Bairros leva diversão ao Jardim Bela Vista, em Florínea, com a exibição de Moana 2 nesta quarta

Primeira edição do projeto traz cinema ao ar livre para toda a família em Florínea

Descrição da imagem

Ciência e Tecnologia • 15:55h • 30 de abril de 2025

Fim do suporte ao Windows 10: o que as empresas precisam saber sobre os riscos e alternativas

Com o fim das atualizações de segurança, empresas devem se preparar para a migração ao Windows 11 e adotar estratégias para evitar riscos e custos elevados

Descrição da imagem

Saúde • 15:08h • 30 de abril de 2025

Saúde em Ação: Maracaí oferece atendimento gratuito à população nos dias 1, 2 e 3 de maio

Ações de saúde vão desde exames oftalmológicos até vacinas antirrábicas, com atividades para toda a família

Descrição da imagem

Esporte • 14:21h • 30 de abril de 2025

Feriado de 1º de maio em Florínea terá grandes disputas no Torneio da Amizade Sub-10

A partir das 8h30 no Ginásio Zuinão, a nova geração de craques promete grandes emoções no feriado de 1º de maio

As mais lidas

Ciência e Tecnologia

Como se preparar para o primeiro apagão cibernético de 2025

Especialistas alertam para a necessidade de estratégias robustas para mitigar os impactos de um possível colapso digital