Mundo • 12:14h • 27 de julho de 2025
INSS: aposentados têm até novembro para pedir ressarcimento nos Correios
Mais de 2,5 milhões de atendimentos já foram realizados pela estatal
Jornalista: Carolina Javera MTb 37.921 com informações de Agência Gov | Foto: Edson Leal/MPS

Os primeiros pagamentos de ressarcimento a aposentados e pensionistas do INSS que tiveram valores descontados indevidamente começaram a ser feitos na última quinta-feira (24). O atendimento está sendo realizado em mais de 5 mil agências dos Correios em todo o país e seguirá disponível até novembro. Em locais com maior procura, a empresa reforçou a estrutura para garantir um acolhimento adequado. Desde o início da ação, mais de 2,5 milhões de atendimentos já foram realizados.
Com o início da adesão ao acordo de ressarcimento, os Correios reorganizaram o atendimento para lidar com o aumento na demanda. Só na segunda-feira (21), quando o governo anunciou os lotes de pagamento, foram registrados mais de 150 mil atendimentos, um número muito acima da média desde o início da iniciativa. Em unidades com maior movimento, foram criados guichês e filas específicas para aposentados e pensionistas, com o objetivo de oferecer um serviço mais ágil e confortável.
O ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz, acompanhou de perto o atendimento em uma unidade dos Correios em Taguatinga (DF) na quinta-feira (24). Na visita, ele conheceu o caso da beneficiária Elena Costa Freitas, que sofreu descontos não autorizados em sua aposentadoria e pensão. A filha dela, Sheila Gomes, relatou que, após tentarem resolver o problema no INSS sem sucesso, procuraram os Correios e foram atendidas rapidamente. “Foi super tranquilo. Colocaram o CPF dela e já apareceu a empresa responsável pelos descontos”, disse.
Segundo o ministro, a parceria entre os Correios e o INSS tem sido eficaz devido à presença da empresa em todos os municípios brasileiros. “Essa capilaridade dos Correios é essencial para chegar a quem mais precisa. Já atendemos 2,5 milhões de pessoas, e esse número deve continuar crescendo”, afirmou.
O presidente dos Correios, Fabiano Silva dos Santos, também destacou o trabalho dos atendentes e a prioridade dada aos idosos. “Quero agradecer a todos os profissionais envolvidos nessa ação. Nosso compromisso é garantir o acesso dos segurados ao que é de direito”, afirmou.
Até novembro, os Correios oferecem atendimento seguro e humanizado com os seguintes serviços:
- Consulta sobre descontos nos benefícios;
- Contestação de descontos não autorizados;
- Confirmação de descontos autorizados;
- Validação ou contestação da resposta da entidade associativa após 15 dias úteis;
- Adesão ao acordo de ressarcimento.
Para ser atendido, o segurado precisa apresentar documento oficial com foto. Se não puder comparecer, pode nomear um representante legal ou procurador com procuração válida.
Desde 30 de maio, os Correios atuam como parceiros do INSS para atender aposentados e pensionistas, especialmente aqueles com dificuldades para acessar serviços digitais. A primeira etapa envolveu a consulta e contestação de descontos indevidos, enquanto a segunda permitiu verificar as respostas das entidades envolvidas. A iniciativa ampliou o alcance do atendimento, inclusive em localidades sem unidades do INSS.
Com mais de 5 mil agências próprias, os Correios assumiram um papel estratégico na garantia de direitos dos cidadãos, promovendo inclusão social e ampliando o acesso a serviços públicos essenciais.
Atenção a possíveis golpes: nenhum funcionário do INSS ou dos Correios está autorizado a visitar beneficiários em casa para prestar esse atendimento. O serviço é oferecido exclusivamente pelos seguintes canais oficiais:
- Aplicativo Meu INSS;
- Central telefônica 135;
- Agências dos Correios.
Em caso de dúvida, os beneficiários devem buscar sempre os canais oficiais antes de tomar qualquer decisão.
Aviso legal
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, integral ou parcial, do conteúdo textual e das imagens deste site. Para mais informações sobre licenciamento de conteúdo, entre em contato conosco.
Últimas Notícias
As mais lidas
Ciência e Tecnologia
Como se preparar para o primeiro apagão cibernético de 2025
Especialistas alertam para a necessidade de estratégias robustas para mitigar os impactos de um possível colapso digital