• Capítulo final de “It: Bem-vindos a Derry” estreia neste domingo na HBO e na Max
  • Parada cardíaca e ataque cardíaco não são a mesma coisa, e saber a diferença pode salvar vidas
  • Brasil inaugura primeiro Teatro YouTube do mundo fora da Califórnia
Novidades e destaques Novidades e destaques

Ciência e Tecnologia • 13:46h • 10 de abril de 2025

Fiocruz lança armadilha com fermento contra mosquito da dengue

A patente foi depositada junto a órgão internacional em fevereiro, numa parceria da Fiocruz com universidade mexicana. Material usa fermento de padeiro. Levedura é "prato predileto" do mosquito

Da Redação com informações de Agência Gov | Foto: Genta e colaboradores, BMC, 2020

Células de levedura com óleo de laranja encapsulado
Células de levedura com óleo de laranja encapsulado

O Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) assumiu coparticipação na patente de um larvicida contra o Aedes aegypti , vetor da dengue , Zika e chikungunya .

Desenvolvida junto a universidades estrangeiras, a tecnologia usa cápsulas de óleo de laranja revestidas com fermento de padeiro ( Saccharomyces cerevisiae ) para matar larvas do mosquito.

“São dois ingredientes totalmente biodegradáveis: óleo de laranja encapsulado em leveduras, ou seja, o fermento utilizado para fazer pão”, descreve o chefe do Laboratório de Bioquímica e Fisiologia de Insetos do IOC, Fernando Ariel Genta.

A novidade, além de ser sustentável e não agredir o meio ambiente, não provoca efeito de resistência do Aedes aos tradicionais produtos químicos.

Comer, comer...

Genta brinca que “as leveduras estão para as larvas do Aedes assim como o filé-mignon está para os seres humanos”.

“A primeira vantagem da tecnologia é a questão do direcionamento. Larvas de mosquito adoram comer células de levedura e têm enzimas intestinais especializadas na digestão delas. Além disso, uma das fontes alimentares recomendadas pela literatura científica para a criação de larvas de mosquitos em laboratório é justamente as leveduras”, frisa.

Segundo o pesquisador, ocorre um processo de “delivery ambiental”, em que as cápsulas são introduzidas diretamente nos criadouros, e as larvas as consomem como alimento.

“A cápsula não vai acumular na natureza, como acontece com pesticidas químicos. Além disso, nossos testes mostraram que essa inovação tem efeito mínimo no ambiente e em outros insetos e é totalmente segura para humanos”.

A criação do larvicida começou, em 2017, com um projeto internacional para desenvolvimento de um larvicida sustentável, chamado ‘An Environmentally Friendly Larvicide for Mosquito Control’, parceria entre o IOC e a Universidade do Novo México (UNM).

“Eles tinham a ideia e nós tínhamos a expertise para testar”, explica Genta, que conheceu o pesquisador Ravi Durvasula, líder do projeto, quando o convidou para ser docente no IOC de um curso sobre vetores.

O ‘match’ acadêmico entre os dois foi inevitável e a parceria nasceu logo em seguida, com a participação ativa do IOC em testes e na elaboração do projeto. Além de Genta, também participaram o pesquisador do Laboratório de Bioquímica e Fisiologia de Insetos, Bruno Gomes, e alunos do Programa de Pós-graduação em Vigilância e Controle de Vetores, com estudos no Rio de Janeiro (Huarlen Ogélio e Juliana Welbert), Minas Gerais (Fabiane Brandt) e Pará (Antonilde Arruda de Sá).

A patente, foi registrada primeiramente em nome da Universidade do Novo México, em outubro de 2023, sob proteção do United States Patent and Trademark Office (USPTO) e do Tratado de Cooperação em Matéria de Patentes (PCT, na sigla em inglês).

“A Universidade do Novo México tem um programa de empreendedorismo e inovação muito avançado e, quando houve interesse por parte de uma empresa, o processo foi agilizado sem a burocracia do lado brasileiro”, lembra Genta.

Em outubro de 2024, com apoio do Núcleo de Inovação Tecnológica do IOC (NIT-IOC) e da Coordenação de Gestão Tecnológica (GESTEC) da Fiocruz, foi firmado um Acordo de Cotitularidade de Patentes com a UNM. Por fim, em fevereiro de 2025, a Comissão de Patentes da Fiocruz aprovou o depósito da patente no âmbito do PCT.

Atualmente, a tecnologia está apta a ser comercializada e contribuir para o controle sustentável do Aedes aegypti .

Últimas Notícias

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento • 20:01h • 14 de dezembro de 2025

Capítulo final de “It: Bem-vindos a Derry” estreia neste domingo na HBO e na Max

Episódio encerra o arco ambientado em 1962 e marca o desfecho do mais recente ciclo de terror da cidade criada por Stephen King

Descrição da imagem

Saúde • 19:26h • 14 de dezembro de 2025

O mês mais emocional do ano: cinco passos para enfrentar dezembro com mais equilíbrio

Último mês do ano reúne cobranças internas, rotina acelerada e expectativa por um novo ciclo, e especialista ensina cinco práticas que ajudam a reduzir o impacto emocional

Descrição da imagem

Mundo • 18:31h • 14 de dezembro de 2025

Vendavais e imóveis: o que diz a lei sobre quem paga a conta após tempestades

Danos estruturais, queima de aparelhos e falta de energia estão entre os principais conflitos que surgem após tempestades, e especialistas explicam como a lei divide obrigações

Descrição da imagem

Saúde • 17:19h • 14 de dezembro de 2025

Parada cardíaca e ataque cardíaco não são a mesma coisa, e saber a diferença pode salvar vidas

Especialistas explicam sinais, riscos e como agir diante de uma emergência cardíaca súbita

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento • 16:49h • 14 de dezembro de 2025

Brasil inaugura primeiro Teatro YouTube do mundo fora da Califórnia

Espaço no Conjunto Nacional une palco, tecnologia e creators em modelo inédito de cultura, negócios e inovação

Descrição da imagem

Gastronomia & Turismo • 16:15h • 14 de dezembro de 2025

Catálogo de Experiências Turísticas do Brasil destaca ampla variedade de atrativos do Nordeste

Vivências na região contemplam afroturismo, turismo de base comunitária, ecoturismo, turismo gastronômico, cultural e muito mais. Publicação do Ministério do Turismo busca orientar viajantes nacionais e internacionais

Descrição da imagem

Gastronomia & Turismo • 15:41h • 14 de dezembro de 2025

Férias de verão: Corpo de Bombeiros reforça recomendações sobre airbags

Algumas atitudes que garantem o melhor uso do airbag do carro, em caso de acidentes. O dispositivo é um dos principais aliados na redução de lesões graves em colisões, mas seu funcionamento adequado depende de cuidados simples que podem evitar riscos aos ocupantes

Descrição da imagem

Saúde • 15:06h • 14 de dezembro de 2025

Tratamento com CBD e THC traz estabilidade inédita a paciente de 75 anos

Tratamento com formulação hidrossolúvel muda a estabilidade emocional de Ana Maria e transforma também a vida da família

As mais lidas

Ciência e Tecnologia

Paralisação completa do 3I/Atlas intriga cientistas e realinhamento aponta para novo comportamento

Registros confirmados por observatórios independentes em três continentes mostram desaceleração em microetapas, parada total e ajuste direcional incomum, ampliando questionamentos sobre a natureza do visitante interestelar

Descrição da imagem

Ciência e Tecnologia

Como se preparar para o primeiro apagão cibernético de 2025