• Barracão da VO se transforma em arraiá no dia 7 de junho com música e comidas típicas
  • Assis e região têm vagas abertas com prazos de inscrição até dia 25 e 31 de maio; confira todas as oportunidades
  • São Paulo recebe até dia 5 de junho inscrições para matrícula do 2º semestre 2025
  • Entenda como funciona o sistema de avaliações da Univesp em Assis
Novidades e destaques Novidades e destaques

Economia • 09:58h • 25 de setembro de 2024

Intenção de Consumo das Famílias recuou 0,3% em setembro, diz CNC

Redução ocorreu entre famílias de maior renda e público masculino

Agência Brasil | Foto: Tânia Rego/Agência Brasil

 Famílias com menor renda se mantêm cautelosas.
Famílias com menor renda se mantêm cautelosas.

A Intenção de Consumo das Famílias (ICF) caiu 0,3% em setembro. O resultado foi divulgado na segunda-feira (23) pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que apura mensalmente o indicador. Na avaliação dos pesquisadores, a queda reflete uma piora na avaliação sobre a perspectiva profissional, que apresentou recuo de 0,4%, e sobre o acesso ao crédito ao cair 1,3% no mês.

De acordo com a pesquisa, a redução mais significativa ocorreu entre as famílias de maior renda e o público masculino. Nesses dois segmentos, as percepções do mercado de trabalho e de consumo futuro pioraram.

A CNC destacou que apesar do recuo, o indicador ainda ficou em 103,1 pontos, o que significa permanência acima do nível de satisfação e maior patamar desde março deste ano. Naquele momento alcançou 104,1 pontos.

Mesmo com aumento de 0,4% na avaliação sobre o emprego atual, o que mostrou sinais de melhora, a desaceleração na criação de empregos e a incerteza econômica resultaram em uma retração de 0,4% na perspectiva profissional. Para o presidente do Sistema CNC-Sesc-Senac, José Roberto Tadros, a cautela das famílias continua. “O saldo positivo do mercado de trabalho anima os consumidores no curto prazo, mas a cautela quanto ao futuro permanece”, diz nota divulgada pela CNC.

A entidade lembrou que o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) de julho “também revelou um aumento no volume de assalariados, com crescimento acumulado de 3,9% nos últimos 12 meses”.

Crédito

A pesquisa indicou ainda que o mercado de crédito sofreu influência da maior pressão inflacionária e das incertezas fiscais. Com isso o crédito se tornou mais restrito, levando a uma retração de 1,3% no sub indicador que mede a satisfação com o acesso ao crédito. A Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), também produzida e já divulgada pela CNC, apontou que o número de famílias incapazes de pagar suas dívidas subiu em agosto e refletiu negativamente na avaliação do momento para compra de bens duráveis, que apresentou queda de 1%.

O economista-chefe da CNC, Felipe Tavares, considerou que o crédito ficou menos acessível com o panorama apontado na pesquisa. “Com o cenário mais desafiador para o crédito e o aumento da inadimplência, o mercado se tornou menos acessível, especialmente para famílias de renda mais alta, que mostram maior retração na intenção de consumo”, observou.

Conforme a ICF, a intenção de consumo em setembro das famílias com renda acima de 10 salários-mínimos teve retração de 0,8%. Já nas de menor renda caiu 0,2%. O recuo na perspectiva de consumo foi ainda mais intenso nas famílias de maior renda (2,5%), enquanto nas de menor renda a retração ficou em 0,6%. “Essa divergência também se manifestou no indicador de emprego atual, com as famílias de maior renda registrando queda de 0,3%, enquanto as de menor renda apresentaram um aumento de 0,8%”, completou a CNC.

“Famílias com maiores salários estão mais cautelosas em relação ao emprego e ao consumo futuro, devido à maior seletividade no crédito e à piora na confiança empresarial”, avaliou o economista-chefe da CNC.

Ainda assim, segundo a pesquisa, apesar de mais otimistas quanto ao emprego atual, as famílias com menor renda se mantêm cautelosas em relação ao futuro, com queda de 0,2% na perspectiva profissional.

Gênero

Outro dado apresentado pela ICF é que as mulheres ficaram à frente na intenção de consumo. Entre elas, o avanço anual ficou em 1,6%, enquanto entre os homens houve retração de 0,3%. Esse movimento apareceu ainda no indicador que mede a satisfação com o emprego atual, que registrou crescimento de 3,3% para as mulheres e de apenas 0,3% para os homens. “A perspectiva profissional também apresentou diferenças, com uma queda mais acentuada entre os homens (redução de 5,4%), em contraste com uma diminuição de 2,4% entre as mulheres”, apontou a entidade.

Acesso ao crédito

Ainda em setembro, as mulheres tiveram um avanço de 1,7% em relação ao mesmo mês do ano passado. Entre os homens houve queda de 0,2%. Na avaliação da CNC, o aumento do número de homens com dificuldades em amortizar suas dívidas, conforme aponta a Peic, pode estar por trás desse resultado, o que provocou uma queda de 4,2% na perspectiva de consumo entre o público masculino, enquanto no público feminino ficou em 2,6%. “Esse cenário de maior otimismo entre as mulheres reflete um mercado de trabalho e crédito ligeiramente mais favorável para elas, enquanto os homens enfrentam maiores desafios nos próximos meses”, comentou Felipe Tavares.

Últimas Notícias

Descrição da imagem

Educação • 14:05h • 24 de maio de 2025

354 alunos de Etecs e Fatecs viajam pelo Intercâmbio Cultural do Centro Paula Souza

Estudantes de todo o estado embarcam no fim de maio para realizar o sonho de cursar inglês ou espanhol em países como Argentina, Estados Unidos, Inglaterra e Irlanda

Descrição da imagem

Saúde • 13:37h • 24 de maio de 2025

Diagnóstico de Joe Biden reforça importância do exame de próstata após os 50 anos

Aos 82 anos, ex-presidente dos EUA enfrenta tumor com metástase óssea; especialistas explicam riscos, sintomas e tratamento da doença que atinge milhares de brasileiros

Descrição da imagem

Saúde • 13:13h • 24 de maio de 2025

Anvisa suspende suplementos da marca Power Green

Produtos estavam classificados incorretamente como suplementos alimentares e continham ingredientes não permitidos em suplementos.

Descrição da imagem

Educação • 12:34h • 24 de maio de 2025

Brasil atualiza diretrizes para ensino a distância: veja o que muda

Decreto determinou cursos que serão exclusivamente presenciais

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento • 12:03h • 24 de maio de 2025

Barracão da VO se transforma em arraiá no dia 7 de junho com música e comidas típicas

Festa junina da Escola de Samba Unidos da Vila Operária começa às 19h e promete muita animação com o grupo Chão Batido, quadrilha e entrada gratuita

Descrição da imagem

Educação • 11:42h • 24 de maio de 2025

MEC abre inscrições para curso de mentoria a diretores escolares

Iniciativa busca fortalecer a atuação de diretores escolares, com foco no desenvolvimento da liderança pedagógica, administrativa e colaborativa. Prazo para adesão vai até 8 de junho

Descrição da imagem

Responsabilidade Social • 11:11h • 24 de maio de 2025

Trópicos registram perda recorde de floresta primária

Levantamento mostra destruição de 18 campos de futebol por minuto

Descrição da imagem

Esporte • 10:51h • 24 de maio de 2025

Quatá realiza 2º Desafio MTB com troféus, kits e estrutura completa para ciclistas

Evento acontece no dia 8 de junho e deve reunir atletas de toda a região; inscrições estão abertas e incluem café da manhã, seguro, fotos e medalhão personalizado

As mais lidas

Ciência e Tecnologia

Como se preparar para o primeiro apagão cibernético de 2025

Especialistas alertam para a necessidade de estratégias robustas para mitigar os impactos de um possível colapso digital

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento

Quanto seria o ingresso se o show de Lady Gaga fosse pago?