Esporte • 09:01h • 04 de janeiro de 2026
Inclusão entra em campo e marca o início da Copinha 2026 nos estádios paulistas
Profissionais da Federação Paulista de Futebol receberam formação específica para acolher pessoas com deficiência nos estádios
Jornalista: Luis Potenza MTb 37.357 | Com informações do Governo de SP | Foto: Divulgação
A Copa São Paulo de Futebol Júnior 2026, a Copinha, teve início na última sexta-feira, 2 de janeiro, com uma novidade fora das quatro linhas. Diretores de jogos da Federação Paulista de Futebol (FPF) passaram por uma capacitação voltada à inclusão de pessoas com deficiência, reforçando o compromisso com um ambiente mais acessível, respeitoso e acolhedor nos estádios paulistas.
Ao todo, 98 diretores de jogos participaram da formação promovida pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Esses profissionais têm papel central na operação das partidas, sendo responsáveis pela organização de acessos, fluxo de torcedores e funcionamento geral dos eventos esportivos.
A capacitação foi realizada no fim de novembro e integrou as ações do Governo do Estado para ampliar a acessibilidade em grandes competições esportivas. O objetivo é garantir que pessoas com deficiência possam acompanhar os jogos com autonomia, segurança e respeito às suas necessidades individuais.
“O objetivo é fortalecer um padrão de acolhimento compatível com a grandeza do futebol paulista e que possa servir de inspiração para o país inteiro. O mais importante é garantir um atendimento respeitoso, que considere as individualidades e promova a autonomia de cada pessoa com deficiência”, afirmou o secretário de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Marcos da Costa.
Formação prática e combate ao capacitismo
Durante a capacitação, coordenadores da Secretaria apresentaram aos diretores de jogos os principais tipos de deficiência e condições equiparáveis, como o Transtorno do Espectro Autista. A formação abordou orientações práticas sobre como acolher diferentes perfis de público e como agir em situações comuns do ambiente esportivo.
Entre os exemplos destacados esteve o cuidado com cadeiras de rodas, compreendidas como extensão do corpo da pessoa com deficiência e que não devem ser tocadas sem autorização, preservando autonomia, conforto e segurança.
Os participantes também receberam informações sobre as barreiras que dificultam o acesso de pessoas com deficiência a espaços públicos. Foram discutidas barreiras físicas, comunicacionais, tecnológicas, pedagógicas e atitudinais, estas últimas relacionadas a comportamentos e decisões humanas que podem gerar exclusão.
A formação incluiu ainda orientações para o enfrentamento do capacitismo, forma de discriminação baseada na ideia de incapacidade das pessoas com deficiência.
“São muitos os desafios, inclusive porque muitas estruturas foram construídas no século passado. Mas nosso foco é alcançar um nível de qualidade de acolhimento que respeite cada pessoa e faça com que todos se sintam em casa no estádio”, completou Marcos da Costa.
Copinha 2026
A Copinha 2026 reúne 128 equipes, distribuídas em 32 grupos com quatro times cada, com partidas realizadas em diversas cidades do estado de São Paulo. A final está marcada para o dia 25 de janeiro, na Arena Mercado Livre Pacaembu, na capital paulista.
A capacitação dos diretores de jogos reforça a proposta de que o maior torneio de base do país avance também fora do campo, promovendo inclusão, respeito e acessibilidade ao público.
Aviso legal
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, integral ou parcial, do conteúdo textual e das imagens deste site. Para mais informações sobre licenciamento de conteúdo, entre em contato conosco.
Últimas Notícias
As mais lidas
Ciência e Tecnologia
Paralisação completa do 3I/Atlas intriga cientistas e realinhamento aponta para novo comportamento
Registros confirmados por observatórios independentes em três continentes mostram desaceleração em microetapas, parada total e ajuste direcional incomum, ampliando questionamentos sobre a natureza do visitante interestelar
Ciência e Tecnologia
3I/ATLAS surpreende e se aproxima da esfera de Hill de Júpiter com precisão inédita