• Governo de SP abre concurso para Especialista Contábil na Secretaria da Fazenda e Planejamento
  • Assis e região recebem jogos de futsal, vôlei e basquete neste fim de semana
  • Lua Negra de agosto promete céu mais escuro e observação especial dos astros neste sábado
Novidades e destaques Novidades e destaques

Esporte • 16:15h • 16 de fevereiro de 2025

Governo de SP retoma curso de capacitação paralímpica para profissionais de educação física

São 200 vagas para professores de educação física das redes pública e privada, estudantes do último ano da graduação em educação física e profissionais envolvidos com atividades esportivas (clubes, entidades e associações)

Agência SP | Foto: Comitê Paralímpico Brasileiro

Os participantes que completarem o período do curso receberão certificado.
Os participantes que completarem o período do curso receberão certificado.

A primeira etapa do Programa de Desenvolvimento Paralímpico de 2025, destinado aos profissionais de educação física, está com inscrições abertas. O projeto do Governo de São Paulo é uma iniciativa das Secretarias Estaduais dos Direitos da Pessoa com Deficiência e de Esportes. São 200 vagas para professores de educação física das redes pública e privada, estudantes do último ano da graduação em educação física e profissionais envolvidos com atividades esportivas (clubes, entidades e associações).

Na capital, o programa acontece de 18 a 21 de fevereiro, no Complexo Esportivo Baby Barioni, no bairro da Água Branca. A segunda cidade a receber o programa será Orlândia, de 25 a 28 de fevereiro, na ETEC Professor Alcídio de Souza Prado (veja calendário abaixo).

Os interessados podem se inscrever no site ou presencialmente no local do curso no decorrer das aulas, de acordo com as vagas disponíveis.

O programa fomenta o esporte paralímpico e oferece capacitação técnica, com conhecimento teórico e prático do esporte paralímpico nas modalidades de atletismo, futebol de cegos, halterofilismo, natação, tênis de mesa e vôlei sentado. Além disso, a iniciativa oferece neste ano duas novas modalidades: basquete em cadeira de rodas e goalball.

Durante os quatro dias de aulas, os alunos serão submetidos à capacitação técnica com conhecimento teórico e prático do paradesporto. Os participantes que completarem o período do curso receberão certificado.

“Garantir a integração de pessoas com deficiência nos esportes, em especial nas escolas, é de extrema importância não só como forma de incentivar o interesse dos jovens pelo paradesporto, mas também promover a inclusão”, ressalta Marcos da Costa, secretário de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

“O Programa de Desenvolvimento Paralímpico é uma ferramenta importante para fortalecermos a cultura do paradesporto no Brasil. Somos uma potência mundial, como mostrou o quadro de medalhas das Paralimpíadas de Paris, mas precisamos difundir cada vez mais o paradesporto na base, nas escolas, por isso é indispensável a qualificação em massa de profissionais na área”, destaca a secretária de Esportes do Estado, coronel Helena Reis.

Programa de Desenvolvimento Paralímpico

Criado em 2021, por meio de parceria entre as secretarias estaduais dos Direitos da Pessoa com Deficiência e de Esportes, o programa já capacitou mais de 11 mil profissionais de educação física em mais de 100 etapas, em 70 municípios no estado de São Paulo.

Em 2024, o programa teve números expressivos. Foram 36 etapas em 32 municípios do estado, e um recorde de adesão, com 4.211 profissionais qualificados.

Os profissionais capacitados poderão impactar mais de 891,7 mil pessoas com deficiência, o que representa cerca de 7,8% da população da capital paulista, de acordo com o Observatório dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

Confira o calendário:

São Paulo (Zona Leste) – de 18 a 21/2

Orlândia – de 25 a 28/2

Caraguatatuba – de 11 a 14/3

Pindamonhangaba – de 6 a 9/5

Últimas Notícias

Descrição da imagem

Saúde • 14:06h • 23 de agosto de 2025

Brasil mantém controle do sarampo com reforço da vacinação

Apesar de casos importados, país segue sem transmissão sustentada da doença, graças a ações rápidas de bloqueio e à cobertura vacinal

Descrição da imagem

Ciência e Tecnologia • 13:35h • 23 de agosto de 2025

Do mar para a medicina: algas marinhas podem ajudar a combater o câncer

Pesquisadora aponta como moléculas de algas marinhas podem ajudar no combate ao câncer, no envelhecimento e em novos antibióticos

Descrição da imagem

Mundo • 13:09h • 23 de agosto de 2025

Estado de SP registra 2º mês seguido de recuo nas mortes no trânsito

Julho tem redução de 8,2% no número de óbitos, com destaque para a retração de 10% nas vítimas fatais envolvendo motos; em todo o ano, a queda é de 1,4%

Descrição da imagem

Saúde • 12:34h • 23 de agosto de 2025

Plataformas terão 48h para retirar anúncios de cigarros eletrônicos

Sites notificados têm até dez dias úteis para informar as medidas tomadas

Descrição da imagem

Esporte • 12:10h • 23 de agosto de 2025

Brasil estreia na Copa do Mundo de Rugby XV com participação inédita das Yaras

Seleção feminina faz história ao disputar pela primeira vez o torneio mundial; Brasil encara África do Sul, França e Itália na fase de grupos

Descrição da imagem

Economia • 11:20h • 23 de agosto de 2025

Preço da cesta básica cai em 15 das 27 capitais em julho

Pela primeira vez pesquisa abrangeu todas as capitais e o DF

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento • 11:03h • 23 de agosto de 2025

A infância em Portinari: por que aproximar crianças da arte brasileira

A arte do pintor brasileiro pode despertar imaginação, afeto e repertório cultural desde a infância

Descrição da imagem

Educação • 10:25h • 23 de agosto de 2025

Plataforma “Seu Primeiro Passo” está no ar com cursos gratuitos para inscritos no CadÚnico

Ferramenta integra o Programa Acredita no Primeiro Passo, coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS)

As mais lidas

Ciência e Tecnologia

Como se preparar para o primeiro apagão cibernético de 2025

Especialistas alertam para a necessidade de estratégias robustas para mitigar os impactos de um possível colapso digital

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento

Quanto seria o ingresso se o show de Lady Gaga fosse pago?