Gastronomia & Turismo • 17:38h • 15 de janeiro de 2026
Governo de SP abre inscrições para projeto que leva público 60+ a destinos turísticos
Iniciativa prevê viagens gratuitas para até 3 mil idosos até junho de 2026, com roteiros pela capital, litoral e interior
Jornalista: Luis Potenza MTb 37.357 | Com informações do Governo de SP | Foto: Arquivo/Âncora1
O Governo do Estado de São Paulo abriu as inscrições para o projeto Turismo60+, iniciativa que vai levar gratuitamente pessoas com mais de 60 anos para conhecer destinos turísticos da capital paulista, do litoral e do interior do estado. A ação tem como meta beneficiar até 3 mil viajantes idosos até junho de 2026.
Na etapa inicial do projeto, os roteiros contemplam os municípios de Praia Grande, Ubatuba, Serra Negra, Aparecida e Cunha. O objetivo é valorizar o turismo paulista, destacando história, cultura, natureza e patrimônio, ao mesmo tempo em que promove inclusão social e acesso ao lazer para a população idosa, especialmente para quem nunca teve oportunidade de viajar pelo estado.
As viagens incluem hospedagem, alimentação, passeios, seguro-viagem, guia de turismo e kit viagem, com camiseta, garrafinha de água e viseira. Os grupos devem ter, preferencialmente, no mínimo 30 pessoas.
A iniciativa foi lançada em dezembro de 2025 pela Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo, em parceria com a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo e prefeituras de municípios turísticos.
Primeiras viagens já realizadas
Na primeira etapa do projeto, realizada em dezembro de 2025, 203 idosos dos municípios de Tabapuã, Santa Lúcia, Presidente Epitácio, Estiva Gerbi e da capital paulista participaram das viagens e conheceram destinos como Águas de Lindóia, Serra Negra, Mongaguá e Socorro.
Quem pode solicitar os passeios
As inscrições no Turismo60+ não são individuais. A solicitação deve ser feita por prefeituras municipais ou organizações sociais, responsáveis pela formação dos grupos. Cada grupo deve ter entre 25 e 45 pessoas, com acompanhamento obrigatório de um responsável durante toda a viagem. Até 20% do grupo pode ser composto por responsáveis ou acompanhantes.
O transporte até os destinos turísticos deve ser providenciado pelos municípios ou pelos próprios grupos participantes. Para participar, os interessados devem procurar a prefeitura local. Prefeituras e organizações sociais podem se cadastrar pelo site oficial do programa.
Geração prateada e impacto no turismo
Dados indicam que pessoas com 60 anos ou mais já representam cerca de 15% do turismo doméstico e 10% do turismo internacional no Brasil. Segundo a Organização Mundial da Saúde, essa população deve dobrar até 2050. O mercado voltado ao público 60+ movimenta cerca de US$ 15 trilhões por ano no mundo e, até 2030, a população idosa deve ultrapassar a geração jovem em número de viagens realizadas anualmente.
Aviso legal
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, integral ou parcial, do conteúdo textual e das imagens deste site. Para mais informações sobre licenciamento de conteúdo, entre em contato conosco.
Últimas Notícias
As mais lidas
Ciência e Tecnologia
Paralisação completa do 3I/Atlas intriga cientistas e realinhamento aponta para novo comportamento
Registros confirmados por observatórios independentes em três continentes mostram desaceleração em microetapas, parada total e ajuste direcional incomum, ampliando questionamentos sobre a natureza do visitante interestelar
Ciência e Tecnologia
3I/ATLAS surpreende e se aproxima da esfera de Hill de Júpiter com precisão inédita