• Palmital inicia celebrações da Semana da Pátria com hasteamento da bandeira, desfile e ato cívico
  • Orgulho Nerd SP tem cultura pop, tecnologia e games para todas as idades; confira programação
  • Pronto atendimento do Iamspe e Odile passa a funcionar no Hospital Central de Assis
Novidades e destaques Novidades e destaques

Responsabilidade Social • 09:04h • 21 de novembro de 2024

Financiamento de ações para resiliência climática avança com novo edital

Governo vai selecionar entidade gestora para captação, gestão e aplicação de recursos em programas e ações voltadas à resiliência climática. Primeira rodada com interessados em fazer doações acontece na próxima semana

Agência SP | Foto: Divulgação/Governo de São Paulo

Fundo deve fortalecer ações de restauração e conservação do meio ambiente.
Fundo deve fortalecer ações de restauração e conservação do meio ambiente.

Enquanto avançam na COP29, em Baku, no Azerbaijão, as discussões sobre o financiamento climático, o Governo de São Paulo dá mais um passo na estruturação de mecanismo para receber esses recursos. Foi publicado na segunda (18) o edital de chamamento para a seleção de entidade gestora do Finaclima-SP, instrumento que facilita o recebimento de recursos privados voltados à implementação de projetos e ações de adaptação e mitigação às mudanças climáticas.

A organização da sociedade civil (OSC) a ser escolhida como entidade gestora será responsável por captar, gerir e aplicar recursos financeiros para o desenvolvimento de projetos e ações voltados ao fortalecimento da resiliência climática no estado de São Paulo, em linha com a Política Estadual de Mudanças Climáticas (PEMC), o Plano de Ação Climática (PAC) e o Plano de Adaptação e Resiliência Climática (PEARC).

Um dos principais focos da entidade será promover ganho de escala e sustentabilidade das ações de restauração, conservação e uso sustentável de paisagens e ecossistemas, considerando a meta do Governo de SP de restaurar a vegetação nativa e estabelecer sistemas produtivos biodiversos em 1,5 milhão de hectares até 2050, como contribuição para a mitigação de emissões. Essa área equivale a quase 1,4 milhão de campos de futebol.

“O desafio de financiamento climático é grande e, portanto, é muito importante termos capacidade de operar com diferentes fontes, de origem pública e privada. O Finaclima chega para auxiliar nessas possibilidades”, ressalta a secretária de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística de São Paulo, Natália Resende.

Doações de pessoas físicas e jurídicas; pagamentos para o cumprimento de obrigações legais ou contratuais, inclusive obrigações de destinação de recursos para pesquisa, desenvolvimento e inovação; doações realizadas por entidades internacionais de direito privado, por organismos multilaterais e estados estrangeiros são possíveis fontes de recursos do mecanismo. Ele se beneficiará, ainda, do retorno de investimentos e dividendos e de rendimentos gerados pela aplicação de seus recursos. Também poderão ser destinadas ao Finaclima-SP doações diretas de bens e serviços.

A data para entrega da documentação de participação é 13 de janeiro de 2025 e a expectativa é que, até 3 de abril, todo o processo seja concluído, com publicação do acordo de cooperação. O prazo de vigência do acordo é de 7 anos, com possibilidade de prorrogação por mais 7 anos. Podem participar organizações da sociedade civil com objeto social aderente aos objetivos do Finaclima-SP e comprovada experiência em gestão de recursos. A comissão de seleção será composta por membros vinculados à Semil e à Fundação Florestal. Para acessar o edital, clique aqui.

O Finaclima-SP conta com um Conselho de Orientação, com membros da Semil, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, além de representantes de entidades do setor produtivo, sociedade civil e setor acadêmico (totalizando 8 membros e seus respectivos suplentes). Na primeira reunião do Conselho, em 7 de novembro, foram aprovados o regimento interno e as diretrizes para o processo de seleção da entidade gestora.

No dia 28 de novembro, às 10h, será realizada uma primeira rodada para apresentar o Finaclima-SP a potenciais doadores. A estruturação do instrumento conta com o apoio técnico da Fundação Instituto de Administração (FIA), ligada à USP.

Últimas Notícias

Descrição da imagem

Variedades • 18:43h • 31 de agosto de 2025

Aplicativos de entrega exigem atenção; como manter a segurança no delivery em tempos de golpes

Especialista explica riscos comuns em aplicativos de entrega e orienta sobre como se proteger de fraudes e vazamentos de informações

Descrição da imagem

Cidades • 17:40h • 31 de agosto de 2025

Palmital inicia celebrações da Semana da Pátria com hasteamento da bandeira, desfile e ato cívico

Programação começa nesta segunda-feira, 1º de setembro, e segue até o dia 7, envolvendo escolas, instituições e a comunidade em momentos de civismo e união

Descrição da imagem

Classificados • 16:39h • 31 de agosto de 2025

Oportuna 2025 acontece em Cândido Mota e promete movimentar a região em setembro

Feira de empregos e profissões será realizada nos dias 17, 18 e 19, no Salão Paroquial da Praça da Matriz, com o tema “Os desafios do novo mercado de trabalho”

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento • 16:17h • 31 de agosto de 2025

Orgulho Nerd SP tem cultura pop, tecnologia e games para todas as idades; confira programação

Com entrada gratuita, evento acontece nos dias 13 e 14 de setembro, das 10h às 20h, no Pavilhão das Culturas Brasileiras, no Parque Ibirapuera

Descrição da imagem

Educação • 15:45h • 31 de agosto de 2025

Ensino médio integral melhora desempenho de estudantes no Enem, mostra estudo

Pesquisa do Instituto Sonho Grande aponta que alunos de escolas estaduais em tempo integral tiveram notas mais altas no Enem 2024, especialmente em redação e matemática. Nordeste lidera número de matrículas nessa modalidade

Descrição da imagem

Responsabilidade Social • 15:01h • 31 de agosto de 2025

Estudo mostra que bem-estar emocional melhora imediatamente após início de ação voluntária

Experimento acompanhou, em tempo real, os efeitos da mentoria voluntária durante o BB Digital Week em Brasília

Descrição da imagem

Cidades • 14:49h • 31 de agosto de 2025

Cândido Mota promove Caminhada pela Vida no Setembro Amarelo na manhã de segunda-feira (1º)

Evento acontece nesta segunda-feira, 1º de setembro, com saída da Praça João XXIII e término na Igreja Matriz

Descrição da imagem

Saúde • 14:27h • 31 de agosto de 2025

Nova tecnologia regenera cartilagem e promete revolucionar tratamentos ortopédicos

CaReS-1S é um implante biológico em hidrogel 3D capaz de estimular a regeneração da cartilagem hialina

As mais lidas

Ciência e Tecnologia

Como se preparar para o primeiro apagão cibernético de 2025

Especialistas alertam para a necessidade de estratégias robustas para mitigar os impactos de um possível colapso digital

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento

Quanto seria o ingresso se o show de Lady Gaga fosse pago?