Responsabilidade Social • 16:45h • 06 de agosto de 2025
Inclusão com evidência: como dados ajudam a desenvolver talentos LGBTQIA+
Tecnologia e análise de indicadores fortalecem estratégias de diversidade e potencializam o crescimento profissional de talentos LGBTQIA+ no ambiente corporativo
Jornalista: Luis Potenza MTb 37.357 | Com informações da Lara Assessoria | Foto: Arquivo/Âncora1

Em um mercado cada vez mais comprometido com a diversidade, a gestão estruturada de dados tem ganhado protagonismo como ferramenta estratégica para o desenvolvimento de pessoas LGBTQIA+ nas empresas. Mais do que um diferencial, essa abordagem se consolida como um instrumento fundamental para transformar boas intenções em resultados efetivos e mensuráveis.
A fundadora e CEO da PlurieBR, Laura Salles, defende que empresas que querem ser, de fato, inclusivas precisam aliar tecnologia e intencionalidade. “Sem dados, diversidade vira discurso. Com dados, ela se torna estratégia de negócio”, afirma. A PlurieBR é a primeira plataforma SaaS do Brasil especializada em diversidade, equidade, inclusão e pertencimento (DEIP), e cruza métricas de engajamento, rotatividade, riscos reputacionais e outras variáveis com indicadores de diversidade.
No Brasil, segundo o Instituto Ethos, 80% das empresas já reconhecem a diversidade como um pilar de inovação. A gestão de dados DEIP permite identificar gargalos em promoções, mapear rotatividade entre grupos minorizados e avaliar o clima organizacional sob a perspectiva LGBTQIA+. Essas informações subsidiam ações mais assertivas, contribuindo para ambientes corporativos mais justos, sustentáveis e inovadores.
Além da análise quantitativa, Laura Salles destaca a importância de trilhas de desenvolvimento específicas e da construção de um ambiente de segurança psicológica. “O pertencimento é o que sustenta trajetórias profissionais. Empresas que investem nisso fortalecem suas marcas empregadoras e colhem melhores resultados.” A capacitação das lideranças também é parte essencial do processo, com foco em escuta ativa, empatia e letramento em diversidade.
A tendência é que, até 2025, mais empresas adotem soluções tecnológicas para conectar diversidade a indicadores de desempenho como inovação e retenção de talentos. A PlurieBR, inclusive, já testa funcionalidades capazes de mensurar o impacto financeiro das ações inclusivas, reforçando o papel estratégico da diversidade na geração de valor e no retorno sobre o investimento (ROI).
Aviso legal
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, integral ou parcial, do conteúdo textual e das imagens deste site. Para mais informações sobre licenciamento de conteúdo, entre em contato conosco.
Últimas Notícias
As mais lidas
Ciência e Tecnologia
Como se preparar para o primeiro apagão cibernético de 2025
Especialistas alertam para a necessidade de estratégias robustas para mitigar os impactos de um possível colapso digital