• Por que os tutores de pets não são mais chamados de donos
  • Carlo Acutis é proclamado santo, o primeiro millennial a ser canonizado pela Igreja Católica
  • Desinformação e violência contra jornalistas marcam reflexão sobre o Dia da Liberdade de Imprensa
Novidades e destaques Novidades e destaques

Responsabilidade Social • 16:40h • 29 de setembro de 2024

Fim do desperdício: como o Paraná virou exemplo de reaproveitamento de alimentos

Doações de produtos in natura ou processados nas Ceasas do Estado beneficiam cerca de 1,3 milhão de pessoas direta e indiretamente

Da Redação/Agência Estadual Notícias Pr | Foto: Geraldo Bubniak/AEN

Programa Comida Boa - O Dia Internacional de Conscientização sobre Perdas e Desperdício de Alimentos é comemorado no dia 29 de setembro.
Programa Comida Boa - O Dia Internacional de Conscientização sobre Perdas e Desperdício de Alimentos é comemorado no dia 29 de setembro.

A Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) instituiu em 2019 o Dia Internacional de Conscientização Contra o Desperdício de Alimentos, que é celebrado no próximo domingo, 29 de setembro. No Paraná, o programa Banco de Alimentos Comida Boa, do Governo do Estado, tornou-se um exemplo de política pública com este objetivo ao garantir o reaproveitamento de frutas, verduras e outros produtos alimentícios que iriam para o lixo por não terem condições de ser comercializados, beneficiando assim cerca de 1,3 milhão de pessoas direta e indiretamente.

A iniciativa coleta alimentos não comercializados pelos atacadistas e produtores rurais, mas que ainda estão em boas condições de consumo. Os alimentos são doados in natura ou processados para 342 instituições que prestam assistência social, como creches, orfanatos, casas de recuperação, abrigos e hospitais públicos, além de também serem utilizadas no contraturno escolar e repassadas diretamente a famílias em situação de vulnerabilidade social.

Criado pelo Governo do Estado em abril de 2020 por causa da pandemia, o programa evitou de imediato o desperdício de aproximadamente 50 toneladas de alimentos que eram descartados diariamente. A iniciativa é coordenada pela Ceasa Paraná e, depois de um período inicial de funcionamento em Curitiba, está atualmente disponível nas demais Centrais de Abastecimento, em Cascavel, Foz do Iguaçu, Londrina e Maringá.

Segundo o presidente da Ceasa Paraná, Eder Bublitz, o programa tem evoluído gradativamente, com melhoria dos processos e ampliação da abrangência. Em 2023, foi doada uma média de mais de 443 toneladas de alimentos por mês, o que representa um volume anual de 5,3 mil toneladas. Já entre janeiro e julho de 2024, a média das doações está em 466 toneladas mensais, um aumento de quase 5% entre os dois anos.

“São alimentos que, apesar de estarem em um ponto que não atende a demanda para venda nos mercados, possuem altíssima qualidade nutricional e estão em perfeitas condições de consumo”, explicou Bublitz. “Tenho a convicção de que vamos superar o volume de alimentos doados no ano passado com centenas de entidades que trabalhamos em parceria”.

Uma das instituições beneficiadas é a Associação Cristã de Apoio aos Dependentes Químicos de Quitandinha, na Região Metropolitana de Curitiba. Fundada há uma década, a organização é parceira do Banco de Alimentos Comida Boa há quatro anos. Para o fundador da Associação, Vanderlei Martins, os alimentos doados fazem toda a diferença para garantir a manutenção dos serviços prestados por voluntários.

“Nós coletamos as doações de frutas, verduras e produtos de panificação todas as quintas-feiras e vamos utilizando no decorrer dos dias para alimentação das 70 pessoas que atendemos atualmente”, disse Martins. “Isso nos ajuda bastante porque oferecemos cinco refeições por dia, e mesmo com a nossa sede estando a 70 quilômetros de distância da Ceasa compensa virmos até aqui toda a semana porque o alimento que levamos é de boa qualidade”.

E até mesmo quando os alimentos já não possuem mais condições para consumo humano eles não são descartados. Por meio de uma parceria com o Instituto Água e Terra (IAT), a Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento (Seab) e criadouros de animais, estas frutas e verduras ajudam a matar a fome de diferentes espécies de animais silvestres, boa parte delas resgatadas em situação de abandono ou maus-tratos.

Reconhecimento Internacional

Os resultados do programa paranaense têm chamado a atenção de outros estados e até mesmo de outros países, como a Alemanha, México, Paraguai, Chile, Bolívia e Peru. “Já recebemos diversos representantes internacionais na Ceasa, que vieram conhecer o projeto do Governo do Paraná para replicar este modelo de redução do desperdício de alimentos”, contou o presidente da Ceasa Paraná.

Últimas Notícias

Descrição da imagem

Responsabilidade Social • 19:25h • 07 de setembro de 2025

Por que os tutores de pets não são mais chamados de donos

Mudança de conceito reflete o reconhecimento dos animais como seres sensitivos, capazes de sentir emoções e estabelecer vínculos afetivos

Descrição da imagem

Mundo • 18:52h • 07 de setembro de 2025

Carlo Acutis é proclamado santo, o primeiro millennial a ser canonizado pela Igreja Católica

Jovem italiano que usava a internet para evangelizar é reconhecido por seus milagres no Brasil e na Itália e passa a ser exemplo para fiéis do mundo inteiro

Descrição da imagem

Economia • 17:36h • 07 de setembro de 2025

O que investidores querem ouvir na primeira reunião com uma startup

Clareza, domínio dos números e plano objetivo são fatores decisivos para conquistar capital e avançar nas negociações

Descrição da imagem

Gastronomia & Turismo • 16:15h • 07 de setembro de 2025

Cidade Turística ideal é aquela que acolhe bem seus moradores, mostra levantamento

Realizado pela revista Ana Maria, a pesquisa apontou as melhores cidades turísticas do Brasil para se morar. O que elas têm em comum?

Descrição da imagem

Responsabilidade Social • 15:42h • 07 de setembro de 2025

Pesquisa mede impacto de mudanças do clima e desmatamento na Amazônia

Trabalho é de pesquisadores da Universidade de São Paulo

Descrição da imagem

Responsabilidade Social • 14:59h • 07 de setembro de 2025

Desinformação e violência contra jornalistas marcam reflexão sobre o Dia da Liberdade de Imprensa

Garantida pela Constituição, a liberdade de imprensa segue sob ataques e exige reflexão sobre seu papel em 2025

Descrição da imagem

Cidades • 14:27h • 07 de setembro de 2025

Marília vai receber a carreta do projeto “Museu Catavento – Na Estrada”

A cidade foi escolhida devido ao reconhecimento do Governo do Estado pelos trabalhos realizados no âmbito cultural

Descrição da imagem

Gastronomia & Turismo • 13:36h • 07 de setembro de 2025

’Rota da luz’ e ‘caminho da fé’ terão reforço na segurança com mais de 2,2 mil policiais

Região do Vale do Paraíba recebeu 22 novas viaturas que serão usadas na Operação Romeiros

As mais lidas

Ciência e Tecnologia

Como se preparar para o primeiro apagão cibernético de 2025

Especialistas alertam para a necessidade de estratégias robustas para mitigar os impactos de um possível colapso digital

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento

Quanto seria o ingresso se o show de Lady Gaga fosse pago?