Cidades • 07:40h • 11 de novembro de 2025
Incêndio criminoso atinge Ecoponto em Assis e mobiliza equipes da Prefeitura durante a madrugada
Prefeita Telma Spera esteve no local e classificou o caso como crime ambiental; fogo consumiu galhos e materiais recolhidos após temporal
Jornalista: Luis Potenza MTb 37.357 | Com informações da PMA | Foto: Divulgação
Um incêndio de grandes proporções atingiu o Ecoponto de Assis na noite de segunda-feira, 10 de novembro, e mobilizou equipes da Prefeitura Municipal, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e servidores das secretarias de Obras e Meio Ambiente. O fogo, que começou por volta das 21h30, foi controlado após horas de trabalho das equipes. A prefeita Telma Spera esteve no local e classificou o caso como um incêndio criminoso.
“Com muita tristeza, estamos aqui vendo o Ecoponto queimar. Foi obviamente provocado. Quero agradecer nossas equipes, porque são extraordinárias. Trabalharam na chuva, no vento, e hoje estão aqui no meio do fogo, com amor pela cidade e pelas pessoas”, declarou a prefeita em vídeo gravado no momento da ocorrência.

Às 21h50 o fogo já era visível de pontos opostos na cidade de Assis | Foto: Âncora 1
Segundo Telma, o incêndio começou em um dos cantos do Ecoponto, no momento em que materiais provenientes das galeadas e limpezas urbanas estavam sendo levados ao local. “Estávamos trazendo galhos e folhas para cá, para depois enviar ao aterro, e infelizmente fizeram isso. Não é algo contra a Prefeitura, mas contra a cidade. Isso é crime”, afirmou.

Prefeita Telma Spera lamenta incêndio no Ecoponto e promete reforço na segurança do local
A prefeita destacou ainda a gravidade da situação diante do risco de o fogo se alastrar para áreas próximas de moradias, intensificado pelo vento forte na região. “O vento poderia ter espalhado o fogo pelas casas. Agradeço à Defesa Civil, ao Meio Ambiente e às Obras pelo empenho. São profissionais que não têm parado desde a madrugada do tornado e continuam cuidando da cidade com dedicação”, disse.

Incêndio criminoso destrói Ecoponto em Assis e mobiliza equipes municipais durante a madrugada
O secretário de Meio Ambiente, Duda Paiva, o secretário de Obras, e o coordenador da Defesa Civil, Lúcio, acompanharam as ações no local. Também colaboraram no combate às chamas equipes da Defesa Civil de Cândido Mota, representantes da Nova América e o Corpo de Bombeiros, que utilizou mais de 50 mil litros de água para conter o incêndio.
A Prefeitura informou que o caso será encaminhado às autoridades competentes, já que se trata de um crime ambiental, e que novas medidas de segurança serão implantadas no espaço após a limpeza e recuperação da área.
“É lamentável. A cidade ainda está se recuperando dos estragos do temporal, e nos deparamos com uma atitude como essa. Mas continuaremos firmes, trabalhando e protegendo Assis”, finalizou a prefeita.
Aviso legal
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, integral ou parcial, do conteúdo textual e das imagens deste site. Para mais informações sobre licenciamento de conteúdo, entre em contato conosco.
Últimas Notícias
As mais lidas
Ciência e Tecnologia
Paralisação completa do 3I/Atlas intriga cientistas e realinhamento aponta para novo comportamento
Registros confirmados por observatórios independentes em três continentes mostram desaceleração em microetapas, parada total e ajuste direcional incomum, ampliando questionamentos sobre a natureza do visitante interestelar
Ciência e Tecnologia
3I/ATLAS surpreende e se aproxima da esfera de Hill de Júpiter com precisão inédita