Educação • 14:32h • 28 de maio de 2025
Fim do prazo: empresas têm até 31 de maio para se cadastrar no BEEM
Novo programa de estágio é aberto a estudantes de cursos técnicos do Ensino Médio; governo de São Paulo é responsável pelo pagamento das bolsas nos primeiros seis meses de contrato
Jornalista: Carolina Javera MTb 37.921 com informações da Secretaria de Educação de SP | Foto: Arquivo Âncora1
Termina no próximo dia 31 de maio o prazo para que empresas interessadas se cadastrem no programa Bolsa Estágio Ensino Médio (BEEM), da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP). Nesta primeira edição de 2025, são ofertadas 10 mil vagas para estudantes da 2ª e 3ª séries do Ensino Médio que estejam matriculados no itinerário de formação técnica e profissional.
A bolsa será paga pelo governo paulista por um período inicial de seis meses. O objetivo é aproximar os alunos do mercado de trabalho e incentivar a formação prática em empresas de diferentes setores.
Até a semana passada, cerca de 1.500 empresas já haviam aderido ao programa. Para firmar parceria, é necessário que a instituição forneça auxílio-transporte e conte com um profissional responsável por supervisionar os estagiários, com formação ou experiência compatível com a área técnica dos cursos oferecidos pela Seduc-SP.
Os estudantes atuarão como estagiários dentro das regras da Lei Federal nº 11.788/08, com jornada semanal entre 12 e 20 horas. Os valores das bolsas variam de R$ 422,03 a R$ 851,46, dependendo da carga horária e do curso técnico.
Além do pagamento das bolsas, o governo estadual também cobre o seguro contra acidentes pessoais. A seleção dos estagiários é feita em parceria com o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), que auxilia no processo de recrutamento.
Após o período inicial de seis meses, as empresas podem optar por renovar o contrato dos estagiários.
“O BEEM foi criado com o propósito de aproximar o jovem do mundo do trabalho. As empresas que participam do programa recebem estudantes preparados tecnicamente e motivados para aprender e crescer junto com o time”, explica Daniel Barros, diretor pedagógico da Seduc-SP.
Aviso legal
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, integral ou parcial, do conteúdo textual e das imagens deste site. Para mais informações sobre licenciamento de conteúdo, entre em contato conosco.
Últimas Notícias
As mais lidas
Ciência e Tecnologia
Paralisação completa do 3I/Atlas intriga cientistas e realinhamento aponta para novo comportamento
Registros confirmados por observatórios independentes em três continentes mostram desaceleração em microetapas, parada total e ajuste direcional incomum, ampliando questionamentos sobre a natureza do visitante interestelar
Ciência e Tecnologia
3I/ATLAS surpreende e se aproxima da esfera de Hill de Júpiter com precisão inédita