• Feira do Rock na Concha Acústica de Assis é cancelada neste domingo
  • Saiba como acionar a rede de proteção do Governo de SP em casos de violência contra a mulher
  • 3I/Atlas desafia a ciência com reorganização térmica inédita e alinhamentos geométricos
Novidades e destaques Novidades e destaques

Cultura e Entretenimento • 14:31h • 07 de fevereiro de 2025

Já começou a Semana do Cinema: ingressos a R$ 10

Projeto é parceria da Agência Nacional do Cinema, ligada ao Ministério da Cultura, com a federação das empresas exibidoras. Para conhecer a programação, consulte os sites das redes de cinema

Da Redação com informações de Agência Gov | Foto: Agência Gov

A promoção contempla todas as sessões e horários, incluindo finais de semana, com exceção de pré-estreias e exibições especiais.
A promoção contempla todas as sessões e horários, incluindo finais de semana, com exceção de pré-estreias e exibições especiais.

Em sua sexta edição, a Semana do Cinema, realizada entre 6 e 12 de fevereiro de 2025, é um exemplo do movimento de apoio à indústria audiovisual, ao circuito exibidor e uma forma de estímulo a formação de novos e maiores públicos.

Durante o período, os ingressos serão vendidos por apenas R$ 10, permitindo que um público ainda maior possa frequentar as salas de cinema e prestigiar tanto produções nacionais quanto internacionais.

Segundo a secretária do Audiovisual (SAV) do Ministério da Cultura, Joelma Gonzaga, trata-se de um passo importante para democratizar o acesso à as salas de cinema e fortalecer a relação do público com o audiovisual brasileiro. “Estamos trabalhando para que iniciativas como essa aconteçam também no âmbito da esfera pública, para que tenhamos salas de cinemas cheias e grande oferta da produção nacional permanentemente”, afirma.

Além do preço acessível, a iniciativa fortalece a indústria audiovisual, além do acesso à cultura e ao entretenimento. A bacharela em direito, Keysse Dayane de Sousa, entusiasta do cinema, destaca a importância da iniciativa: “Reduzir o preço de ingressos é uma forma de democratizar o acesso à cultura e lazer. Conheço pessoas adultas que nunca foram ao cinema. É uma boa oportunidade para a família e amigos prestigiarem o cinema brasileiro. Eu irei com minha mãe assistir Luiz Melodia e tirarei um dia para levar minhas irmãs pequenas”, conta.

Lúcio Otoni, presidente da Federação Nacional das Empresas Exibidoras Cinematográficas (Feneec) fala sobre a expectativa do projeto. “Quando criamos a campanha, em 2022, sabíamos do potencial que ela tinha, mas levar mais de 15 milhões de pessoas aos cinemas em apenas cinco edições foi além das expectativas. Para a primeira edição de 2025, decidimos reduzir ainda mais o preço dos ingressos, incentivando a participação dos cinéfilos de todo o Brasil”, explica o presidente da Feneec.

A promoção contempla todas as sessões e horários, incluindo finais de semana, com exceção de pré-estreias e exibições especiais. A programação diversificada traz longas nacionais e internacionais para atender a diferentes perfis de público.

Para conferir a programação e adquirir ingressos promocionais, basta acessar os sites das redes exibidoras ou o portal do cinema de sua preferência.

Cinema brasileiro em alta

Com o sucesso de produções brasileiras e investimentos por meio de políticas culturais de fomento, o cinema brasileiro vive um momento de expansão e democratização de seu acesso. O crescimento de salas de cinema no Brasil, alcançando o maior patamar da série histórica e reafirmando a trajetória de crescimento e atualização tecnológica no país, é outro marco da história recente do país. De acordo com o gráfico do Painel de Complexos e Salas de Exibição do Observatório Brasileiro do Cinema e do Audiovisual (OCA), em 2024, atualmente são 3.481 cinemas em funcionamento em todos os 26 estados do país e no Distrito Federal. O maior número já registrado na série histórica.

O impacto dessas ações reflete diretamente no público das produções nacionais. Em 2024, o número de espectadores de filmes brasileiros dobrou, consolidando a valorização da identidade cultural e o interesse por histórias locais.

Entre os destaques, o longa Ainda Estou Aqui, estrelado por Fernanda Torres, ganhou reconhecimento internacional, ampliando a visibilidade após vencer o Globo de Ouro e receber três indicações ao Oscar, nas categorias melhor atriz, melhor filme estrangeiro e melhor filme.

Segundo o Painel Indicadores do Mercado de Exibição da Agência Nacional de Cinema (Ancine), o longa-metragem liderou as bilheterias dos cinemas brasileiros com mais de 2,9 milhões de espectadores.

Últimas Notícias

Descrição da imagem

Variedades • 16:53h • 07 de dezembro de 2025

Chegada do verão intensifica danos aos cabelos e exige cuidados redobrados, alerta dermatologista

Sol, mar e piscina aumentam o risco de ressecamento, quebra, desbotamento e inflamações no couro cabeludo

Descrição da imagem

Mundo • 16:16h • 07 de dezembro de 2025

Fake news: novas regras de reabilitação do INSS não obrigam aposentadoria por incapacidade

Portaria apenas atualiza procedimentos e mantém a reabilitação como etapa obrigatória sempre que houver possibilidade de retorno ao trabalho em outra função

Descrição da imagem

Gastronomia & Turismo • 15:43h • 07 de dezembro de 2025

SP reforça segurança dos banhistas no litoral com mais guarda-vidas e bombeiros

Operação intensifica ações de prevenção, salvamento e monitoramento entre dezembro e março, período de maior movimento nas praias

Descrição da imagem

Cidades • 15:16h • 07 de dezembro de 2025

Quatá realiza sorteio dos prêmios do IPTU 2025 no dia 22 de dezembro

Contribuintes devem depositar os cupons até as 9h45 na Prefeitura Municipal

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento • 14:28h • 07 de dezembro de 2025

Plataformas estrangeiras avançam no streaming, segundo Ancine

Panorama VOD 2025 aponta baixa circulação de obras nacionais e reforça necessidade de marco regulatório para ampliar visibilidade, diversidade e competitividade do audiovisual brasileiro

Descrição da imagem

Responsabilidade Social • 14:01h • 07 de dezembro de 2025

Eliminação dos combustíveis fósseis é questão de tempo, afirma coordenadora científica da COP-30

Cientista Thelma Krug destaca avanços da conferência do clima durante palestra no Congresso de Iniciação Científica da Unesp

Descrição da imagem

Mundo • 13:36h • 07 de dezembro de 2025

SP se prepara para verão mais quente, chuvas irregulares e moderniza sistema de alertas

Painel de inteligência SP Sempre Alerta aprimora o monitoramento climático para a Operação Chuvas

Descrição da imagem

Educação • 13:09h • 07 de dezembro de 2025

Educação online deve passar por transformação profunda até 2030

Inteligência artificial, experiências imersivas e certificações digitais devem redesenhar o ensino superior nos próximos anos

As mais lidas

Ciência e Tecnologia

Paralisação completa do 3I/Atlas intriga cientistas e realinhamento aponta para novo comportamento

Registros confirmados por observatórios independentes em três continentes mostram desaceleração em microetapas, parada total e ajuste direcional incomum, ampliando questionamentos sobre a natureza do visitante interestelar

Descrição da imagem

Ciência e Tecnologia

Como se preparar para o primeiro apagão cibernético de 2025