• Brasil conquista heptacampeonato da Copa do Mundo de beach soccer
  • Coleta de exame Papanicolau em Florínea acontece na próxima sexta, dia 16 de maio
  • Já viu o trailer de Chespirito? Prepare-se para uma jornada emocionante pela vida de Bolaños
  • Unidade Móvel da Energisa oferece serviços gratuitos em Maracaí de 12 a 16 de maio
Novidades e destaques Novidades e destaques

Policial • 14:29h • 11 de maio de 2025

Governo de SP vai ampliar em 25% o número de câmeras corporais da Polícia Militar

Acordo aprovado pelo Supremo Tribunal Federal permite o início da implementação das câmeras do contrato assinado com a Motorola, que tem novas funcionalidades

Agência SP | Foto: Divulgação/Governo de São Paulo

As novas câmeras possuem áudio bidirecional para contato do policial com a comunicação central, geolocalização em tempo real durante todo o turno de serviço e geram imagens de resolução superior.
As novas câmeras possuem áudio bidirecional para contato do policial com a comunicação central, geolocalização em tempo real durante todo o turno de serviço e geram imagens de resolução superior.

O Governo de SP vai aumentar em 25% o número de câmeras operacionais portáteis (COPs) da Polícia Militar do estado, chegando a 15 mil equipamentos. A decisão foi acordada entre a Procuradoria Geral do Estado (PGE), a Defensoria Pública e o Ministério Público do Estado de São Paulo, com a participação da Polícia Militar. Além disso, ficou definida a implementação das novas câmeras do contrato assinado com a Motorola, que prevê novas tecnologias e formas de acionamento, e o uso obrigatório dos equipamentos em operações de grande envergadura para restauração da ordem e incursões em comunidades vulneráveis em regiões em que haja disponibilidade dos equipamentos.

O acordo foi homologado na quinta-feira (8) pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, após uma série de audiências conduzidas pelo Núcleo de Solução Consensual de Conflitos – NUSOL e intermediadas pelo Núcleo de Processos Estruturais Complexos (Nupec) do STF.

“Todos os encontros foram conduzidos sob um clima de diálogo construtivo, reforçando o compromisso do governo paulista com a transparência e a segurança pública, assegurando que o uso dos dispositivos atenda aos princípios de controle da atividade policial e promoção da legalidade e da integridade das operações”, afirmou a Procuradora Geral do Estado de São Paulo, Inês Coimbra.

Ampliação dos equipamentos e novas tecnologias

A medida estabelece um conjunto de ações para ampliar e fortalecer a política pública, com o objetivo de garantir maior transparência e segurança nas atividades policiais. Entre os principais pontos do acordo, destaca-se o aumento em 25% do número de câmeras corporais, que serão distribuídos predominantemente em regiões de alta e média prioridade, conforme matriz de risco de letalidade elaborada pela Polícia Militar.

O atual contrato assinado entre o Governo de SP e a Motorola já previa a aquisição de 12 mil câmeras, cerca de 20% acima do que a Polícia Militar utiliza atualmente. Com o novo acordo, um aditivo será assinado para a ampliação para 15 mil. Este novo modelo passou por testes em condições reais em São José dos Campos e será implantado gradativamente em substituição ao atual modelo.

Estes equipamentos contam com novas funcionalidades tecnológicas, como o acionamento remoto automático das câmeras pelo COPOM em todos os despachos de ocorrências; acionamento automático por proximidade via Bluetooth, com alcance aproximado de 10 metros e acompanhando a movimentação da ocorrência; e reativação automática dos dispositivos caso a gravação seja interrompida manualmente. Há ainda o acionamento remoto pela supervisão e, nos casos nos quais o acionamento remoto não ocorrer primeiro, fica mantida a obrigatoriedade do acionamento manual pelo Policial Militar ao se deparar com fato de interesse da segurança pública.

Além disso, as novas câmeras possuem áudio bidirecional para contato do policial com a comunicação central, geolocalização em tempo real durante todo o turno de serviço e geram imagens de resolução superior, o que permitirá melhor identificação de pessoas, veículos e objetos. Há ainda gestão mais segura de dados e trilha de auditoria avançada.

As câmeras contam com um sistema de “buffer” capaz de armazenar imagens dos 90 segundos anteriores à ativação. Ou seja, as câmeras permanecem operando continuamente e, ao serem acionadas para armazenar imagens, incluirão gravações retroativas, possibilitando a contextualização da ocorrência.

Uso em operações e transparência

O acordo também estabeleceu que o uso das câmeras será obrigatório, em regiões com equipamentos disponíveis, nas operações de grande envergadura para restauração da ordem pública, incursões em comunidades vulneráveis e ações contra ataques a policiais militares. Caso seja necessário o deslocamento de tropas, policiais que usem COP deverão ser priorizados.

O Governo de SP também irá fortalecer o Programa de Capacitação sobre o uso das câmeras e editar, em até 60 dias, uma norma específica com diretrizes operacionais para utilização dos dispositivos. O documento deverá consolidar regras sobre acionamento, fiscalização e auditoria das imagens, além de aprimorar o sistema disciplinar em casos de descumprimento das diretrizes. Para garantir a transparência, serão desenvolvidos indicadores para monitorar a efetividade do programa, em diálogo com o Ministério Público e a Defensoria Pública.

Últimas Notícias

Descrição da imagem

Esporte • 18:51h • 11 de maio de 2025

Brasil conquista heptacampeonato da Copa do Mundo de beach soccer

Seleção garantiu título com vitória de 4 a 3 sobre a Bielorrússia

Descrição da imagem

Cidades • 17:23h • 11 de maio de 2025

Coleta de exame Papanicolau em Florínea acontece na próxima sexta, dia 16 de maio

Ônibus da prevenção estará disponível para as mulheres, oferecendo exame gratuito e essencial para a saúde feminina

Descrição da imagem

Gastronomia & Turismo • 16:18h • 11 de maio de 2025

Turismo sobre trilhos: veja como explorar SP com os Transportes Metropolitanos

Locomotiva a diesel e centros de memória ferroviária são opções de passeios para curtir a data

Descrição da imagem

Saúde • 15:48h • 11 de maio de 2025

Vacina de RNA da Fiocruz contra Covid-19 mostra eficácia em testes com animais

Produto vem sendo desenvolvido na unidade de Bio-Manguinhos

Descrição da imagem

Gastronomia & Turismo • 13:36h • 11 de maio de 2025

Gastronomia impulsiona turismo em São Paulo com experiências que unem sabor, história e cultura

Gastronomia impulsiona o turismo em São Paulo com roteiros que valorizam queijos, vinhos, cafés e pratos típicos em todo o estado

Descrição da imagem

Mundo • 13:06h • 11 de maio de 2025

É proposital: IBGE inverte o mapa-múndi e coloca o Brasil no centro do mundo; entenda

A nova representação cartográfica, que celebra a liderança do Brasil no BRICS e no Sul Global, marca um momento de reflexão sobre os vieses históricos dos mapas tradicionais e seu poder simbólico

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento • 12:46h • 11 de maio de 2025

Já viu o trailer de Chespirito? Prepare-se para uma jornada emocionante pela vida de Bolaños

Max lança trailer oficial de série biográfica sobre o criador de Chaves e Chapolin Colorado, com estreia marcada para 5 de junho

Descrição da imagem

Mundo • 12:13h • 11 de maio de 2025

Serviços digitais do Poupatempo crescem 1.300% e tempo de espera cai pela metade

Modernização garante economia de R$ 228 milhões aos cofres públicos em SP e eleva índice de satisfação dos usuários a 98,7%

As mais lidas

Ciência e Tecnologia

Como se preparar para o primeiro apagão cibernético de 2025

Especialistas alertam para a necessidade de estratégias robustas para mitigar os impactos de um possível colapso digital

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento

Quanto seria o ingresso se o show de Lady Gaga fosse pago?