• Previsão do tempo para Assis: semana de temperaturas agradáveis e vento fraco
  • Solidão, isolamento e a cura dos animais: como um programa inovador está unindo gerações
  • Vem aí: 15ª Festa do Milho promete diversão, tradição e sabor em Cândido Mota
  • Círculo de Cultura: Oficina de escrita de projetos culturais para mulheres em Assis
Novidades e destaques Novidades e destaques

Responsabilidade Social • 13:39h • 27 de março de 2025

França quer apoio de bancos de desenvolvimento a alimentação saudável

País sedia cúpula Nutrition for Growth nesta semana

Agência Brasil | Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

O custo de uma dieta pobre e não saudável são gastos com sistemas de saúde em vários países, além de comprometimento da educação das pessoas e do desenvolvimento econômico.
O custo de uma dieta pobre e não saudável são gastos com sistemas de saúde em vários países, além de comprometimento da educação das pessoas e do desenvolvimento econômico.

O governo francês espera sensibilizar bancos públicos de desenvolvimento para que eles se comprometam financeiramente com a produção de alimentos que sejam saudáveis para a população e ambientalmente sustentáveis. A França coordena nesta semana a cúpula Nutrition for Growth, evento sobre nutrição adequada, que acontecerá em Paris entre hoje (27) e sexta-feira (28). A primeira edição do encontro ocorreu em 2013, em Londres, e ele é sediado a cada quatro anos pelos países que sediaram as últimas olimpíadas.

A organização da cúpula Nutrition for Growth estima que sejam necessários investimentos de 13 bilhões de dólares por ano para garantir segurança alimentar e dieta saudável para a população global.

O encontro reúne governos, sociedade civil e setor privado, tendo entre suas propostas garantir compromissos políticos e financeiros de Estados, empresas, organismos internacionais e organizações filantrópicas. Representantes governamentais de 76 países já confirmaram presença no evento de Paris, inclusive o Brasil, que será representado pela primeira-dama, Janja Lula da Silva.

O segundo evento foi realizado em Milão, em 2017, apesar de os Jogos de 2016 terem sido no Rio de Janeiro.

Na última edição, em Tóquio, em 2021, foram firmados 396 compromissos por 181 entidades. No total, foram garantidos investimentos de 27 bilhões de dólares em ações para proporcionar alimentação adequada para a população global. Mas faltaram compromissos de bancos públicos de desenvolvimento.

Um dos desafios deste ano, em Paris, é não apenas superar Tóquio, como também convencer bancos públicos de desenvolvimento, sejam eles nacionais, regionais ou internacionais, a investir nessas ações.

Algumas instituições já anunciaram que vão firmar compromissos nesse sentido, mas o valor total só será anunciado na sexta-feira (28), dia final da cúpula, que começa hoje (27).

A Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD), instituição de desenvolvimento do governo da França, que deverá anunciar seus próprios investimentos, defende que essas instituições assumam um papel mais ativo no financiamento de políticas e na produção de alimentos saudáveis e mais sustentáveis. E que, inclusive, atuem juntos em alguns projetos.

"Os bancos de desenvolvimento são responsáveis por 10% dos investimentos globais. É uma quantia imensa", destaca a chefe do Departamento de Saúde e Proteção Social da AFD, Agnès Soucat. "Então a gente realmente espera que, juntos, eles canalizem montantes significantes para essa agenda [da nutrição adequada]".

Segundo ela, não é preciso investir muito mais do que já é investido por esses bancos atualmente na produção de alimentos. Basta, segundo ela, haver uma mudança no perfil desses desembolsos. Em vez de investir tudo no modelo clássico de produção de comida, que não é ambientalmente sustentável e não prioriza uma nutrição saudável e variada para as pessoas, seria importante direcionar esse dinheiro para iniciativas que promovam uma alimentação adequada e sustentável.

Ela cita como exemplo iniciativas que investem dinheiro em pequenas empresas que produzem alimentos saudáveis, em vez de companhias que produzem ultraprocessados.

"É preciso investir melhor. E também investir em uma agricultura mais sustentável. Tem uma população global que está crescendo e será preciso alimentar toda essa população", afirma a subchefe do Departamento de Agricultura da AFD, Sandra Rulliere.

Segundo as especialistas da agência francesa, a dieta global é rica em açúcar, o que gera uma série de problemas de saúde na população, como diabetes e outros problemas cardiovasculares. Entre os mais pobres, por exemplo, há deficiência no consumo de proteínas e de outros nutrientes essenciais, como o ferro.

O custo de uma dieta pobre e não saudável são gastos com sistemas de saúde em vários países, além de comprometimento da educação das pessoas e do desenvolvimento econômico.

Últimas Notícias

Descrição da imagem

Variedades • 07:49h • 05 de maio de 2025

Previsão do tempo para Assis: semana de temperaturas agradáveis e vento fraco

Assis terá clima estável, com mínimas de 16°C e máximas de 31°C até quinta-feira

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento • 19:19h • 04 de maio de 2025

Magia e compras: a loja de Harry Potter em Nova York que virou um sonho para os fãs

Especialista em viagens revela como é a megastore dedicada ao bruxinho, com produtos exclusivos e uma experiência imersiva

Descrição da imagem

Saúde • 17:36h • 04 de maio de 2025

Solidão, isolamento e a cura dos animais: como um programa inovador está unindo gerações

Iniciativa de Monash e Peninsula Health usa a interação com pets para reduzir o isolamento social e melhora a saúde dos participantes

Descrição da imagem

Gastronomia & Turismo • 16:20h • 04 de maio de 2025

Mogi das Cruzes de trem: veja os principais atrativos turísticos para conhecer na viagem

A cidade oferece atrativos naturais, como um parque de mais de 200 mil metros e culturais, como museus e um casarão dedicado ao chá, a poucos minutos da capital paulista

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento • 16:02h • 04 de maio de 2025

Vem aí: 15ª Festa do Milho promete diversão, tradição e sabor em Cândido Mota

Nos dias 24 e 25 de maio, a Paróquia Nossa Senhora das Dores receberá a tradicional Festa do Milho, com uma programação repleta de delícias e atrações para toda a família

Descrição da imagem

Cidades • 15:42h • 04 de maio de 2025

Cultura de Marília abre inscrições para oficina gratuita de atuação

A Secretaria da Cultura abre inscrições para oficina gratuita de atuação com foco no método Stanislavski, voltada a maiores de 14 anos.

Descrição da imagem

Cidades • 15:12h • 04 de maio de 2025

1ª Reunião dos Beneficiários do Bolsa Família 2025 acontece esta semana em Cruzália

Reuniões nos dias 6 e 7 de maio abordam novidades do programa e esclarecem dúvidas dos beneficiários

Descrição da imagem

Economia • 14:30h • 04 de maio de 2025

Mais de 32 milhões são autônomos informais ou trabalham sem carteira

Número representa 31,7% dos trabalhadores brasileiros

As mais lidas

Ciência e Tecnologia

Como se preparar para o primeiro apagão cibernético de 2025

Especialistas alertam para a necessidade de estratégias robustas para mitigar os impactos de um possível colapso digital

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento

Quanto seria o ingresso se o show de Lady Gaga fosse pago?