• Obesidade feminina pode estar relacionada a baixas concentrações de cobalto no sangue
  • Alemão Art inspira e conecta jovens com arte e jazz em evento cultural em Recife
Novidades e destaques Novidades e destaques

Economia • 10:13h • 07 de março de 2025

Inadimplência das famílias na cidade de SP cai para 19% em fevereiro

Elevação da renda e menor desemprego contribuíram para o índice

Agência Brasil | Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

De acordo com a entidade, a queda na inadimplência decorre da elevação da renda dos brasileiros e da reduzida taxa de desemprego.
De acordo com a entidade, a queda na inadimplência decorre da elevação da renda dos brasileiros e da reduzida taxa de desemprego.

O volume de famílias inadimplentes no município de São Paulo caiu em fevereiro e chegou a 19%. Este é o segundo melhor resultado desde janeiro de 2023, só perdendo para setembro de 2024, quando foi registrada inadimplência de 18,9%.

Em janeiro, a inadimplência foi de 19,6% e, em dezembro de 2024, 19,5%.

Em número absolutos, na comparação anual, foram 108 mil lares que saíram da situação de inadimplência em fevereiro.

Os dados foram divulgados na quarta-feira (5), são da Pesquisa do Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC) da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP).

De acordo com a entidade, a queda na inadimplência decorre da elevação da renda dos brasileiros e da reduzida taxa de desemprego.

“O mercado de trabalho em seu melhor momento e uma consequente massa de renda historicamente alta – R$ 40,6 bilhões no último trimestre de 2024, na capital paulista, o maior volume da série histórica do IBGE – fizeram com que o volume de famílias inadimplentes em São Paulo caísse novamente em fevereiro”, destacou a Fecomércio, em nota.

Segundo os dados, a inadimplência das famílias do município de São Paulo está abaixo da casa dos 20% desde agosto de 2024, após ficar mais de dois anos acima desse patamar.

O tempo médio de atraso nas dívidas, que em fevereiro estava em 63,1 dias, era 66,2 dias no mesmo mês do ano passado. “Esse é um dado relevante, na análise da Federação, porque significa que o juro rolado com a despesa não quitada tende a ser menor, o que favorece um retorno mais rápido da família ao ambiente de consumo”, ressaltou a FecomercioSP.

Famílias com dívidas a pagar

De acordo com o levantamento, a porcentagem de famílias com dívidas a pagar em fevereiro, no município de São Paulo, foi 67,7% – em janeiro era 67,2% e, em fevereiro de 2024, 68,1%. Em números absolutos, são 2,77 milhões de casas endividadas na cidade em fevereiro de 2025.

“A leitura da entidade é que esse fenômeno pode ser também efeito do mercado de trabalho aquecido e da massa de renda, que faz com que mais pessoas façam compras de médio prazo”.

De acordo com a FecomercioSP, o alto endividamento pode ser explicado em razão de a maior parte das dívidas serem feitas com cartão de crédito - 82% das famílias endividadas citam a fatura como a despesa a ser paga.

Famílias sem condições de pagar as dívidas

A pesquisa mostra ainda que a porcentagem de famílias sem condições de pagar as dívidas atrasadas também caiu em fevereiro: de 8,7% em janeiro, para 8,3%, em fevereiro. No segundo mês de 2024, esse número era 9,4%.

Últimas Notícias

Descrição da imagem

Saúde • 15:58h • 06 de maio de 2025

Pesquisa identifica mecanismo relacionado com gravidade de casos de Covid-19

Estudo da Fiocruz identifica que a desregulação de receptores do sistema SRAA pode explicar por que idosos e pessoas com comorbidades desenvolvem formas mais graves da Covid-19

Descrição da imagem

Economia • 15:21h • 06 de maio de 2025

Tarifa de Trump não vai parar o consumo de filmes estrangeiros, mas impacta os consumidores americanos

Neusa Nunes, professora de Economia, analisa o impacto da decisão de Trump sobre a indústria cinematográfica e o consumo de filmes estrangeiros nos Estados Unidos.

Descrição da imagem

Cidades • 14:35h • 06 de maio de 2025

CIRCUS e Instituto Zimbauê abrem seleção para Agentes Comunitários de Leitura

Projeto Ponte de Leitura visa fortalecer o incentivo à leitura antirracista e será uma das atrações do Festival da Consciência Negra 2025 em Assis e região

Descrição da imagem

Policial • 14:05h • 06 de maio de 2025

Estado de SP registra redução histórica de homicídios e feminicídios no primeiro trimestre de 2025

Estado de São Paulo registra a menor taxa de homicídios e feminicídios, refletindo os avanços nas políticas de segurança pública

Descrição da imagem

Esporte • 13:41h • 06 de maio de 2025

Dia do Desafio 2025: Ministério do Esporte inicia mobilização contra o sedentarismo

Evento mundial, marcado para 28 de maio, busca combater o sedentarismo e promover a inclusão do esporte na rotina de milhões de pessoas

Descrição da imagem

Economia • 13:11h • 06 de maio de 2025

Presentes no Dia das Mães: o que os brasileiros vão comprar e como pagar

Intenção de compra aumenta levemente em relação ao ano passado, com destaque para os pequenos estabelecimentos e pagamentos à vista.

Descrição da imagem

Saúde • 12:32h • 06 de maio de 2025

Como as marmitas fitness estão conquistando consumidores fora das academias

Com o aumento das academias e a busca por praticidade e bem-estar, o mercado de marmitas fitness se consolida como uma opção de refeição equilibrada para diferentes públicos

Descrição da imagem

Policial • 11:31h • 06 de maio de 2025

Mais de 600 autuações e sem vítimas fatais: balanço da operação de trânsito do Dia do Trabalho

Polícia Rodoviária realiza mais de 600 autuações e 14 sinistros durante operação, com foco na preservação da vida no trânsito

As mais lidas

Ciência e Tecnologia

Como se preparar para o primeiro apagão cibernético de 2025

Especialistas alertam para a necessidade de estratégias robustas para mitigar os impactos de um possível colapso digital

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento

Quanto seria o ingresso se o show de Lady Gaga fosse pago?