Cidades • 12:35h • 14 de maio de 2025
Furto de placas em túmulos no cemitério de Assis é identificado dias antes do Dia das Mães
Faltando placas de bronze e prata, os furtos ocorrem principalmente na área antiga do cemitério, preocupando moradores e visitantes
Jornalista: Luis Potenza MTb 37.357 | Foto: Âncora1

Na última sexta-feira, 10 de maio, a equipe de reportagem do Âncora 1 realizou uma visita ao Cemitério Municipal de Assis para verificar a movimentação no local, com a chegada do Dia das Mães no domingo, 12 de maio. Durante a visita, nossa equipe observou uma situação bastante preocupante que demanda atenção das autoridades locais. Muitos túmulos, especialmente na área mais antiga do cemitério, estavam sem as tradicionais placas metálicas de identificação feitas de bronze, prata ou metal, levando a crer que furtos recorrentes possam estar acontecendo.
Ao circular pela área mais antiga do cemitério, foi possível identificar diversos túmulos que estavam com ausência de suas placas de identificação. A quantidade de lápides nesta situação e a proximidade entre elas indicam que a prática de furto de itens metálicos no local é algo que ocorre com frequência, possivelmente com o objetivo de revenda no mercado informal. A área nova do cemitério, onde as identificações são feitas com azulejos, não apresentou o mesmo problema, pois esses itens não têm o mesmo valor de mercado.
O local, normalmente tranquilo, começa a apresentar sinais de depredação, com placas de bronze e metal desaparecendo de várias sepulturas
A falta de segurança no local, somada à ausência de iluminação durante a noite, cria um cenário favorável para que esses furtos ocorram, principalmente depois que o cemitério fecha às 17h, e a escuridão toma conta do local. Não há registros de violência ou assaltos dentro do cemitério, que ainda se mantém como um local tranquilo para os visitantes, mas a perda das placas metálicas tem gerado insegurança e desconforto entre os familiares que ali prestam suas homenagens.
A escuridão e a falta de segurança à noite no cemitério de Assis podem estar facilitando furtos nos túmulos
Nossa equipe registrou a situação com fotos e constatou que muitos túmulos já foram depredados e tiveram suas placas furtadas, algo que, para os moradores, é inaceitável. O alerta é claro: se nada for feito, o cemitério poderá se tornar um ponto vulnerável para furtos e danos patrimoniais, afetando diretamente as famílias enlutadas e a memória coletiva da cidade.
Com o fechamento do cemitério às 17h, o ambiente escuro se torna propício para furtos de itens metálicos valiosos
Em resposta a essa situação, a população clama por mais segurança e algum tipo de vigilância no cemitério, além de uma investigação mais aprofundada sobre os furtos de placas de túmulos. "A falta de um sistema de segurança mais eficiente torna o local vulnerável a esse tipo de crime, e o medo de que isso se espalhe para outras áreas do cemitério aumenta a cada visita", disse uma senhora no local.
A falta de identificação nos túmulos é visível, gerando preocupação entre os moradores e familiares dos sepultados
É fundamental que as autoridades locais, assim como o poder público, tomem as devidas providências para evitar que esse tipo de incidente se repita, garantindo que o Cemitério Municipal de Assis continue a ser um local de paz, lembranças e respeito, sem que se perca a dignidade das famílias que ali enterram seus entes queridos.
Túmulos na área mais antiga do cemitério de Assis exibem ausência de placas metálicas, sinal de possíveis furtos recorrentes
A nossa equipe, em conjunto com a comunidade, seguirá acompanhando e cobrando medidas que visem à preservação do patrimônio histórico e cultural de Assis, bem como a segurança das famílias que ainda visitam o local para prestar suas homenagens.
Aviso legal
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, integral ou parcial, do conteúdo textual e das imagens deste site. Para mais informações sobre licenciamento de conteúdo, entre em contato conosco.
Últimas Notícias
As mais lidas
Ciência e Tecnologia
Como se preparar para o primeiro apagão cibernético de 2025
Especialistas alertam para a necessidade de estratégias robustas para mitigar os impactos de um possível colapso digital

Ciência e Tecnologia
As principais mudanças no algoritmo do Instagram em 2025 e como usá-las a seu favor