• Feira do Empreendedor 2025: Assis apresenta seu potencial em SP e se prepara para o Prospera na ACIA
  • Dia do Profissional de TI: cinco passos para iniciar uma carreira em tecnologia
  • Evento adiado: Feira do Rock chega à 4ª edição no próximo domingo (26) em Assis
Novidades e destaques Novidades e destaques

Mundo • 12:14h • 19 de outubro de 2025

Governo anuncia classificação indicativa para apps e nova faixa etária

Serão avaliados riscos presentes como contato com adultos e de compras

Agência Brasil | Foto: Arquivo Âncora1

No ambiente digital, foram 2.543 registros criminais de bullying e 452 de cyberbullying, com uma concentração em ambos os casos em crianças e adolescentes de 10 a 17 anos.
No ambiente digital, foram 2.543 registros criminais de bullying e 452 de cyberbullying, com uma concentração em ambos os casos em crianças e adolescentes de 10 a 17 anos.

O ministro da Justiça e da Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, assinou, na quarta-feira (15), portaria que aponta que aplicativos e jogos eletrônicos, além dos produtos audiovisuais, também poderão ter classificação indicativa.

Outro anúncio foi a criação de uma nova faixa etária indicativa, a de 6 anos de idade, para filmes, programas e também para os novos itens passíveis de classificação. Até agora, as classificações existentes são livre, 10 anos, 12, 14,16 e 18 anos.

“A portaria que assinamos é especialmente inovadora ao incluir a chamada interatividade digital”, disse o ministro. Ele explicou que, atualmente, a classificação indicativa se baseava apenas em conteúdo que continham sexo, nudez, drogas e violência.

“Mas a partir de agora serão avaliados riscos presentes em jogos eletrônicos, aplicativos de toda espécie à venda nas redes sociais. Serão averiguadas a possibilidade de contato com adultos desconhecidos, as compras online não autorizadas e as interações potencialmente perigosas. com agentes de inteligência artificial”, explicou Lewandowski.

O objetivo, segundo o ministro, é criar mecanismos que contribuam para a construção de um ambiente midiático e digital mais seguro, educativo e respeitoso para as crianças brasileiras.

Proteção

O governo ainda lançou vídeos do programa Famílias Fortes, para fomentar políticas para reduzir fatores de risco relacionados à violência, à saúde mental e ao uso de drogas.

“Nosso objetivo é que até o fim de 2026 o programa beneficie três mil famílias, pelo menos”.

Outro anúncio foi a aprovação de projeto do governo para dar prioridade à tramitação de procedimentos penais envolvendo mortes violentas de crianças e adolescentes. “A proposta também instituiu um sistema de monitoramento unificado para esses casos”.

O objetivo é acelerar as investigações e julgamentos de crimes como homicídio, feminicídio, latrocínio e lesão corporal seguida de morte. quando as vítimas são crianças e adolescentes.

Ainda nesta quarta, o governo assinou o Pacto Nacional pela Escuta Protegida de crianças e adolescentes, vítimas ou testemunhas de violência.

Cenário preocupante

Ricardo Lewandowski destacou que dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública de 2025 revelam um cenário muito preocupante para a infância e adolescência. O ministro citou que, nos últimos dois anos, as mortes violentas intencionais de crianças e adolescentes aumentaram 4,2%, e totalizaram 2.356 casos.

“Este lamentável cenário exige uma ação imediata e coordenada do Estado brasileiro. O projeto Crescer em Paz reafirma o compromisso do governo com a proteção e a dignidade das crianças e dos adolescentes”.

A partir do novo pacto, foi criado, segundo Lewandowski, um sistema unificado para receber denúncias de violações online. com um protocolo de atendimento.

Urgências

A ministra dos Direitos Humanos e da Cidadania, Macaé Evaristo, destacou que o dever do Estado é garantir plenitude de acesso aos direitos para que seja possível assegurar um projeto de vida plena. “São mais de 54 milhões de crianças e adolescentes no país, mas os dados sobre sua situação de segurança são preocupantes”, citou.

Outro dado destacado é que houve o aumento de 245,6% de interrupções no calendário escolar por conta da violência. “Isso nos mostra a urgência da pauta de prevenção e proteção à vida e à integridade física de nossas crianças e adolescentes”.

No ambiente digital, foram 2.543 registros criminais de bullying e 452 de cyberbullying, com uma concentração em ambos os casos em crianças e adolescentes de 10 a 17 anos.

“Superar esse cenário é o que tentamos fazer no governo federal. Uma das nossas maiores vitórias no campo de garantias foi a aprovação do ECA Digital nesse ano, o que estendeu a proteção do ECA”.

Últimas Notícias

Descrição da imagem

Variedades • 18:39h • 19 de outubro de 2025

Da vaga temporária à efetivação: como transformar a Black Friday em oportunidade de carreira

Como o comportamento profissional e a postura proativa podem abrir portas para contratações permanentes

Descrição da imagem

Responsabilidade Social • 17:29h • 19 de outubro de 2025

Outubro dedicado ao luto parental propõe reflexão sobre acolhimento nas empresas

Especialista destaca a importância de políticas organizacionais e liderança empática no apoio a colaboradores que enfrentam a perda gestacional, neonatal ou infantil

Descrição da imagem

Saúde • 16:37h • 19 de outubro de 2025

Transtorno bipolar infantil: como identificar os sinais e garantir o suporte adequado

Psicóloga destaca os principais sintomas, os impactos emocionais e a importância do diagnóstico precoce e do acompanhamento psicológico

Descrição da imagem

Cidades • 16:15h • 19 de outubro de 2025

1º Festival do Café de Marília acontece na Fazenda Cascata

Evento marca a inserção de Marília e região no programa estadual Rotas do Café, valorizando uma das mais importantes cadeias produtivas responsáveis pelo crescimento econômico e cultural local e regional

Descrição da imagem

Saúde • 15:41h • 19 de outubro de 2025

Vacina contra HPV protege contra o câncer, mas ainda precisa de adesão

O imunizante é o único capaz de prevenir tipos de câncer causados pelo vírus

Descrição da imagem

Saúde • 14:50h • 19 de outubro de 2025

Os efeitos positivos da aromaterapia no cuidado de idosos com demência e Parkinson

Uso terapêutico de óleos essenciais mostra resultados promissores na cognição, no humor e na qualidade do sono de pacientes com doenças neurodegenerativas

Descrição da imagem

Responsabilidade Social • 14:28h • 19 de outubro de 2025

Câmara aprova dedução no IR para gastos com medicamentos para autismo

Proposta prevê benefício por cinco anos e segue para análise do Senado

Descrição da imagem

Saúde • 13:39h • 19 de outubro de 2025

Vacina nacional contra Covid deve ser disponibilizada no SUS em 2026

Ministra Luciana Santos disse também que imunizante está na fase final

As mais lidas

Mundo

Todos os paulistanos são paulistas, mas nem todos os paulistas são paulistanos; entenda

Termos que definem identidade e pertencimento no Estado de São Paulo

Descrição da imagem

Ciência e Tecnologia

Como se preparar para o primeiro apagão cibernético de 2025

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento

Quanto seria o ingresso se o show de Lady Gaga fosse pago?