Mundo • 09:47h • 20 de janeiro de 2026
IPVA 2026: vence nesta terça (20) pagamento com desconto ou 1ª parcela da placa final 7
O pagamento segue o final da placa do veículo e pode ser feito à vista, com desconto de 3%, ou parcelado em até 5 vezes, de acordo com o valor do imposto devido
Jornalista: Carolina Javera MTb 37.921 com informações de Agência SP | Foto: Arquivo Âncora1
Os proprietários de veículos com final de placa 7 têm até terça-feira (20) para pagar o IPVA 2026 em cota única, com desconto de 3%, ou quitar a primeira parcela do imposto no estado de São Paulo.
O valor pode ser consultado na rede bancária ou no site da Secretaria da Fazenda e Planejamento de São Paulo (Sefaz-SP), por meio do número do Renavam. O pagamento pode ser feito à vista, com desconto, ou parcelado em até cinco vezes, conforme o valor do imposto.
Para quem optar pelo parcelamento, os vencimentos ocorrem sempre no mesmo dia do mês. No caso da placa final 7, as datas são 20 de janeiro, fevereiro, março, abril e maio. Se o vencimento cair em feriado ou fim de semana, o pagamento poderá ser realizado no próximo dia útil.
O imposto pode ser pago pela rede bancária credenciada, com destaque para o Pix, que é a forma preferencial no estado, além das opções de internet banking, caixas eletrônicos, casas lotéricas e cartão de crédito nas empresas autorizadas.
Quem atrasar o pagamento está sujeito a multa diária de 0,33% e juros pela taxa Selic. Após 60 dias, a multa chega a 20% do valor devido, e o débito pode ser inscrito na Dívida Ativa, impedindo, entre outros pontos, a realização do licenciamento do veículo.
Aviso legal
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, integral ou parcial, do conteúdo textual e das imagens deste site. Para mais informações sobre licenciamento de conteúdo, entre em contato conosco.
Últimas Notícias
As mais lidas
Ciência e Tecnologia
Paralisação completa do 3I/Atlas intriga cientistas e realinhamento aponta para novo comportamento
Registros confirmados por observatórios independentes em três continentes mostram desaceleração em microetapas, parada total e ajuste direcional incomum, ampliando questionamentos sobre a natureza do visitante interestelar
Ciência e Tecnologia
3I/ATLAS surpreende e se aproxima da esfera de Hill de Júpiter com precisão inédita