• Brasil conquista heptacampeonato da Copa do Mundo de beach soccer
  • Coleta de exame Papanicolau em Florínea acontece na próxima sexta, dia 16 de maio
  • Já viu o trailer de Chespirito? Prepare-se para uma jornada emocionante pela vida de Bolaños
  • Unidade Móvel da Energisa oferece serviços gratuitos em Maracaí de 12 a 16 de maio
Novidades e destaques Novidades e destaques

Economia • 11:33h • 02 de fevereiro de 2025

Intenção de compra das famílias tem alta de 0,2% em janeiro

Apesar do desafio no momento atual, consumidores se mostram confiantes

Agência Brasil | Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

O ICF é um indicador que mede o potencial das vendas do comércio, apurado mensalmente pela CNC.
O ICF é um indicador que mede o potencial das vendas do comércio, apurado mensalmente pela CNC.

O índice que mede a intenção de compra das famílias (ICF) teve alta de 0,2% em janeiro, chegando a 104,9 pontos. Apesar de seguir a tendência de alta observada em dezembro de 2024, o indicador apresentou uma queda de 0,9% em relação a janeiro de 2024. Os dados foram divulgados na quinta-feira (30) pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

O ICF é um indicador que mede o potencial das vendas do comércio, apurado mensalmente pela CNC. Os resultados medem o grau de satisfação e insatisfação dos consumidores. Quando o índice, que vai até 200 pontos, está abaixo de 100 pontos, indica insatisfação. Já quando está acima de 100 pontos, é um indicativo de satisfação.

A pontuação observada em janeiro, portanto, indica satisfação. De acordo com a CNC, apesar do desafio no momento atual, consumidores se mostram confiantes no futuro.

Segundo a Confederação, as famílias de maior renda e as mulheres foram mais cautelosas em consumir. As famílias que ganham acima de 10 salários mínimos (o equivalente a R$ 15.180) apresentaram retração de 0,2% em janeiro em relação a dezembro de 2024. Já as de menor renda avançaram 0,3%.

Na comparação anual, entre as mulheres, a intenção de consumo caiu 1,4% na comparação entre janeiro de 2025 com janeiro de 2024. Entre os homens, essa queda foi de 0,4%. Os motivos, de acordo com a CNC, são as restrições do acesso ao crédito e as perspectivas profissionais.

Acesso ao crédito

A ICF é calculada com base em questionário aplicado a 18 mil brasileiros e analisa sete indicadores que refletem a satisfação do consumidor. A maioria dos componentes registrou alta, com exceção dos indicadores que medem a satisfação das pessoas em relação ao Emprego Atual, à Renda Atual e ao Acesso ao Crédito, sendo este último o que apresentou maior redução, de 0,8%.

Na análise da CNC, o acesso ao crédito continua sendo um ponto sensível. “O aumento dos juros impacta o consumo, por causa da importância do crédito para o aquecimento do comércio”, destaca o economista da CNC João Marcelo Costa.

Já o indicador que apura a satisfação dos consumidores em relação ao Momento para o Consumo de Bens Duráveis avançou 1%. O indicador, no entanto, está em 72,4 pontos, o que indica ainda insatisfação, apesar do crescimento em relação a dezembro.

Mercado de trabalho

Apesar de registrar uma queda de 0,3%, o Emprego Atual permanece como o subindicador mais bem avaliado da ICF, com 126,3 pontos, demonstrando que os consumidores estão confiantes no mercado de trabalho.

O indicador de Perspectiva Profissional para os próximos meses segue em alta, tendo um acréscimo de 0,3% em janeiro, o que, de acordo com a CNC, demonstra esperança das famílias em melhores condições econômicas. Esse indicador chegou a 114,2 pontos.

Comparando janeiro de 2025 com janeiro de 2024, o indicador de Perspectiva Profissional teve uma queda este ano de 2,9%. Consideradas apenas as mulheres, a queda foi ainda maior, de 4,1%, contra a de 2% dos homens. Evidenciando, de acordo com Costa, que historicamente, as mulheres enfrentam desafios adicionais, o que pode intensificar a cautela diante de um cenário econômico mais desafiador.

Além disso, segundo o economista, boa parte das famílias brasileiras têm as mulheres como principais provedoras, sendo “natural que elas adotem uma postura mais prudente”, diz análise da CNC. 

Últimas Notícias

Descrição da imagem

Esporte • 18:51h • 11 de maio de 2025

Brasil conquista heptacampeonato da Copa do Mundo de beach soccer

Seleção garantiu título com vitória de 4 a 3 sobre a Bielorrússia

Descrição da imagem

Cidades • 17:23h • 11 de maio de 2025

Coleta de exame Papanicolau em Florínea acontece na próxima sexta, dia 16 de maio

Ônibus da prevenção estará disponível para as mulheres, oferecendo exame gratuito e essencial para a saúde feminina

Descrição da imagem

Gastronomia & Turismo • 16:18h • 11 de maio de 2025

Turismo sobre trilhos: veja como explorar SP com os Transportes Metropolitanos

Locomotiva a diesel e centros de memória ferroviária são opções de passeios para curtir a data

Descrição da imagem

Saúde • 15:48h • 11 de maio de 2025

Vacina de RNA da Fiocruz contra Covid-19 mostra eficácia em testes com animais

Produto vem sendo desenvolvido na unidade de Bio-Manguinhos

Descrição da imagem

Policial • 14:29h • 11 de maio de 2025

Governo de SP vai ampliar em 25% o número de câmeras corporais da Polícia Militar

Acordo aprovado pelo Supremo Tribunal Federal permite o início da implementação das câmeras do contrato assinado com a Motorola, que tem novas funcionalidades

Descrição da imagem

Gastronomia & Turismo • 13:36h • 11 de maio de 2025

Gastronomia impulsiona turismo em São Paulo com experiências que unem sabor, história e cultura

Gastronomia impulsiona o turismo em São Paulo com roteiros que valorizam queijos, vinhos, cafés e pratos típicos em todo o estado

Descrição da imagem

Mundo • 13:06h • 11 de maio de 2025

É proposital: IBGE inverte o mapa-múndi e coloca o Brasil no centro do mundo; entenda

A nova representação cartográfica, que celebra a liderança do Brasil no BRICS e no Sul Global, marca um momento de reflexão sobre os vieses históricos dos mapas tradicionais e seu poder simbólico

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento • 12:46h • 11 de maio de 2025

Já viu o trailer de Chespirito? Prepare-se para uma jornada emocionante pela vida de Bolaños

Max lança trailer oficial de série biográfica sobre o criador de Chaves e Chapolin Colorado, com estreia marcada para 5 de junho

As mais lidas

Ciência e Tecnologia

Como se preparar para o primeiro apagão cibernético de 2025

Especialistas alertam para a necessidade de estratégias robustas para mitigar os impactos de um possível colapso digital

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento

Quanto seria o ingresso se o show de Lady Gaga fosse pago?