• Assis apresenta 8 ciclorotas oficiais como opção de lazer, esporte e turismo
  • Assis celebra Festa do Folclore neste sábado na Casa de Taipa
  • IBGE 2025: Assis tem 104,8 mil habitantes e região soma 303 mil; veja os números das cidades vizinhas
Novidades e destaques Novidades e destaques

Responsabilidade Social • 11:15h • 15 de outubro de 2024

Focos de incêndios no Brasil já são 76% maior que em 2023

Dados são do Programa Queimadas do Inpe

Agência Brasil | Foto: Mayangdi Inzaulgarat/Ibama

De acordo com o governo federal, há 3.732 profissionais em campo atuando no enfrentamento aos incêndios florestais na Amazônia, Pantanal e Cerrado. Também foram disponibilizadas 28 aeronaves.
De acordo com o governo federal, há 3.732 profissionais em campo atuando no enfrentamento aos incêndios florestais na Amazônia, Pantanal e Cerrado. Também foram disponibilizadas 28 aeronaves.

Com mais de 2,3 mil focos de incêndio detectados nas últimas 48 horas, o Brasil já acumula este ano até o domingo (13), 226,6 mil registros detectados pelo Programa Queimadas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). O número representa aumento de 76% na comparação com o mesmo período de 2023.

De acordo com os dados do Inpe, do total de focos detectados, 49,4% ocorreram na Amazônia. O Cerrado é o segundo bioma mais afetado em números absolutos com 32,1%. O Pantanal, embora tenha registrado 6% do total de focos do país, foi o bioma que observou o maior crescimento de incêndios na comparação com 2023: um crescimento de 1.240%.

Áreas do Pantanal e da Amazônia estão com alerta de chuvas intensas, conforme boletim do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), divulgado nesta segunda-feira (14). No entanto, até dezembro, o Inmet prevê predomínio de chuva abaixo da média histórica em grande parte da Região Norte, com baixos níveis de umidade no solo em grande parte da região no mês de outubro. Na Amazônia, o estado do Pará registrou 466 focos de calor nas últimas 48 horas. Já o Mato Grosso contabilizou 189 focos.

O Matopiba (região que reúne os estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), onde predomina o bioma Cerrado, apresentou 826 focos nas últimas 48 horas. A região está hoje com alerta de baixa umidade, com risco aumentado de incêndios florestais em uma faixa que se estende do Sul do Maranhão, passando por grande parte do Piauí e alcançando o centro-norte baiano.

De acordo com o governo federal, há 3.732 profissionais em campo atuando no enfrentamento aos incêndios florestais na Amazônia, Pantanal e Cerrado. Também foram disponibilizadas 28 aeronaves.

Na última sexta-feira (11), o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, declarou que o governo federal está totalmente mobilizado para atender todos os estados afetados. "Estamos constantemente monitorando e avaliando os mais variados casos. Não por acaso, mantemos uma Sala de Situação para discutir ações emergenciais diante das mudanças climáticas, que se tornam cada vez mais frequentes e severas", acrescentou.

Seca

A Agência Nacional das Águas e Saneamento Básico (ANA) declarou situação de escassez hídrica nos rios Madeira e Purus, no Amazonas; Tapajós e Xingú, no Pará; e em toda a região hidrográfica do Paraguai, no Pantanal. Com a baixa das águas dos rios, comunidades ficaram isoladas na Amazônia e vários rios atingiram os menores níveis observados nas séries históricas.

Nesse domingo (13), o Rio Paraguai registrou a mínima histórica superando o recorde registrado em 1964, na estação do município de Ladário, em Maro Grosso do Sul.

Últimas Notícias

Descrição da imagem

Saúde • 11:42h • 30 de agosto de 2025

Teste do Olhinho Ampliado detecta doenças graves em bebês logo após o nascimento

Triagem precoce pode identificar doenças graves como catarata congênita e retinoblastoma, mas ainda é pouco realizada no Brasil

Descrição da imagem

Educação • 11:19h • 30 de agosto de 2025

Plataforma Trampolim oferece 4,5 mil vagas em cursos profissionalizantes gratuitos no estado de SP

Deste total, 1.490 vagas são para aulas presenciais em 43 municípios e 3.060 vagas são remotas

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento • 11:10h • 30 de agosto de 2025

Número Desconhecido: Catfishing na Escola expõe terror digital e alerta para bullying e suicídio

Documentário da Netflix dirigido por Skye Borgman mostra caso real de mensagens anônimas que devastaram adolescentes e uma comunidade escolar nos Estados Unidos

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento • 10:51h • 30 de agosto de 2025

Cândido Mota recebe neste fim de semana o palco móvel Emcena Brasil com programação cultural gratuita

Atividades acontecem neste sábado e domingo, 30 e 31 de agosto, na Praça João XXIII, com teatro, circo, contação de histórias e vivências artísticas

Descrição da imagem

Mundo • 10:28h • 30 de agosto de 2025

Casa Paulista abre credenciamento para Carta de Crédito Imobiliário

Empresas interessadas devem preencher formulário até 5 de setembro para pleitear o subsídio estadual

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento • 09:49h • 30 de agosto de 2025

Espetáculo “Desventuras de um Quixote” será apresentado neste sábado em Assis

Montagem da Cia A DitaCuja integra mostra de repertório e acontece gratuitamente em frente ao Galpão Cultural

Descrição da imagem

Saúde • 09:16h • 30 de agosto de 2025

Exposição ao ar livre pode reduzir risco de miopia

Doença atinge 7,6% de crianças e adolescentes brasileiros

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento • 08:33h • 30 de agosto de 2025

Missas da Festa do Menino da Tábua acontecem neste sábado e domingo em Maracaí

Celebrações acontecem neste sábado e domingo, 30 e 31 de agosto, na Capela São José e na Igreja Matriz, dentro da tradicional romaria

As mais lidas

Ciência e Tecnologia

Como se preparar para o primeiro apagão cibernético de 2025

Especialistas alertam para a necessidade de estratégias robustas para mitigar os impactos de um possível colapso digital

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento

Quanto seria o ingresso se o show de Lady Gaga fosse pago?