Economia • 19:46h • 04 de agosto de 2025
Inverno impulsiona negócios sazonais e abre portas para nova fonte de renda
Venda de alimentos, moda sazonal e serviços para o lar estão entre as oportunidades de renda extra que crescem com a chegada do frio
Jornalista: Luis Potenza MTb 37.357 | Com informações da No Ar Assessoria | Foto: Arquivo/Âncora1

Com a chegada do inverno, crescem também as chances de transformar criatividade em fonte de renda. Segundo o Instituto Cidades Sustentáveis e o IPEC, 31% dos brasileiros com mais de 16 anos já buscam alguma forma de renda extra, o número sobe para 37% entre aqueles que recebem apenas um salário mínimo. Em paralelo, dados do Sebrae mostram que mais de 4 milhões de pequenos negócios foram abertos no Brasil em 2024, sinalizando uma forte movimentação em direção ao empreendedorismo como alternativa para complementar o orçamento.
A executiva de negócios da Simplic, Ana Paula Oliveira, aponta que as mudanças climáticas podem ser um gatilho para quem deseja empreender: “Identificar as necessidades que surgem com o frio pode abrir portas para novos negócios. Muita gente tem aproveitado a estação para transformar ideias simples em renda real”.
Entre as oportunidades mais comuns estão a gastronomia sazonal como sopas, caldos, bolos, bebidas quentes e quitutes típicos, além da produção e venda de roupas e acessórios de inverno, como gorros, cachecóis e pantufas. Há também espaço para quem aposta no bem-estar dentro de casa, com itens como velas aromáticas, mantas e difusores. E ainda há quem enxergue demanda em serviços como manutenção de aquecedores e vedação de janelas e telhados.
Para quem deseja começar, especialistas recomendam planejamento. Antes de investir alto, é fundamental testar a aceitação dos produtos e analisar os custos de produção. Utilizar redes sociais, marketplaces e e-commerces pode ser uma forma acessível de divulgar e vender. “Adotar produtos sazonais no portfólio também é uma forma de inovar e atrair novos públicos. O importante é conhecer seu consumidor e oferecer soluções reais para o período do ano”, finaliza Ana.
Aviso legal
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, integral ou parcial, do conteúdo textual e das imagens deste site. Para mais informações sobre licenciamento de conteúdo, entre em contato conosco.
Últimas Notícias
As mais lidas
Ciência e Tecnologia
Como se preparar para o primeiro apagão cibernético de 2025
Especialistas alertam para a necessidade de estratégias robustas para mitigar os impactos de um possível colapso digital