Ciência e Tecnologia • 12:08h • 15 de outubro de 2025
IPT inaugura núcleo para impulsionar inovação em saúde humana, animal e ambiental
Novo complexo de pesquisa reúne tecnologias avançadas em biotecnologia, saúde digital e xenotransplantes
Jornalista: Luis Potenza MTb 37.357 | Com informações do IPT | Foto: Divulgação
O Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) inaugurou no domingo, 13 de outubro, o Núcleo de Tecnologias Avançadas para Bem-Estar e Saúde Aplicados às Ciências da Vida (Nutabes), em seu campus na Cidade Universitária, em São Paulo. O novo núcleo nasce com o propósito de integrar ciência, tecnologia e inovação em favor da saúde humana, animal e ambiental, reunindo linhas de pesquisa em xenotransplantes, biotecnologia, saúde digital e ambiental.
Com investimento de R$ 16 milhões do Governo do Estado de São Paulo, o Nutabes conta com um complexo moderno de 1.650 m², composto por laboratório multipropósito, biotério de suínos de alta tecnologia (NB2) e sala de realidade estendida — todos projetados para abrigar pesquisas de ponta e parcerias estratégicas entre academia, indústria e governo.
De acordo com o diretor-presidente do IPT, Anderson Ribeiro Correia, o núcleo representa um marco no avanço da biotecnologia no país.
“O Nutabes nasce com foco em tecnologias emergentes capazes de transformar vidas, com destaque para os xenotransplantes, dispositivos médicos inovadores e soluções para saúde e bem-estar. A estrutura foi pensada para impulsionar pesquisas de alto impacto, formar especialistas e ampliar o acesso à inovação”, afirmou.
Entre as principais áreas de pesquisa do núcleo estão:
- Saúde digital: desenvolvimento de tecnologias voltadas a dispositivos médicos e monitoramento clínico;
- Saúde ambiental: estudos sobre a relação entre florestas urbanas e saúde mental, entomologia médica e controle de zoonoses;
- Bioengenharia: criação de dispositivos e tecnologias para saúde humana e animal;
- Xenotransplantes: uso da engenharia genética para viabilizar transplantes entre espécies diferentes;
- Cannabis medicinal: controle de qualidade e análise laboratorial de produtos à base de cannabis para uso terapêutico.
Xenotransplantes: inovação e esperança para pacientes
Uma das frentes mais promissoras do Nutabes é a pesquisa em xenotransplantes — técnica que envolve a transferência de órgãos e tecidos entre espécies diferentes, como suínos geneticamente modificados e humanos. O objetivo é reduzir a carência de órgãos disponíveis para transplante no país.
O núcleo será responsável por criar suínos para ensaios pré-clínicos, realizar cirurgias experimentais e garantir altos padrões de biossegurança e bem-estar animal. No futuro, o projeto poderá viabilizar transplantes em humanos, posicionando o Brasil entre os países líderes em biotecnologia aplicada à saúde.
O projeto conta com parcerias estratégicas do Instituto do Coração (InCor/FMUSP), Instituto de Biociências da USP (IB/USP), EMS Farmacêutica, XenoBrasil e Instituto de Zootecnia (IZ/APTA), vinculado à Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.
Com o Nutabes, o IPT reforça seu papel como centro de excelência em pesquisa aplicada, conectando inovação tecnológica e impacto social.
Aviso legal
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, integral ou parcial, do conteúdo textual e das imagens deste site. Para mais informações sobre licenciamento de conteúdo, entre em contato conosco.
Últimas Notícias
As mais lidas
Ciência e Tecnologia
Paralisação completa do 3I/Atlas intriga cientistas e realinhamento aponta para novo comportamento
Registros confirmados por observatórios independentes em três continentes mostram desaceleração em microetapas, parada total e ajuste direcional incomum, ampliando questionamentos sobre a natureza do visitante interestelar
Ciência e Tecnologia
Nova anomalia no 3I/ATLAS levanta hipótese inédita de mecanismo artificial no espaço