Responsabilidade Social • 16:00h • 30 de junho de 2024
Iniciativas do SUS promovem serviços inclusivos e enfrentam desigualdades
Ministério da Saúde investe em pesquisas, qualificação profissional e atualização de sistemas para atender a população LGBTQIA+
Da Redação | Com informações do Ministério da Saúde | Foto: Divulgação

No Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+, celebrado na última sexta-feira (28), o Ministério da Saúde destacou suas ações para garantir um atendimento inclusivo e humanizado no Sistema Único de Saúde (SUS).
O Ministério tem investido em diversas iniciativas, como pesquisas, qualificação profissional e a atualização de sistemas e cadastros para melhor atender a comunidade LGBTQIA+.
Principais iniciativas:
Atualização dos campos de orientação sexual e identidade de gênero
Nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), as fichas de cadastro agora incluem sete orientações sexuais e sete identidades de gênero. Esta atualização visa contribuir para um melhor cuidado da saúde LGBTQIA+.
Investimento em pesquisas
O Ministério da Saúde destinou mais de R$ 2 milhões para estudos sobre saúde de pessoas transgêneras, abordando temas como envelhecimento saudável, saúde mental e riscos associados à hormonioterapia.
Qualificação de trabalhadores de saúde
A qualificação dos profissionais de saúde é uma prioridade, com cursos autoinstrucionais e à distância focados em promover o acesso e a equidade no atendimento à população LGBTQIA+.
Nome social no 'Meu SUS Digital'
O aplicativo "Meu SUS Digital" agora permite a exibição do nome social em documentos oficiais, como o certificado de vacinação e a Carteira de Vacinação Digital. Usuários também poderão atualizar o nome social diretamente pelo aplicativo.
Prevenção combinada ao HIV
Em parceria com a Fiocruz e a Opas, o Ministério ampliou o acesso às estratégias de prevenção combinada ao HIV em ambulatórios trans, beneficiando pessoas trans e não binárias em diversas regiões do Brasil.
Nova tradução do CID
O Brasil, responsável pela tradução do Código Internacional de Doenças (CID) para o português, implementará uma linguagem mais inclusiva na nova edição, prevista para ser usada a partir de 2025.
Criação de base de dados sobre população trans vivendo com HIV
O Ministério está desenvolvendo uma base de informações sobre pessoas trans, travestis e não-binárias que vivem com HIV, utilizando registros de distribuição de Terapia Antirretroviral (TARV).
Seleção de projetos de prevenção de doenças
Um edital de R$ 4,5 milhões, em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), selecionou 38 projetos de comunicação em saúde para populações-chave e prioritárias, promovendo informações sobre HIV, aids, tuberculose, hepatites virais e outras ISTs.
Aviso legal
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, integral ou parcial, do conteúdo textual e das imagens deste site. Para mais informações sobre licenciamento de conteúdo, entre em contato conosco.
Últimas Notícias
As mais lidas
Ciência e Tecnologia
Como se preparar para o primeiro apagão cibernético de 2025
Especialistas alertam para a necessidade de estratégias robustas para mitigar os impactos de um possível colapso digital